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E.

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1 e

2 Índice de Aula Aula 1– 17 Setembro Aula 2 – 24 Setembro Aula 3 – 01 Outubro Aula 4 – 08 Outubro Aula 5 – 15 Outubro Aula 6 – 29 Outubro Aula 7 – 05 Novembro

3 Índice de Aula Aula – 12 Novembro Aula – 19 Novembro Aula – 26 Novembro Aula – 03 Dezembro Aula – 10 Dezembro Aula – 17 Dezembro Aula –

4 Planeamento Unidade Curricular
Setembro Outubro Novembro Dezembro Janeiro Fevereiro 1 Aula 2 3 4 Aula6 Ava.Continua 5 6 7 8 Aula 7 9 10 11 Aula 8 12 Exames 13 14 Feriado 15 Aula 1 16 17 18 Aula 2 19 20 21 22 Aula 3 Avaliações 23 Época Recurso 24 e 25 Aula 4 Melhorias 26 (1º S) 27 Fim Aval. Cont. 28 29 Aula 5 Carnaval 30 31 Entrega Alunos Como Entrega Docentes Trabalho Individual 1ª Aula de Outubro Via ou Plataforma E-learning 22 de Setembro Trabalho Grupo 1ª Aula de Novembro 16 de Outubro 1ª Aula de Dezembro 13 de Novembro Apresentações 8 a 18 de Dezembro Exame(s) Escrita 30% Trab1 Trab2 40% Pode escolher nota de Traballho de grupo de Epoca normal Melhoria de Nota (Trab 1 e Trab 2 conta nota de Trabs de Grupo Enormal)

5 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino
Salas de Informática Bases de dados Apoio ao utilizador Impressão e Digitalização Serviços de Rede e Comunic. Serviços de Internet Serviços Software Administra. Correio Electrónico Segurança. Formação em TIC Aquisições de bens e serviços Outros.

6 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino
Impressão e Digitalização Carregamento de Quotas Cópia Digitalização Impressão Bases de dados Base de dados MySQL SQL Server Oracle para Apoio a Aulas Apoio ao utilizador Administração Servidores Dep. Apoio Técnico Equipamentos Informáticos Gestão de Laboratórios Departamentais de Informática Helpdesk Salas de Informática NetOpSchool Página de Acolhimento Salas Disponíveis Software Disponível Monitorização utilização Actualização parque inform. Inventariação Equipamento

7 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino
Impressão e Digitalização Carregamento de Quotas Cópia Digitalização Impressão Bases de dados Base de dados MySQL SQL Server Oracle para Apoio a Aulas Política de Antivírus Apoio ao utilizador Administração Servidores Dep. Apoio Técnico Equipamentos Informáticos Gestão de Laboratórios Departamentais de Informática Helpdesk Salas de Informática NetOpSchool Página de Acolhimento Salas Disponíveis Software Disponível Monitorização utilização Actualização parque inform. Inventariação Equipamento

8 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino

9 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino

10 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino

11 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino

12 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino

13 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino

14 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino

15 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino

16 Áreas de actuação da Admin. Sistemas Instituições de ensino

17 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
19 de Novembro

18 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
Inventário Sistema Aplicacional Diagrama de rede e de cabos Centro de Dados (datacenter) Lista de utilizadores

19 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
Inventário Inventário completo de todo o Hardware, Software, contratos de prestação de serviços na área, e comunicações dados. Este inventário deverá conter as estações de trabalho (PC's, portáteis e periféricos) e todo o hardware de rede (Como foi adquirido, actas das negociações e Facturas de fornecedores). O inventário de cada produto deverá incluir qualquer manual ou documentação de suporte e informação sobre garantias. Pesquisa por aplicações na área da inventariação dos equipamentos e propor a sua implementação. Identificar conjunto de procedimentos nesta componente, e descrever/criar um deles.

20 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
Sistema aplicacional Descrição detalhada de todas as aplicações/software, licenciamentos a correr na instituição. Deverá incluir informação sobre contratos de manutenção existentes, necessidades da instituição, procedimentos de instalação, proposta de relatórios de utilização, e quaisquer outros dados ou bugs. Identificar conjunto de procedimentos nesta componente, e descrever/criar um deles.

21 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
Diagrama de rede e diagrama de cabos Diagrama mostrando como os sistemas estão ligados e com especificações sobre os cabos e outros dispositivos de comunicação. Identificar conjunto de procedimentos nesta componente, e descrever/criar um deles. Determinar qual método de endereçamento IP irá usar (IPV4 ou IPV6. Atribuição de largura de banda necessária para a rede de serviços e aplicações.

22 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
Diagrama de rede e diagrama de cabos

23 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
Diagrama de rede e diagrama de cabos Diagrama mostrando como os sistemas estão ligados e com especificações sobre os cabos e outros dispositivos de comunicação. Identificar conjunto de procedimentos nesta componente, e descrever/criar um deles.

24 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
Centro de dados (Datacenter) Proposta de instalação de DataCenter. Com proposta de equipamento e valores. Listagem de todos os utilizadores com acesso (conta) à rede. Questões específicas de segurança e exigências de aplicações deverão ser também consideradas. Identificar conjunto de procedimentos nesta componente, e descrever/criar um deles. Lista de utilizadores

25 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
Plano de Recuperação falhas Procedimento passo-a-passo detalhado: Procedimentos de back-up para a rede Responsáveis pelos back-up's Procedimento simples de reinicialização Procedimentos de recuperação de falha total, para o caso de desastre total e perda de dados e/ou ficheiros.

26 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
Plano de Protecção contra Vírus Aqui serão explicitados quais os esquemas de protecção contra vírus que estão instalados, procedimentos para a prevenção contra a infestação de vírus e um plano detalhado de recuperação no caso de detecção de vírus. Trojans, rootkits, e outros malwares, etc

27 Administração de Sistemas – Aula 3 Sistemas de Informação
Relatórios de incidentes Todos os trabalhos realizados serão categorizados num relatório de incidentes para referência futura. Isto ajudará na resolução de problemas idênticos


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