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Síntese do diagnóstico com trabalhadores do Poupatempo

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Apresentação em tema: "Síntese do diagnóstico com trabalhadores do Poupatempo"— Transcrição da apresentação:

1 Síntese do diagnóstico com trabalhadores do Poupatempo
Ana Flávia Sorratini Ana Luiza Bolsonaro Luisa Aguetoni Otávio Bonetti Pietra Favarin Sociologia Aplicada à Administração – NOTURNO FEA-RP – USP - Profa. Dra. Valquíria padilha 1º semestre de 2017

2 Trabalhadores entrevistados
Março e abril de 2017: elaboração da entrevista em sala de aula Abril de 2017: visitas dos grupos ao Poupa Tempo para realização das entrevistas 10 grupos de 4 a 5 alunos no total Visitas previamente agendadas sob coordenação da Sra. Nilda (secretária) Trabalhadores entrevistados: Recursos Humanos Recursos Internos (Técnicos Administrativos) Atendimento Recursos Internos (Almoxarifado e manutenção) Assistentes Administrativos Detran IRGD (Polícia Civil; Terceirizados) SERT E-Poupatempo (Prodesp) IRGD (Polícia Civil; Terceirizados)

3 Trabalhadores entrevistados
entrou na empresa em 2006 – área de atendimento Responsável pela parte de estatística, controle dos indicadores, verificar tempo de atendimento. Faz controles diários e elabora relatórios de produtividade de funcionários. Seu supervisor: um coordenador e dois assistentes Salário entre R$3.000,00 e R$6.000,00 entrou na empresa em 2003 – área de atendimento: assistente É assistente de atendimento. Se dedica ao atendimento do posto, checando o sistema, checando o RH e fazendo remanejamento se necessário. Também realiza treinamentos. Seu supervisor: um coordenador Salário entre R$ 6.000,00 e 9.000,00

4 Categorias analisadas
Organização do trabalho e relações de trabalho Carga, ritmo e jornada de trabalho Salário Rotatividade e formas de controle do trabalho Equilíbrio trabalho-vida privada e saúde física/psíquica no trabalho

5 Pontos positivos Têm autonomia e se sentem à vontade para dar sugestões Bom relacionamento com os colegas de trabalho Trabalho dentro da equipe funciona Ambiente amigável e cooperativo As equipes têm liberdade para organizar férias e folgas

6 Pontos positivos Satisfação em relação aos benefícios recebidos (auxílio creche de aproximadamente R$300,00; convênio médico e odontológico; auxílio farmácia; vale transporte) Salário condiz com as funções desempenhadas Não se sentem pressionados quanto ao controle dos funcionários A pesquisa de satisfação feita junto aos cidadãos é uma boa maneira de manter um atendimento de qualidade Família valoriza o trabalho

7 Pontos a melhorar Organograma da empresa não está muito claro – dificuldade em identificar os líderes Não tem plano de carreira efetivo Falta de uma política clara de resolução de conflitos Falta de metas estabelecidas pela empresa Falta de política de reconhecimento

8 Pontos a melhorar Falta de avaliação do trabalho dos líderes (assistentes, coordenadores) * Terceirizados (recebem quase metade do salário dos funcionários) Sistema de monitoramento para todos os funcionários Trabalho entre as equipes (falhas nos fluxos dos processos, na comunicação) Exacerbada tolerância à erros

9 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO RESPONSÁVEL Departamento de RH
Organograma da empresa não está muito claro – dificuldade em identificar os líderes Deixar o Organograma bem definido e visível aos funcionários Departamento de RH

10 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO RESPONSÁVEL Diretoria do Poupatempo RH
Não tem plano de carreira efetivo Estabelecer um plano de carreira baseado em tempo de contribuição e desempenho. Recebimento de adicionais (Ex.: quinquênio) Diretoria do Poupatempo RH

11 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO RESPONSÁVEL
Falta de uma política clara de resolução de conflitos Estabelecer uma política de resolução de conflitos para que os diretores assumam a responsabilidade de manter a equipe em andamento Departamento de RH Gestores

12 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO RESPONSÁVEL
Falta de metas estabelecidas pela empresa Falta de reconhecimento Falta de avaliação do trabalho dos líderes A empresa deve criar metas claras para os funcionários e líderes A partir das metas, fazer reconhecimentos formais Diretores Departamento de RH

13 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO RESPONSÁVEL Trabalho entre as equipes
Melhorar comunicação a partir de reuniões periódicas entre as equipes Líderes das equipes

14 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO RESPONSÁVEL Exacerbada tolerância à erros
Diminuir a tolerância à erros que atrapalhem o andamento das atividades através de uma padronização do processo Líderes das equipes

15 SUGESTÕES PROBLEMA SUGESTÃO RESPONSÁVEL
Sistema de monitoramento para todos os funcionários Padronizar o monitoramento para líderes e subordinados ou desenvolver monitoramento proporcional para líderes Departamento de RH


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