A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ"— Transcrição da apresentação:

1 JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ
Lição 4 para 28 de outubro de 2017

2 “Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Romanos 3:19-20

3 O QUE É A LEI? PARA QUE SERVE A LEI?
A lei é a Toráh (especialmente o Pentateuco e, por extensão, todo o Antigo Testamento). PARA QUE SERVE A LEI? Revela ao homem o pecado e sua culpa diante de Deus. Não pode, de nenhuma forma, eliminar a culpa nem fazer-nos justos à vista de Deus. Aponta o caminho para obter o perdão (por exemplo: o sistema de ritos do santuário). Mostra o carácter de Deus.

4 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”
“Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Romanos 3:21-23

5 A lei nos ensina que todos somos pecadores e estamos destituídos da glória de Deus.
Além disso, no Antigo Testamento Deus já havia manifestado a forma que Ele iria nos salvar. Não obstante, enquanto Jesus não veio não pudemos compreender plenamente esta salvação. Embora todos sejamos pecadores, todos podemos ser salvos por meio da fé em Jesus.

6 Só os justos, os que obedecem perfeitamente a lei, podem ser aceitos pela justiça de Deus
Nenhum de nós somos justos, nem podemos chegar a sê-lo REJEITADO: O pecador não cumpre a justiça exigida por Deus (obediência à lei) O pecador se apresenta ante Deus con sua própria “justiça” Jesus se apresenta ante Deus com sua justiça O pecador aceita pela fé a Jesus PECADOR DEUS JESUS ACEITO: A justiça de Jesus é aceita em lugar da do pecador Jesus viveu uma vida justa. Esta vida justa é aceita por Deus. Quando o pecador aceita pela fé o sacrifício de Jesus, Deus aceita a vida justa de Jesus em lugar da do pecador, e este é declarado justo.

7 “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”
Romanos 3:24 Somos justificados quando somos declarados justos por Deus. O meio que Deus elaborou para declarar- nos justos é a redenção através da morte de Jesus. Esta declaração de justiça não tem nada que ver com algo que nós possamos fazer; não a merecemos. Nos é dada só pela graça, como um favor por parte de Deus.

8 “Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.” Romanos 3:25-27

9 PROPICIAÇÃO O propiciatório (a tampa da arca) se interpunha entre a manifestação de Deus entre os querubins e a lei. Assim, Jesus se interpõe entre o pecador e Deus para que se cumpra a justiça divina e o pecador seja aceito por sua fé em Jesus. Deus é justo e esta é a única solução para cumprir a justiça divina que demanda a lei e, mais, aceitar ao pecador.

10 “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”
Romanos 3:28 As obras não tem nada que ver com a justificação, porque nada podemos fazer para ser justificados. A justificação se recebe só pela fé no sacrifício expiatório de Cristo. A justificação pela fé nos exime de guardar a lei? De nenhuma maneira, porque quem foi perdoado, como seguirá pecando (porque o pecado é transgressão da lei)?

11 EXEMPLO PRÁTICO A lei de trânsito diz que, quando um semáforo está no vermelho, os veículos devem parar. Se tu cruzar no vermelho e colidir com outro carro, além de ter que pagar pelos danos terá que pagar também uma multa por transgredir a lei de trânsito. Então escreves uma carta ao Detran reconhecendo o teu erro e pedindo que seja perdoada a multa. Passado o tempo, não recebes a multa. Então descobre que alguém destruiu a tua multa, como se nunca tivesses transgredido a lei. Desta forma, a Lei de Deus nos indica o que devemos e não devemos fazer para nosso próprio benefício e dos outros. Quando a transgredimos, sofremos as consequências. Quando nos apegamos a Jesus pela fé e Lhe pedimos perdão, nossos pecados são eliminados por sua graça, de tal forma que ante Deus estamos como se nunca houvéssemos pecado. Este perdão não nos dá permissão para passarmos os semáforos no vermelho daqui em diante, mas que temos que seguir respeitando a lei, tanto a de trânsito como a divina.

12 “Justiça é obediência à lei
“Justiça é obediência à lei. A lei requer justiça, e esta o pecador deve à lei; mas é ele incapaz de a apresentar. A única maneira em que pode alcançar a justiça é pela fé. Pela fé pode ele apresentar a Deus os méritos de Cristo, e o Senhor lança a obediência de Seu Filho a crédito do pecador. A justiça de Cristo é aceita em lugar do fracasso do homem, e Deus recebe, perdoa, justifica a alma arrependida e crente, trata-a como se fosse justa, e ama-a tal qual ama Seu Filho.” E.G.W. (Mensagens escolhidas , vol. 1, p. 367)


Carregar ppt "JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google