A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CONDIÇÃO HUMANA Lição 3 para 23 de outubro de 2017.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CONDIÇÃO HUMANA Lição 3 para 23 de outubro de 2017."— Transcrição da apresentação:

1 A CONDIÇÃO HUMANA Lição 3 para 23 de outubro de 2017

2 TODOS SOMOS PECADORES “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Romanos, 3: NVI) Não somente somos pecadores, mas também somos incapazes de eleger o bem. O Espírito Santo é o único que pode criar em nós: O convencimento de que somos pecadores. O abandono do orgulho próprio. O desejo de ir a Jesus para obter perdão. Uma mudança de vida. PECADOR “porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos, 3: NVI)

3 O HOMEM QUE NÃO CRÊ: Romanos, 1: 22-27
“Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro” SÉCULO I Imagens de santos, talismãs de animais. Endeusamento do próprio eu, de estrelas do esporte, de modelos, de atores, ... Homossexualidade generalizada. AIDS e enfermidades de transmissão sexual. SÉCULO XXI

4 SÉCULO I SÉCULO XXI O HOMEM QUE NÃO CRÊ: Romanos, 1: 28-31
“E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia” SÉCULO I Não refletem estas palavras de Paulo o mesmo que lemos a cada dia nos jornais ou escutamos nos telejornais? SÉCULO XXI Desde que entrou o pecado, o homem se corrompeu e perdeu de vista a Deus. A solução para cada uma das pessoas é aceitar a Jesus como seu Salvador.

5 O HOMEM CRENTE O crente se gloria de não ser como os “pagãos” e os julga. Mas, acaso não peca o crente como o incrédulo? “Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?” (Romanos, 2: 1-3)

6 O HOMEM CRENTE Deus também julga ao crente e exige dele mais que do não crente, porque lhe deu mais conhecimento da verdade que aquele. “Eis que tu que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; E sabes a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído por lei; E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, Instrutor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei; Tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós” (Romanos, 2: 17-24) A única solução para o crente é entregar-se a Deus cada momento de sua vida.

7 Tanto o crente como o não crente, homem ou mulher, rico ou pobre (sua condição é a mesma); todos somos pecadores estamos condenados. Se não fora pela graça de Cristo, não havia esperança para nenhum de nós.

8 A SOLUÇÃO DE DEUS PARA O PECADOR
A justiça de Deus implica que todo o que tenha fé no Evangelho (a morte de Jesus na cruz) obterá a salvação. “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé” (Romanos, 1: 16-17) Quando creio na morte de Jesus pela fé, esta fé me leva a confiar cada vez mais em Deus. Através da fé temos vida e somos declarados justos.

9 O PECADOR NO ARREPENDIDO
A forma em que o pecador pode aferrar-se a salvação que Deus proveu (a morte de Jesus) é a fé que leva ao arrependimento e a uma mudança de vida. “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” (Romanos, 2: 4 NVI) O PECADOR ARREPENDIDO “A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção...mas glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego” (Romanos, 2:7, 10 NVI) O PECADOR NO ARREPENDIDO “Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade. Tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal; primeiramente do judeu e também do grego” (Romanos, 2: 8-9 NVI)

10 “O Senhor estima como de supremo valor a santidade de Seu povo, e permite que sobrevenham reveses a indivíduos, famílias e igrejas, para que vejam o perigo em que se encontram, e humilhem o coração diante dEle em arrependimento. Tratará com bondade os Seus desviados. Ele lhes falará de perdão, e os vestirá com as vestes da justiça de Cristo. Ele os honrará com Sua presença. Neste dia, o grande dia da expiação, é nosso dever confessar nossos pecados e reconhecer a misericórdia e o amor de Deus em perdoar-nos as transgressões. Demos graças ao Senhor pelas advertências que nos tem dado a fim de salvar-nos de nossos caminhos perversos. Testifiquemos de Sua bondade manifestando uma transformação em nossa vida” E.G.W. (Filhos e Filhas de Deus, pg. 260)


Carregar ppt "A CONDIÇÃO HUMANA Lição 3 para 23 de outubro de 2017."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google