A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Folha de cálculo Criação de uma folha de cálculo Formatação de uma folha de cálculo Conceitos básicos Geração de gráficos e listas O Microsoft Excel é

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Folha de cálculo Criação de uma folha de cálculo Formatação de uma folha de cálculo Conceitos básicos Geração de gráficos e listas O Microsoft Excel é"— Transcrição da apresentação:

1 Folha de cálculo Criação de uma folha de cálculo Formatação de uma folha de cálculo Conceitos básicos Geração de gráficos e listas O Microsoft Excel é uma poderosa folha de cálculo electrónica usada por milhares de utilizadores de computadores pessoais. É considerada uma ferramenta essencial para execução de cálculos complexos e verificação de informação.

2 Folha de cálculo Objectivos a atingir Criar uma folha de cálculo. Utilizar livros para organizar informação. Utilizar fórmulas e funções para processar números. Automatizar tarefas utilizando macros. Elaborar gráficos. Analisar dados usando tabelas dinâmicas.

3 Iniciar o programa 1.Clica sobre o botão 2.Selecciona a opção Todos os programas e, em seguida, Microsoft Office. 3.Selecciona Microsoft Office Excel Folha de cálculo

4 Ambiente de trabalho Barra de título Barra de menus Barra de ferramentas Padrão Identificação da célula activa Barra de fórmulas Área de trabalho Barra de deslocamento vertical Barra de deslocamento horizontal Separadores das folhas do livro Barra de estado

5 Folha de cálculo Cada célula é identificada por um endereço que resulta da junção da letra identificadora da coluna com o número identificador da linha. A célula que se encontra seleccionada chama-se célula activa e a sua identificação surge na caixa de nome. A área de trabalho de uma folha de cálculo poderá ser imaginada como uma tabela enorme dividida em linhas e colunas, sendo as linhas identificadas por números e as colunas por letras. A intercepção de uma linha com uma coluna dá origem a uma célula. Ambiente de trabalho

6 Folha de cálculo Formas de visualizar a área de trabalho

7 Folha de cálculo Barra de ferramentas Unir células e centrar texto Formatar como moeda Formatar com estilo de percentagem Formatar com estilo de separador de milhares Formatar valores numéricos com o símbolo Aumentar o número de casas decimais Diminuir o número de casas decimais

8 Folha de cálculo 1. Preenche a folha de cálculo 2. Posiciona o cursor no local do resultado 3. Selecciona no menu Inserir a opção Função Quadro de todas as funções disponíveis, organizadas por categorias Clica sobre na barra de ferramentas Ou Utilização de funções

9 Uma função começa sempre com o sinal de igual. Deve ser indicado o nome da função e, em seguida, parênteses curvos. Os argumentos da função surgem dentro dos parênteses separados pelo sinal ; ou : Exemplo: ; Aplica a função a cada um dos valores separados pelo operador =Soma(C3;C5) – soma o conteúdo das células C3 e C5 : Aplica a função ao intervalo de valores separados pelo operador =Soma(C3:C10) – soma o conteúdo das células compreendidas entre C3 e C10 (inclusive) Folha de cálculo Sintaxe de uma função

10 Soma Adiciona todos os valores de um intervalo de células. Soma(argumentos) Máximo Determina o valor máximo de um conjunto de células. Ignora os valores lógicos e texto. Máximo(argumentos) Mínimo Determina o valor mínimo de um conjunto de células. Ignora os valores lógicos e texto. Mínimo(argumentos) Média Determina a média aritmética de um conjunto de valores. Média(argumentos) Se Executa um determinado cálculo consoante uma dada condição se verifica ou não. Se(teste;valor_se_verdadeiro; valor_se_falso) Folha de cálculo Funções usadas mais frequentemente

11 Existem 3 tipos de referências que diferem na forma como se comportam ao serem efectuadas cópias da célula em que se encontram para outras células. Para inserir este tipo de referência numa fórmula ou função, basta digitá-la ou simplesmente clicar com o cursor sobre a célula. Referências relativas Referências absolutas Referências mistas Para inserir este tipo de referência numa fórmula ou função, basta digitar antes da letra da coluna um $ e antes do número da linha um $, ou simplesmente clicar na célula e de seguida na tecla F4. Estas referências são um misto das duas anteriores visto que, neste caso, pode-se manter fixa a linha ou a coluna. Para fixar a linha insere-se o $ antes no número, para fixar a coluna insere-se o $ antes da letra. = A7 + B8 = $A$7 - $B$8 = A$7 * $B8 Folha de cálculo Tipos de referências usadas em fórmulas e funções


Carregar ppt "Folha de cálculo Criação de uma folha de cálculo Formatação de uma folha de cálculo Conceitos básicos Geração de gráficos e listas O Microsoft Excel é"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google