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Sistemas de Informações em Recursos Humanos

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informações em Recursos Humanos"— Transcrição da apresentação:

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2 Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Professor: Marco Machado 2º Semestre – 2011 Aula 09 – Conquistando excelência operacional e intimidade com o cliente: aplicativos integrados

3 Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas Integrados O que são sistemas integrados? Baseiam-se em módulos de software integrados e em um banco de dados central comum Como os sistemas integrados funcionam? Melhores práticas Valor empresarial dos sistemas integrados Aumentam a eficiência operacional Dão suporte à tomada de decisão e respostas rápidas às demandas do consumidor Incluem ferramentas analíticas para avaliar o desempenho geral

4 Sistemas de Informações Gerenciais
Como Funcionam os Sistemas Integrados Os sistemas integrados apresentam um conjunto de módulos de software integrados e um banco de dados central; este permite que os dados sejam compartilhados pelos diferentes processos de negócios e áreas funcionais de toda a empresa.

5 A Arquitetura de Sistemas Integrados

6 Planejamento de Recursos Empresariais - ERP
ERP é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar os processos de negócios que devem ser realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa. O ERP fornece rapidamente informação vital sobre o desempenho da empresa para que os gerentes melhorem sua capacidade para tomar as melhores decisões pela empresa em todas as suas atividades.

7 Planejamento de Recursos Empresariais - ERP
Logística Integrada Planejamento da Produção Vendas Distribuição, Controle de Pedidos Cliente / Funcionário Contabilidade e Finanças Recursos Humanos

8 Administração da Cadeia de Suprimentos
As companhias estão reestruturando os processos de sua cadeia de suprimentos, apoiadas em tecnologias da Internet e em software de gerenciamento da cadeia de suprimentos. O objetivos do gerenciamento da cadeia de suprimentos são: Dar ao cliente o que ele deseja Dar ao cliente o que ele desejar e onde ele desejar Dar aos clientes o que eles desejam, onde desejam e pelo menor custo possível.

9 Planejamento do transporte Administração Interconectada da
Administração da Cadeia de Suprimentos Ciclo da cadeia de Suprimentos Progra- mação Fabri-cação Enco- menda Entrega Contrato de encomenda Planejamento da demanda Planejamento da produção Processos Operacionais de SCM Programação futura Planejamento da distribuição Planejamento do transporte Solução Integrada de SCM Administração Interconectada da Cadeia de Suprimentos 9

10 Administração da Cadeia de Suprimentos
A META DO SCM É: Reduzir custos Aumentar a eficiência Ampliar os lucros Melhorar os tempos de ciclos da cadeia de suprimentos Melhorar o desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores Desenvolver serviços de valor adicionado que dão a uma companhia uma vantagem competitiva.

11 Sistemas de Informações Gerenciais
Aplicações de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Visibilidade da informação Sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos Planejamento da demanda Sistemas de execução da cadeia de suprimentos

12 Sistemas de Informações Gerenciais
Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente Conhecer o cliente Pontos de contato Visão empresarial única dos clientes Dados e ferramentas analíticas respondem a questões importantes sobre os clientes

13 Gerenciamento das Relações com o Cliente (CRM)
Programas de fidelidade e retenção Marketing e Satisfação Vendas vendas cruzadas crescimento das vendas televendas Cliente Atendimento de campo e de frente de loja Apoio e atendimento ao cliente Administração de Contato

14 Vantagens do gerenciamento do relacionamento com o cliente
Administração do Relacionamento com o Cliente Vantagens do gerenciamento do relacionamento com o cliente O CRM permite que uma empresa identifique e escolha seus melhores clientes — os mais lucrativos para a empresa — para poder mantê-los como clientes duradouros de serviços maiores e mais lucrativos. O CRM possibilita personalização em tempo real de produtos e serviços com base em desejos, necessidades, hábitos de compra e etapas de desenvolvimento do cliente. O CRM possibilita que uma companhia desenvolva uma relação consistente com o cliente, além de serviço e suporte superiores em todos os contatos que o cliente tenha com ela.

15 Administração do Relacionamento com o Cliente
Pesquisas Custa seis vezes mais vender a um novo cliente que a um cliente antigo. Normalmente, um cliente insatisfeito com a empresa contará sua má experiência para oito a dez pessoas. Uma companhia pode aumentar seus lucros em 85% aumentando sua retenção anual de clientes em apenas 5%. As chances de vender um produto a um novo cliente são de 15%, enquanto as chances de vender a um cliente existente são de 50%. 70% dos clientes insatisfeitos farão novamente negócios com a empresa, caso ela corrija seu erro rapidamente.

16 Sistemas de Informações Gerenciais
CRM Analítico e Operacional Operacional: aplicações voltadas ao cliente, tais como ferramentas para automação da força de vendas, apoio ao atendimento e ao call center e automação do marketing. Analítico: aplicações que analisam os dados do cliente gerados pelas aplicações CRM operacionais Baseado em data warehouses que consolidam os dados dos sistemas CRM operacionais e dos pontos de contato com o cliente Valor do cliente ao longo do tempo (CLTV)

17 Sistemas de Processamento de Transações
Os SPT são sistemas que servem o nível operacional da organização, monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa. Seu principal objetivo é responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações na organização. Os SPT capacitam as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Esses sistemas são importantes fornecedores de dados para o nível operacional da empresa e também para os níveis mais elevados da empresa.

18 Processamento de Pedidos Controle de Estoque Contas a Receber
Sistemas de Processamento de Transações EXEMPLOS DE SPT Processamento de Pedidos Controle de Estoque Contas a Receber Contas a Pagar Folha de Pagamento Controle de Ponto de Funcionários Livro-razão 18

19 CARACTERÍSTICAS DOS SPT
Sistemas de Processamento de Transações CARACTERÍSTICAS DOS SPT Entrada e alimentação de dados Processamento e armazenamento Geração de documentos Grande quantidade de dados de entrada e de saída Necessidade de processamento eficiente (on-line ou batch) Alto grau de repetição no processamento Computação simples Grande necessidade de armazenamento Necessidade de auditoria Problemas relacionados com segurança 19

20 Sistemas de Processamento de Transações
ATIVIDADES DOS SPT Coleta de dados: pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados Edição de dados: validação e integridade Correção de dados: erros diversos Manipulação dos dados: cálculos, classificação, disposição... Armazenamento: guarda dos dados em um ou mais bancos de dados Produção de documentos: podem ser impressos ou exibidos na tela do computador 20

21 Sistemas de Processamento de Transações
Manutenção de Bancos de Dados Processamento de Transação Lotes Online/ Tempo Real Entrada Geração de Documentos e Relatórios Processa- mento de Consultas 1 2 3 4 5 21

22 Ferramentas para a Colaboração Empresarial
A meta dos sistemas colaborativos é possibilitar que as pessoas trabalhem em conjunto de forma fácil e eficaz, ajudando-as a: Comunicar - compartilhar informações com outros Coordenar - coordenar esforços de trabalho individual e utilização compartilhada de recursos Colaborar - trabalhar cooperativamente em projetos e tarefas comuns 22

23 Ferramentas para a Colaboração Empresarial
Sistema de Colaboração Empresarial Ferramentas de Comunicações Eletrônicas Ferramentas para Conferência Eletrônica Ferramentas de Controle do Trabalho Colaborativo Agendamento Controle de tarefas e projetos Sistemas de fluxo de trabalho Gerenciamento do conhecimento Compartilhamento de Documentos Conferência por dados Conferência de voz Videoconferência Fóruns de discussão Reuniões eletrônicas Correio de voz Fax Publicação na Rede Telefone na Internet, page etc. 23

24 Sistemas de Informação Gerencial
Sistemas de Informação Gerenciais Marketing Produção / Operações Administração de Recursos Humanos Sistemas de Informação Gerencial Contabilidade Finanças 24

25 Sistemas de Informação Gerenciais
Conjunto integrado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos que suprem os gerentes e os tomadores de decisão com informações para ajudá-los a alcançar as metas da organização, gerando relatórios diversos. Ele gera produtos de informação que apóiam muitas das necessidades cotidianas de tomada de decisão de gerentes de empresas. Relatórios, telas e respostas produzidas por esses SI fornecem informações que os gerentes especificaram de antemão para o adequado atendimento de suas necessidades de informação. 25

26 Características de um SIG
Sistemas de Informação Gerenciais Características de um SIG Geram relatórios com formatos fixos e padronizados Produzem relatórios impressos e em tela Usam dados internos armazenados em computador Permitem que usuários finais façam seus próprios relatórios personalizados Requerem pedidos formais dos usuários 26

27 Benefícios do SIG para as empresas
Sistemas de Informação Gerenciais Benefícios do SIG para as empresas 1. Redução de custos nas operações. 2. Melhoria no acesso às informações com relatórios precisos e rápidos, com menor esforço. 3. Melhoria na produtividade e nos serviços realizados e oferecidos. 4. Melhoria na tomada de decisões, com fornecimento de informações mais rápidas e precisas. 5. Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão. 6. Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões. 7. Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações. 8. Redução do grau de centralização de decisões na empresa e, 9.Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos 27

28 Sistemas de Informação de Marketing
Interativo Automação da Força de Vendas Administração do relacionamento com o cliente Pesquisa e Previsão do Mercado Propaganda e Promoção de Produto Sistemas de Informação de Marketing 28

29 Marketing Direcionado
Comportamento Online Comunidade Contexto Aspectos Demográficos e Psicológicos Conteúdo 29

30 Sistema de Informação de Manufatura (Industrial)
Sistemas de Engenharia CAD CAE Planejamento de Processos Assistido por Computador Sistemas de Execução Industrial Chão-de-fábrica Programação Controle: de Máquinas Robótico Manufatura Integrada por Computador de Recursos Industriais Previsão da Produção Controle de Qualidade Funcionário Distante Fornecedor Extranet Intranet 30

31 Administração de Recursos Humanos
Contratação de Pessoal Treinamento e Desenvolvimento Administração Salarial Planejamento da força de trabalho Localização da Planejamento de sucessão de avaliação de desempenho Apropriação de custos de contratos Previsão salarial Sistemas Estratégicos Análise do custo da mão-de-obra Análise da rotatividade Eficácia do treinamento Compatibilização de carreiras Eqüidade de remuneração Análise de benefícios Sistemas Táticos Avaliação de qualificações Avaliações de desempenho Controle da folha de pagamentos Administração de benefícios Recrutamento Planejamento da força de trabalho Sistemas Operacionais 31

32 Sistemas de Informação Contábil
32

33 Sistemas de Informação Financeira
Administração de Caixa Administração de Investimentos Planejamento Financeiro Orçamentos de Capital 33

34 Aplicações Integradas: novas oportunidades e desafios
Mudanças tecnológicas Mudanças nos processos de negócio Mudanças organizacionais Custos de mudança Gerenciamento de dados

35 Resumo Um sistema de processamento de transações (SPT) é um sistema de informação que processa dados que resultam da realização de transações comerciais cotidianas. Os sistemas de Informações gerenciais (SIG) tradicionais apóiam funções empresariais específicas tais como marketing, contabilidade, finanças, produção / operações, e administração de recursos humanos. Os sistemas de informação de marketing apóiam processos tradicionais e de e-commerce e a administração da função de marketing. 35

36 Resumo Os sistemas de manufatura ou industrial ajudam uma empresa a simplificar, automatizar e integrar muitas das atividades necessárias para a rápida produção de produtos de alta qualidade que atendam à demanda dos clientes. Os sistemas de recursos humanos apóiam a administração de RH da organização. Devido à Internet não ser uma rede segura, medidas especiais de segurança devem ser tomadas para proteger as informações sensíveis. 36


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