A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA DE COMPUTADOR (software) Parte lógica responsável pela execução das instruções para atingir um determinado objetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA DE COMPUTADOR (software) Parte lógica responsável pela execução das instruções para atingir um determinado objetivo."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE COMPUTADOR (software) Parte lógica responsável pela execução das instruções para atingir um determinado objetivo.

2 O que é um programa de computador? É a parte lógica que o computador interpreta passo a passo para atingir um determinado objetivo. Um conjunto de instruções ordenadas é denominado Algoritmo.

3 O que é Algoritmo? É uma sequência de instruções bem definidas que levam a execução de uma tarefa por um computador, um autômato ou até mesmo por um ser humano. Podemos comparar o algoritmo com uma receita de bolo, onde cada passo é necessário ser executado na ordem certa para atingir o objetivo. Com a receita em mãos executamos as instruções (algoritmo) para obter o resultado final que é o bolo. Não tem como por exemplo fazer o bolo se você nem comprou ou checou se têm todos os ingredientes para o uso.

4 Linguagem de máquina Na linguagem de máquina é uma sequência de números que representam as instruções a serem executadas pelo processador. Como podemos observar no exemplo acima é praticamente impossível de se trabalhar dado a dificuldade de se ler o código e de mantê-lo em atualizações.

5 Linguagem de programação Como vimos no exemplo anterior é inviável escrever um programa em linguagem de máquina. Para solucionar esse problema surgiram as Linguagens de Programação que tentam aproximar das linguagens humanas. Confira ao lado um programa que calcula a soma de dois números e exibe uma mensagem caso a soma seja maior que 10 (dez). main(){ int n1=0,n2=0; puts("Digite um numero inteiro:"); scanf("%d",&n1); puts("Digite um numero inteiro:"); scanf("%d",&n2); if((n1+n2)>10){ printf("\nResultado da soma:%d",n1+n2); } puts(""); system("pause"); }

6 Classificação dos softwares Podemos classificar os softwares em três partes: Sistema operacional Aplicativos e Utilitários Compiladores

7 O que é um sistema operacional? O sistema operacional é responsável por controlar o computador e traduzir da linguagem de máquina para o idioma escolhido pelo usuário ao adquirir o sistema operacional. Sem o sistema operacional o computador não sai da tela inicial da BIOS. Exemplos de sistemas operacionais: Windows (XP, Vista, 7 e 8), Linux, DOS, MAC OS X dos e muitos outros.

8 O que são os aplicativos e utilitários? No caso de aplicativo ele é criado para uma função específica na qual o programa foi criado para se tornar referência, exemplo: Word, Excel, Photoshop, Indesign, Flash, Dreamweaver, Sony Vegas, 3Ds Max e outros mais... Os utilitários são programas que não requer muita especialização para tirar proveito total daquele programa por exemplo: Windows Media Player, Nero, Windows Live Messenger (MSN), Jogos e outros de entretenimento.

9 O que é um compilador? Vimos que os processadores são capazes de interpretar o código de um programa escrito em Linguagem de Máquina que é inviável para trabalharmos programando com esta linguagem e por isso foram desenvolvidas as linguagens de programação. Aqui fica uma pergunta, como o processador interpreta o código que eu escrever em linguagem de programação? Através do compilador que basicamente traduz um código de Linguagem de Programação para Linguagem de Máquina veja no slide a seguir:

10 Uso do compilador main(){ int n1=0,n2=0; puts("Digite um numero inteiro:"); scanf("%d",&n1); Código fonte Processador Não executa main(){ int n1=0,n2=0; puts("Digite um numero inteiro:"); scanf("%d",&n1); Código fonte Processador Executa Compilador Código de máquina

11


Carregar ppt "PROGRAMA DE COMPUTADOR (software) Parte lógica responsável pela execução das instruções para atingir um determinado objetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google