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6 Sistemas Empresariais Sistemas de Apoio Empresariais Sistemas Colaborativos Sistemas de Processamento de Transação Aplicativos Empresariais.

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Apresentação em tema: "6 Sistemas Empresariais Sistemas de Apoio Empresariais Sistemas Colaborativos Sistemas de Processamento de Transação Aplicativos Empresariais."— Transcrição da apresentação:

1 6 Sistemas Empresariais Sistemas de Apoio Empresariais Sistemas Colaborativos Sistemas de Processamento de Transação Aplicativos Empresariais

2 6 Sistemas Empresariais Conhecer conceitos sobre Colaboração Empresarial. Identificar exemplos de Sistemas de Processamento de Transação (SPT) Objetivos do Capítulo Estudar aplicações dos seguintes aplicativos integrados de gestão: - Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) - Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) - Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM)

3 6 Sistemas Empresariais Ferramentas para a Colaboração Empresarial A meta dos sistemas colaborativos é possibilitar que as pessoas e equipes trabalhem em conjunto de forma fácil e eficaz, independente de espaço e tempo, ajudando-as a: Comunicar- compartilhar informações com outros Coordenar- coordenar esforços de trabalho individual e utilização compartilhada de recursos Colaborar- trabalhar cooperativamente em projetos e tarefas comuns

4 6 Sistemas Empresariais Ferramentas para a Colaboração Empresarial Sistema de Colaboração Empresarial Ferramentas de Comunicações Eletrônicas Ferramentas de Comunicações Eletrônicas Ferramentas para Conferência Eletrônica Ferramentas para Conferência Eletrônica Ferramentas de Controle do Trabalho Colaborativo Ferramentas de Controle do Trabalho Colaborativo E-Mail Correio de voz Fax Publicação na Rede Telefone na Internet, page etc. Conferência por dados Conferência de voz Videoconferência Fóruns de discussão Reuniões eletrônicas Agendamento Controle de tarefas e projetos Sistemas de fluxo de trabalho Gerenciamento do conhecimento Compartilhamento de Documentos

5 6 Sistemas Empresariais Sistemas de Processamento de Transações Os SPT são sistemas que servem o nível operacional da organização, monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa. Seu principal objetivo é responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações na organização. Os SPT capacitam as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Esses sistemas são importantes fornecedores de dados também para os níveis mais elevados da empresa.

6 6 Sistemas Empresariais Sistemas de Processamento de Transações ALGUNS EXEMPLOS DE SPT Processamento de Pedidos Controle de Estoque Contas a Receber e Contas a Pagar Folha de Pagamento Controle de Ponto de Funcionários Livro-razão Cadastro de Colaboradores Controle da Produção

7 6 Sistemas Empresariais Sistemas de Processamento de Transações CARACTERÍSTICAS DOS SPT Entrada e alimentação de dados Processamento e armazenamento Geração de documentos Grande quantidade de dados de entrada e de saída Necessidade de processamento eficiente (on-line ou batch) Alto grau de repetição no processamento Computação simples Grande necessidade de armazenamento Necessidade de auditoria Problemas relacionados com segurança

8 6 Sistemas Empresariais Sistemas de Processamento de Transações ATIVIDADES DOS SPT Coleta de dados: pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados Edição de dados: validação e integridade Correção de dados: erros diversos Manipulação dos dados: cálculos, classificação, disposição... Armazenamento: guarda dos dados em um ou mais bancos de dados Produção de documentos: podem ser impressos ou exibidos na tela do computador

9 6 Sistemas Empresariais Sistemas de Processamento de Transações Manutenção de Bancos de Dados Processamento de Transação Lotes Online/ Tempo Real Processamento de Transação Lotes Online/ Tempo Real Entrada de Dados Geração de Documentos e Relatórios Processa- mento de Consultas 12 3 4 5

10 6 Sistemas Empresariais A Arquitetura de Aplicações de e-Business

11 6 Sistemas Empresariais Planejamento de Recursos Empresariais Enterprise Resource Planning ERP é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar os processos de negócios que devem ser realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa. O ERP fornece rapidamente informação vital sobre o desempenho da empresa para que os gerentes melhorem sua capacidade para tomar as melhores decisões pela empresa em todas as suas atividades.

12 6 Sistemas Empresariais Planejamento de Recursos Empresariais Vendas Distribuição, Controle de Pedidos Contabilidade e Finanças Planejamento da Produção Recursos Humanos Logística Integrada Cliente / Funcionário

13 6 Sistemas Empresariais Administração do Relacionamento com o Cliente Customer Relationship Management O CRM é descrito como uma aplicação interfuncional de e-business que integra e automatiza os processos de atendimento ao cliente, marketing direto, contabilidade e gerenciamento de pedidos e suporte ao cliente. Os sistemas de CRM consistem numa família de módulos de software que executam as atividades empresariais envolvidas nos procedimentos de contato com o público. O software de CRM fornece as ferramentas que permitem que uma empresa e seus funcionários prestem um serviço acessível, seguro e uniforme a seus clientes.

14 6 Sistemas Empresariais Administração do Relacionamento com o Cliente Vendas vendas cruzadas crescimento das vendas televendas Atendimento de campo e de frente de loja Marketing e Satisfação Apoio e atendimento ao cliente Programas de fidelidade e retenção Cliente Administração de Contato

15 6 Sistemas Empresariais Administração do Relacionamento com o Cliente Vantagens do gerenciamento do relacionamento com o cliente : O CRM permite que uma empresa identifique e escolha seus melhores clientes — os mais lucrativos para a empresa — para poder mantê-los como clientes duradouros de serviços maiores e mais lucrativos. O CRM possibilita personalização em tempo real de produtos e serviços com base em desejos, necessidades, hábitos de compra e etapas de desenvolvimento do cliente. O CRM possibilita que uma companhia desenvolva uma relação consistente com o cliente, além de serviço e suporte superiores em todos os contatos que o cliente tenha com ela.

16 6 Sistemas Empresariais Administração do Relacionamento com o Cliente Pesquisas Custa seis vezes mais vender a um novo cliente que a um cliente antigo. Normalmente, um cliente insatisfeito com a empresa contará sua má experiência para oito a dez pessoas. Uma companhia pode aumentar seus lucros em 85% aumentando sua retenção anual de clientes em apenas 5%. As chances de vender um produto a um novo cliente são de 15%, enquanto as chances de vender a um cliente existente são de 50%. 70% dos clientes insatisfeitos farão novamente negócios com a empresa, caso ela corrija seu erro rapidamente.

17 6 Sistemas Empresariais Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management As companhias estão reestruturando os processos de sua cadeia de suprimentos, apoiadas em tecnologias da Internet e em software de gerenciamento da cadeia de suprimentos. O objetivos do gerenciamento da cadeia de suprimentos são: Dar ao cliente o que ele deseja Dar ao cliente o que ele desejar e onde ele desejar Dar aos clientes o que eles desejam, onde desejam e pelo menor custo possível.

18 6 Sistemas Empresariais Administração da Cadeia de Suprimentos Progra- mação Fabri- cação Entrega Planejamento do transporte Planejamento da demanda Planejamento da demanda Contrato de encomenda Contrato de encomenda Programação futura Programação futura Planejamento da produção Planejamento da produção Planejamento da distribuição Planejamento da distribuição Administração Interconectada da Cadeia de Suprimentos Administração Interconectada da Cadeia de Suprimentos Ciclo da cadeia de Suprimentos Processos Operacionais de SCM Solução Integrada de SCM Enco- menda

19 6 Sistemas Empresariais Administração da Cadeia de Suprimentos A META DO SCM É: Reduzir custos Aumentar a eficiência Ampliar os lucros Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de suprimentos Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores Desenvolver serviços de valor adicionado que dão a uma companhia uma vantagem competitiva.

20 6 Sistemas Empresariais Resumo do Capítulo (cont.) A meta dos sistemas colaborativos é possibilitar que as pessoas e equipes trabalhem em conjunto de forma fácil e eficaz, independente de espaço e tempo. Um sistema de processamento de transações (SPT) é um sistema de informação que processa dados que resultam da realização de transações comerciais cotidianas. Os sistemas integrados de gestão dos recursos da empresa (ERP, CRM e SCM), formam a espinha dorsal do tratamento da informação, no nível operacional e de controle, atuando em áreas diversas da organização.


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