A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DO PROVAB E MAIS MÉDICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE Profª Drª Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Prof.ª Drª Márcia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DO PROVAB E MAIS MÉDICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE Profª Drª Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Prof.ª Drª Márcia."— Transcrição da apresentação:

1 QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DO PROVAB E MAIS MÉDICOS UTILIZANDO
A PLATAFORMA MOODLE Profª Drª Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Prof.ª Drª Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá Enfª Carolina Costa Valcanti Avelino Águas de Lindóia 2016

2 1 INTRODUÇÃO O Programa de Valorização da Atenção Básica e o Programa Mais Médicos, dos ministérios da Saúde e da Educação são políticas indutoras de reorganização do modelo assistencial, com prioridade da Atenção Básica e a qualificação do profissional médico.

3 1 INTRODUÇÃO Em 2013, a Faculdade de Medicina por meio do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESCON) da Universidade Federal de Minas Gerais iniciou a oferta do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (CEESF) para os profissionais médicos do Programa Mais Médicos e em 2014 esse curso passou a ser oferecido também para médicos do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB).

4 1 INTRODUÇÃO Para ampliar a oferta do CEESF, a UFMG/NESCON formalizou parcerias com UFTM, UFAL e UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas-MG) por meio de Termos de Cooperação, integrando uma rede colaborativa de educação profissional da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS). Esse curso é realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Moodle, sendo desenvolvido em três unidades didáticas e acompanhado por meio do sistema de tutoria a distância.

5 2 OBJETIVOS Identificar os pontos fortes e fracos de uma proposta de qualificação de profissionais médicos do PROVAB e Mais Médicos na oferta do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família, da Universidade Federal de Alfenas, que integra uma rede colaborativa da UnA-SUS.

6 2 MATERIAL E MÉTODOS Estudo quantitativo, descritivo, de corte transversal, com 87 profissionais médicos, por meio de entrevista semiestruturada realizada durante o período de fevereiro a abril de 2016. Para a avaliação da Plataforma Moodle, utilizou-se o Inquérito COLLES, submetido à análise de consistência interna (Alfa de cronbach). Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas-MG.

7 4 RESULTADOS Dos 87 sujeitos participantes, 63,2% pertenciam ao PMMB, sendo 5,4% eram brasileiros e os restantes eram cubanos; e 36,8% pertenciam ao PROVAB, sendo todos brasileiros que cursaram Medicina no Brasil. Houve predominância do sexo feminino (60,9%), tempo de formação até cinco anos (45,9%) e interesse em cursar residência médica (48,3%). A média das idades dos participantes PROVAB foi de 28 anos e dos participantes do PMMB foi de 39 anos.

8 4 RESULTADOS A microrregião de Pouso Alegre foi a mais citada como o local de atuação dos profissionais médicos (25,3%), seguida de Poços de Caldas (20,3%) e de Alfenas/Machado (13,9%).

9

10 5 CONCLUSÃO O Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família, na modalidade a distância, utilizando a Plataforma Moodle, resultado da parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais/NESCON, a UNA-SUS e a Universidade Federal de Alfenas, tem se constituído uma relevante estratégia de educação permanente de profissionais médicos, visando a sua qualificação por meio da integração ensino-serviço-comunidade. Esse curso mostra a importância de dar respostas às demandas sociais da atenção primária, por meio da qualificação de profissionais médicos, no contexto Sistema Único de Saúde.

11 5 CONCLUSÃO Apresenta-se como uma potencial ferramenta pedagógica para a formação médica, conferindo cientificidade e legitimidade no cuidado ao indivíduo e sua família. No entanto, constata-se a necessidade de realizar mudanças na organização e na operacionalização dos programas PROVAB e Mais médicos o que constitui um grande desafio, sobretudo para os gestores municipais de saúde.

12 REFERÊNCIAS Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa mais médicos – dois anos: mais saúde para os brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde; 2015. Brasil. Lei n.º , de 22 de outubro de Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e no 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União; 2013. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 2.087, de 1º de setembro de Institui o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica. Brasília: Diário Oficial da União; 2011. Carvalho MS, Sousa MF. Como o Brasil tem enfrentado o tema provimento de médicos? Interface Comunicação Saúde Educação 2013; 17(47): Feuerwerker LCM. Médicos para o SUS: gestão do trabalho e da educação na saúde no olho do furacão! Interface Comunicação Saúde Educação 17(47): Pereira MG. Epidemiologia teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.


Carregar ppt "QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DO PROVAB E MAIS MÉDICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE Profª Drª Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Prof.ª Drª Márcia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google