A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RTC3D x IMRT Ernani Castilho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RTC3D x IMRT Ernani Castilho."— Transcrição da apresentação:

1 RTC3D x IMRT Ernani Castilho

2 O Papel da Radioterapia
O fato de radiações induzirem danos no organismo humano, e com isso causar morte celular, pode ser utilizado para terapia do câncer. Quanto maior a dose de radiação, maior o número de mortes celulares (>Controle tumoral e >Danos em tecidos sadios).

3 O Papel da Radioterapia
Assim, tumores podem ser destruídos ou regredidos sob a ação de feixes de radiação adequadamente aplicados. Nos planejamentos de radioterapia, devemos administrar alta dose ao tumor, poupando tecido sadio.

4 Formas de Aquisição de Imagem
Para um planejamento 3D de alta qualidade são necessárias imagens que proporcionem um delineamento preciso do volume alvo e das estruturas sadias, para isso podemos utilizar várias formas de aquisição de imagem: Tomografia computadorizada (CT) Imagens de ressonância magnética (MRI) Ultra-sonografia (US) Tomografia por emissão de fóton único (SPECT) Tomografia por emissão de pósitrons (PET)

5 Formas de Aquisição de Imagem

6 Fusão de Imagens CT + RM CT + PET

7 Delineamento das Estruturas
Com base nas imagens reconstruídas, o médico identifica o volume a ser tratado (PTV) e as áreas adjacentes a serem protegidas (OER). PTV GTV/CTV OER

8 Padronização da Nomenclatura
Volume Alvo ICRU 50 e 62 Padronização da Nomenclatura GTV CTV + Margem Interna (IM)  variações fisiológicas + Setup (SM)  variações geométricas (técnicas) PTV = CTV + IM + SM C B GTV CTV Internal Margin (IM) Setup (SM)

9 Radioterapia Conformacional 3D
É uma técnica de alta precisão, baseada na definição volumétrica tridimensional do tumor e dos órgãos críticos ou de risco. Desta maneira é possível a melhor geometria do tratamento, escolhendo-se o ângulo de irradiação, o número de campos, e conformando precisamente a dimensão do alvo (minimizando a doses em tecidos normais).

10 Radioterapia Conformacional 3D
Blocos e MLC Colimação de estruturas normais e conformação no PTV

11 Radioterapia Conformacional 3D
Blocos e MLC

12 Radioterapia Conformacional 3D

13 Radioterapia Conformacional 3D

14 Radioterapia Conformacional 3D

15 Radioterapia Conformacional 3D

16 Radioterapia Conformacional 3D

17 Radioterapia Conformacional 3D

18 Radioterapia Conformacional 3D

19 Radioterapia Conformacional 3D

20 Radioterapia Conformacional 3D

21 Radioterapia Conformacional 3D
A RTC3D leva em conta o cálculo de dose em todo volume de tratamento, o que nos permite avaliar com maior precisão a distribuição de dose em todas as estruturas envolvidas pelos campos de irradiação. Os sistemas de planejamento nos fornecem uma ferramenta muito importante para auxiliar nesta análise, que é o Histograma de Dose Volume (DVH), que nos dá a informação da dose absorvida por um determinado volume de cada estrutura de interesse.

22 Radioterapia Conformacional 3D
A RTC3D leva em conta o cálculo de dose em todo volume de tratamento, o que nos permite avaliar com maior precisão a distribuição de dose em todas as estruturas envolvidas pelos campos de irradiação. Os sistemas de planejamento nos fornecem uma ferramenta muito importante para auxiliar nesta análise, que é o Histograma de Dose Volume (DVH), que nos dá a informação da dose absorvida por um determinado volume de cada estrutura de interesse.

23 IMRT Intensity Modulated Radiation Therapy - IMRT
(Terapia com Radiação de Intensidade Modulada) Movimentação das lâminas. Vários sub-campos. Controle de qualidade.

24 Tempo de tratamento da fração é maior
IMRT Trata parte do PTV / segmento Tempo de tratamento da fração é maior

25 IMRT - Otimização Planejamento Inverso

26 IMRT - Otimização Pontos de prescrição Pontos de restrição

27 IMRT – Fluência

28 RTC3D x IMRT

29 RTC3D x IMRT Doses Baixas

30 RTC3D x IMRT Doses Intermediárias

31 RTC3D x IMRT Doses Altas – Dose de Prescrição

32 RTC3D x IMRT IMRT é uma forma avançada da RTC3D, sendo que as principais diferenças do uso clínico podem ser divididas em três tópicos: DELIMITAÇÃO DAS ESTRUTURAS VERIFICAÇÃO DO TRATAMENTO SETUP E TRATAMENTO DO PACIENTE

33 RTC3D x IMRT DELIMITAÇÃO DAS ESTRUTURAS No IMRT, se volumes alvos ou parte deles não forem delineados, eles podem não receber a dose prescrita. E se estruturas críticas ou parte delas não são delineadas , não poderão ser preservadas. Um delineamento preciso das estruturas é muito crítico para IMRT.

34 RTC3D x IMRT VERIFICAÇÃO DO TRATAMENTO Basicamente os mesmos testes de controle de qualidade e dosimetria requeridos na RTC3D são realizados no IMRT, com a utilização de dosímetros, câmaras de ionização, filmes dosimétricos, etc. Como em IMRT há uma dependência temporal da aplicação da doses, deve-se realizar controle de qualidade de cada planejamento individualmente.

35 RTC3D x IMRT SETUP E TRATAMENTO DO PACIENTE Movimento Interfração: para o PTV a influência deste tipo de movimentação é similar tanto para o 3D como para IMRT, mas para as estruturas de risco isto se torna crítico em IMRT, pois pequenos movimentos podem submeter estas estruturas a regiões de sobredose.

36 RTC3D x IMRT SETUP E TRATAMENTO DO PACIENTE Movimento Intrafração: em IMRT a dose é aplicada de uma maneira dinâmica (modulação do feixe) e o movimento dos órgãos durante a seção de RT pode afetar significativamente a distribuição de dose. O estudo de como minimizar o efeito deste tipo de movimentação é complexo, no entanto, o que tem que se garantir com a maior precisão possível é a imobilização do paciente. O IMRT não é indicado para regiões com muita movimentação (Pulmão)!

37 A localização, as marcações e o posicionamento são importantíssimos
Finalizando... A localização, as marcações e o posicionamento são importantíssimos

38 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "RTC3D x IMRT Ernani Castilho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google