A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Marcos Gabriel Tragueta

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Marcos Gabriel Tragueta"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Marcos Gabriel Tragueta
Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Professor: Marcos Gabriel Tragueta INTRODUÇÃO

2 Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos É a Técnica de Selecionar, Coordenar, Ajustar e Aplicar os Vários Equipamentos e Dispositivos Protetores a um Sistema Elétrico, de Forma a Guardar entre si uma Determinada Relação, tal que uma Anormalidade no Sistema possa ser Isolada e Removida, sem que outras Partes do Mesmo sejam Afetadas.

3 Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Definições gerais: Falta: Fenômeno que interrompe o funcionamento normal de um sistema elétrico. Falta momentânea ou transitória: falta que se extingue com ou sem a atuação da proteção, sucedido de um religamento com sucesso, não havendo a necessidade de reparos. Falta sustentada ou permanente: Falta causada por contato permanente entre fases ou entre fase e terra, que exige reparos. Falta intermitente: Falta transitória que reaparece no mesmo local.

4 Montante: região do circuito situado do lado da fonte.
Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC - Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Zona de proteção: Trecho da rede protegido por um equipamento de proteção. Zona de proteção principal: trecho entre dois equipamentos de proteção. Zona de proteção de retaguarda: sobreposição da zona de proteção principal de um equipamento promovida por outro instalado a montante. Montante: região do circuito situado do lado da fonte. Jusante: região do circuito situado do lado da carga. Curvas de tempo: característica que um equipamento tem em interromper um circuito num tempo em função da corrente que circula nele.

5 Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC - Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Definições gerais Seletividade: Condição que se dá ao equipamento de proteção de sempre interromper e isolar o menor trecho do sistema submetido à falta.

6 Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC - Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Definições gerais Coordenação: Condição que se dá a dois ou mais equipamentos de proteção para que operem em uma determinada sequência de operação, previamente definida, durante a ocorrência de uma falta.

7 Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC - Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Inicialmente, para a determinação e ajuste de proteções deve- se conhecer: as características das carga e as características para cálculo de corrente de curto-circuito. Icarga : Função da Carga Instalada Icc : Função do Sistema – depende da potência das fontes e das características físicas de componentes como: cabos, transformadores e geradores

8 Rapidez: Extinção das correntes de falta no menos tempo possível.
Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC - Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Finalidade: garantir que a menor parte possível do sistema seja isolada durante a ocorrência de faltas ou isolar o curto- circuito o mais próximo possível de sua origem com o menor tempo possível visando a integridade física dos componentes do sistema. Requisitos: Seletividade: Isolar apenas a parte atingida pela falta buscando garantir a continuidade do fornecimento as zonas não afetadas; Rapidez: Extinção das correntes de falta no menos tempo possível.

9 Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC - Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Sensibilidade: é importante que a proteção seja ajustada para atender os defeitos que possam ocorrer em sua zona de proteção. Segurança: deve-se garantir que o sistema não falhe em caso de alguma falta e que não atue por exemplo para uma sobrecorrente gerada pelo acionamento de alguma carga. Economia: Implantação viável economicamente e operações com confiabilidade tal que evite custos de manutenção.

10 Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC - Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Principais funções: Interrupção: Devem proteger contra todos os curto- circuitos dentro de sua capacidade nominal; Detecção: Devem permitir a circulação contínua de correntes de operação e sobrecarga temporárias e previstas, e sentir apenas correntes anormais à operação; Capacidade de manobras: Devem permitir manobras em condições normais e anormais de operação; Desconexão: Devem ser capazes de permitir a abertura do circuito com e sem carga.

11 Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC - Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Benefícios: Menores danos aos materiais (condutores) e equipamentos (transformadores); Menores custos de manutenção (combustíveis, transportes, mão de obra, etc.); Maior vida útil dos materiais e equipamentos; Menos desligamentos; Maior segurança; Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores.

12 Dispositivos de Proteção Aplicados a Sistemas de Transmissão:
Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC - Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Dispositivos de Proteção Aplicados a Sistemas de Transmissão: Relés Eletromagnéticos; Relés Estáticos; Relés com Fio Piloto; Sistema de Proteção Carrier e Microondas; Relés de Distância; Proteção Direcional.

13 Aplicações: Proteção de Geradores; Proteção de Linhas de Transmissão;
Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC - Curso: Engenharia Elétrica Disciplina: Proteção de Sistemas Elétricos Aplicações: Proteção de Geradores; Proteção de Linhas de Transmissão; Proteção de Transformadores; Proteção de Reatores; Proteção Diferencial de Transformadores; Proteção Diferencial de Barramentos.


Carregar ppt "Professor: Marcos Gabriel Tragueta"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google