A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Site: www.andreamorim.com.br Processos Logísticos André Amorim Site: www.andreamorim.com.br Email: contato@andreamorim.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Site: www.andreamorim.com.br Processos Logísticos André Amorim Site: www.andreamorim.com.br Email: contato@andreamorim.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Site: www.andreamorim.com.br
Processos Logísticos André Amorim Site:

2 2.3 - Movimentação A movimentação de material refere-se ao movimento de produtos em uma pequena distância dentro de uma área. Da chegada até a liberação do material ou produto dentro de um armazém, haverá a movimentação. A movimentação não se limita ao armazém, pois ela ocorrerá em todos subsistemas logísticos. Para Bowersox e Closs (2001), o primeiro aspecto que deve ser considerado é a continuidade das movimentações e a economia em escala em todo armazém, ou empresa. Isso significa que as movimentações não devem ser aleatórias.

3 2.3 - Movimentação Imagine uma empresa que não planeja suas movimentações, provavelmente existira funcionário andando e carregando peças e produtos, por toda parte o dia inteiro. Será que isso agrega valor? Infelizmente esta atividade ainda não é planejada por boa parte das empresas, a exemplo de processos produtivos (manufatureiros), que ficam parados, aguardando componentes para processar. Dentro do armazém não é diferente, a movimentação é uma atividade de apoio e com o princípio de facilitar outras atividades.

4 2.3 - Movimentação Desta forma, a movimentação de materiais (consideraremos materiais qualquer objeto a ser movimentado) tem as seguintes funções: • Movimento: deslocamento de peças, materiais e produtos acabados, de maneira mais eficiente. • Lugar: responsabilidade de verificar se o material desejado está entregue no lugar certo. • Tempo: os materiais devem chegar ao local de trabalho, fábrica ou cliente no momento exato.

5 2.3 - Movimentação Desta forma, a movimentação de materiais (consideraremos materiais qualquer objeto a ser movimentado) tem as seguintes funções: Quantidade: providenciar, para cada operação, a quantidade exata dos materiais necessários. • Espaço: espaço de armazenagem é um dos elementos importantes em qualquer fábrica.

6 2.3 - Movimentação A movimentação também pode ser mecanizada, que é quando as operações são efetuadas por equipamentos de movimentação de materiais e dirigidas por homens.

7 2.3 - Movimentação Vamos conhecer alguns equipamentos de movimentação (mecanização do processo).

8 2.3 - Movimentação Vamos conhecer alguns equipamentos de movimentação (mecanização do processo).

9 2.3 - Movimentação Vamos conhecer alguns equipamentos de movimentação (mecanização do processo).

10 2.3 - Movimentação Mas quais aspectos devem ser considerados no planejamento da movimentação de materiais? Para Donato (2010), algumas condições devem ser consideradas na movimentação: • Equipamentos para manuseio adequados: definir e utilizar equipamentos que sejam propícios à operação. • Procedimentos de manuseio adequados: definir a maneira mais adequada de fazer a movimentação, considerando a mecanização (utilização de equipamentos) da operação, os limites e as restrições.

11 2.3 - Movimentação Mas quais aspectos devem ser considerados no planejamento da movimentação de materiais? Para Donato (2010), algumas condições devem ser consideradas na movimentação: • Procedimentos de manuseio formalizados: após definir e validar o procedimento, é necessário formalizá-lo por meio de padrões. • Definição clara de cada área: deixar claro quem são os responsáveis e suas atribuições. • Treinamento dos colaboradores com relação aos padrões definidos.

12 2.3 - Movimentação Com relação à escolha e definição do equipamento de movimentação, deve-se considerar alguns fatores, tais como: Tipo de carga a ser movimentada; Peso da carga a ser movimentada; Dimensão da carga a ser movimentada; Tamanho dos corredores operacionais;

13 2.3 - Movimentação Com relação à escolha e definição do equipamento de movimentação, deve-se considerar alguns fatores, tais como: Distância percorrida pelo equipamento; Quantidade de turnos em operação; Estrutura de estocagem utilizada; Altura da estrutura de estocagem; Tipo e qualidade do piso, outras limitações do local de operação.


Carregar ppt "Site: www.andreamorim.com.br Processos Logísticos André Amorim Site: www.andreamorim.com.br Email: contato@andreamorim.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google