A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CAMINHO DA FÉ Lição 7 para 12 de agosto de 2017.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CAMINHO DA FÉ Lição 7 para 12 de agosto de 2017."— Transcrição da apresentação:

1 O CAMINHO DA FÉ Lição 7 para 12 de agosto de 2017

2 Que relação existe entre a lei e a fé
Que relação existe entre a lei e a fé? Qual é seu papel dentro do plano da salvação? Que implica estar sob a lei? Deixa de ter validade a lei quando aceitamos a Cristo pela fé? A lei e a promessa. Gálatas 3:21. Confinados e encerrados sob a lei. Gálatas 3:22-23. A lei como nosso tutor. Gálatas 3:24. A lei depois da fé. Gálatas 3:25.

3 A LEI E A PROMESSA Em sua defesa da superioridade da promessa (Cristo aceito por fé) sobre a lei, Paulo poderia dar a entender que a lei já não é necessária. A fé e a lei tem papéis distintos no plano de salvação. Ao ler que ao cumprir os preceitos da lei o homem “viverá neles” (Levítico 18:5), os fariseus entenderam que a lei podia dar vida. Mas a lei não pode dar vida espiritual, isto é algo que só Deus, por Cristo, pode fazer. Por isso, Paulo passa a explicar o papel da lei na vida do crente. “Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.” (Gálatas 3:21)

4 Estar sob a lei como uma forma alternativa de salvação (Gálatas 4:21).
CONFINADOS E ENCERRADOS SOB A LEI “Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.” (Gálatas 3:22-23) Paulo diz que, antes de que viesse Jesus, os judeus estavam “sob a lei”. Esta expressão pode ser entendida de duas formas: Estar sob a lei como uma forma alternativa de salvação (Gálatas 4:21). Estar sob a condenação da lei, por causa de nosso pecado (Gálatas 3:10; Romanos 6:14-15). A lei atua como uma carcereira que encerra a todos os que transgrediram e que trouxeram sobre si mesmos a sentença de morte.

5 VII - No cometerás adulterio
CONFINADOS E ENCERRADOS SOB A LEI “Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.” (Gálatas 3:22-23) As palavras “confinados” e “encerrados” não tem que ter, necessariamente, uma conotação negativa. CONFINADOS: Protegidos ou guardados (Filipenses 4:7; 1ª de Pedro 1:5) ENCERRADOS: Recolhidos, submissos (Lucas 5:6; Romanos 11:32) A lei não era uma maldição, mas uma benção. Além de indicar o pecado e mostrar a Cristo como o meio de salvação (através dos sacrifícios), protegia a Israel dos vícios que provocaram a destruição física e moral de outras civilizações. X – No codiciarás VI - No matarás IX – No mentirás VII - No cometerás adulterio VIII – No hurtarás

6 A LEI COMO NOSSO TUTOR “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” (Gálatas 3:24) O aio era a pessoa encarregada da educação da criança, até que chegava a maturidade. Esta educação incluia todos os aspectos da vida e incluia reprensões e castigos se desobedecesse. Em que sentido a lei tem sido o nosso aio? Provê instrução e nos mostra o que é pecado Nos repreende e condena como pecadores Nos dirige a Cristo como único meio de salvação A lei foi dada para apontar aos pecadores sua necessidade de salvação.

7 Como podemos cooperar embora Deus escreva suas leis em nosso coração?
A LEI DEPOIS DA FÉ “Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.” (Gálatas 3:25) Ao ser perdoados, já não estamos sob a condenação da lei, mas desfrutamos do privilégio de estar sob a graça (Romanos 6:14). Cristo nos livra da condenação da lei e escreve sua lei em nosso coração (Hebreus 8:10). Que implica isto? Quando temos a lei escrita em nosso coração, se reflete em nossa vida o carácter de Jesus; pois a lei é uma transcrição de seu carácter (ver Mateus 5-7). Como podemos cooperar embora Deus escreva suas leis em nosso coração?

8 E.G.W. (Mensagens escolhidas, vol. 1, página 276)
“A lei dos Dez Mandamentos não deve ser considerada tanto do lado proibitivo, como do lado da misericórdia. Suas proibições são a segura garantia de felicidade na obediência. Recebida em Cristo, ela opera em nós a purificação do caráter que nos trará alegria através dos séculos da eternidade. Para os obedientes é ela um muro de proteção. Contemplamos nela a bondade de Deus que, revelando aos homens os imutáveis princípios da justiça, procura resguardá-los dos males que resultam da transgressão.” E.G.W. (Mensagens escolhidas, vol. 1, página 276)


Carregar ppt "O CAMINHO DA FÉ Lição 7 para 12 de agosto de 2017."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google