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Sistemas de Informação
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Principais funcionalidades de um SI
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Nível de Detalhamento do SI
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Sistema de processamento de transação (SPT)
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Sistemas Gerenciais Sistemas de informações gerenciais (SIG)
Sistema de apoio à decisão(SAD)
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SIG Operações básicas (transações operacionais) da empresa.
Os dados de transações básicas, arquivados pelos SPT, são agrupados (ou sintetizados) e apresentados num formato preestabelecido.
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SIG Dão suporte a decisões estruturadas nos níveis operacional e de controle gerencial; também são úteis à alta administração. Geralmente são orientados para relatórios e controle; são projetados para relatar as operações existentes e, então, ajudar a cuidar do controle das operações diárias.
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SIG Baseiam-se em dados corporativos existentes e fluxos de dados.
Têm pouca capacidade analítica. Geralmente ajudam na tomada de decisão usando dados passados e presentes. São relativamente inflexíveis.
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SAD Os SAD fornecem suporte computacional interativo durante o processo de tomada de decisão. Os usuários podem trocar suposições, fazer novas perguntas e incluir novos dados.
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SAD
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Principais tipos de Sistemas de acordo com Laudon que atendem a diferentes níveis de organizacionais: Sistemas de Processamento de Transações (SPT); Sistemas de Trabalho do Conhecimento (STC); Sistemas de Automação de Escritório (SAE); Sistemas de Informações Gerenciais (SIG); Sistemas de Suporte a Decisão (SSD); Sistemas de Suporte Executivo (SSE);
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Sistemas de Processamento de Transações (SPT)
Atendem às equipes operacionais e supervisores, sendo que as tarefas, os procedimentos e as metas são predefinidos e muito estruturados. Exemplo: Pedidos de vendas, expedição de produtos, reservas de passagens e hotéis, folha de pagamento, etc
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Características de um Sistema de Processamento de Transação
Cada transação do SPT requer: Entrada e alimentação de dados Processamento e armazenamento Geração de documentos e relatórios Exemplos: Controle de estoque; Logística; Financeiro; Vendas
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Sistema de Processamento de Transação
Esses sistemas são importantes fornecedores de dados para o nível operacional da empresa e também para os níveis mais elevados da empresa.
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Sistemas de Trabalho do Conhecimento (STC)
Fornecem subsídios aos trabalhadores do conhecimento que segundo a concepção dos autores, são profissionais com formação acadêmica, tais como engenheiros, advogados, arquitetos, etc. São sistemas que são utilizados pelas equipes técnicas, envolvidas em projetos, ou profissionais liberais a serviço de empresas.
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Características: • Mantém a organização atualizada quanto ao conhecimento desenvolvido no mundo externo; • Atuam como agente de mudança; • Servem de consultores internos para organização; • Precisam de ferramentas de última geração; •Custam caro; •Geralmente são pessoas com educação universitária formal; •Altamente especializadas; Fonte:
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Exemplos: A sua equipe criou uma aplicação VRML, que permite aos usuários acessar dados tridimensionais pela internet com navegadores Web da Netscape. Engenheiros podem examinar modelos tridimensionais como se fossem reais, observando objetos à altura dos olhos .
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Exemplos AutoCad Solid Works
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Sistemas de Automação de Escritório (SAE)
São sistemas utilizados especialmente pelos trabalhadores de dados, que atuam mais como processamento de dados e menos com informações. São destinados para serem utilizados em escritórios e pessoal administrativo.
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As quatro funções que integram um sistema de SAE são:
Gerência de Atividades Básicas: Agenda Eletrônica; Lembrete Eletrônico; Gerência de Recursos (salas de reuniões, equipamentos, etc.); Caixa de Entrada. Preparação de Arquivos e Recuperação de Documentos: Processamento de Texto; Arquivamento / Recuperação de Documentos; Pesquisa de Documentos. Apoio a Decisão: Computação Pessoal; Análise de Dados; Elaboração de Gráficos; Consulta de Banco de Dados. Comunicação: Correio Eletrônico; Correio de Voz; Teleconferência; Videoconferência.
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Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
Sistemas utilizados pelos gerentes de nível médio, os SIGs subsidiam o planejamento e o controle Tendo como usuários os gerentes preocupados com questões menos imediatas. Os SIGs são voltados para as questões internas da empresa. Possibilitando a tomada de decisões Sistemas de Informações Gerenciais (SIG)
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Sistemas de Suporte a Decisão (SSD)
São sistemas também utilizados pelos gerentes, facilitando a sua tomada de decisão semi estruturada. Têm mais poder analítico do que outros sistemas em uso na empresa, trabalhando também com dados externos. Em determinados sistemas pode efetuar simulações e interações, buscando as melhores alternativas para determinado problema. Ex.: sistema de definição de rotas em logística
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Sistemas de Suporte Executivo (SSE)
Dão suporte ao alto escalão da empresa, onde as decisões estratégicas são tomadas. Geralmente os SSEs geram gráficos a partir do processamento e filtragem de dados oriundos de fontes diversas. Como exemplo, podem ser apresentadas as informações sobre competitividade de concorrentes, evolução dos preços de suas ações, projeção do consumo e oferta de energia para os próximos anos.
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Exercício 1-) Analisando a empresa que você trabalha, identifique os diferentes tipos de sistemas de acordo com a classificação de Laudon. 2-) Faça uma pesquisa na Internet de pelo menos dois software de cada tipo analisado.
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Tipos de Sistemas mais conhecidos no Mercados
Sistemas MRP (Material Requirement Planning) Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) Sistemas CRM (Customer Relationship Mananger) Sistemas Operacionais
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Sistema MRP Material Requirement Planning
Surgiu na década de 70 com a disseminação da informática e a expansão econômica. São sistemas responsáveis pelo controle dos processos de produção. Somente na década de 80, que o sistema evoluiu e passou a controlar a mão de obra e os maquinários (esses sistemas ficou conhecido como MRP II)
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Sistemas ERP Entreprise Resource Planning
Sistemas que interligam todas as áreas da empresa Possibilita a automação e o armazenamento de todas as informações do negócios Sistemas conhecidos no mercado SAP, TOTVS
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Exercícios: Ler: o conteúdo do seguinte link
Responder as seguintes questões: 1-) Qual a vantagens de um empresa perante ao seu concorrente ao implantar um ERP. 2-) Analise o Retorno de Investimento 3-) Faça uma relação das vantagens e desvantagens ao implementar um ERP
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Sistemas CRM Sistemas CRM (Customer Relationship Mananger)
É uma ferramenta estratégica de negócio que busca conhecer melhor o cliente, a fim de antecipar as suas necessidades
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Sistemas Operacionais
São Sistemas que serve como base para que outros sistemas sejam instalados no computador. São responsável pela interação do software com o Hardware Os sistemas mais conhecidos são o Windows e o Linux
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Exercício Faça um levantamento das dificuldades de implantar um sistema ERP ou CRM na empresa e como o administrador deve intervir para que a implantação ocorra com sucesso. Leia o artigo no seguinte endereço eletrônico:
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