A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura de Computadores Hardware

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura de Computadores Hardware"— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura de Computadores Hardware
História dos Computadores Professor: Rafael Silva

2 Breve Histórico dos Computadores
Do ábaco aos TeraBytes 2

3 2400 a.C. - O Ábaco O ábaco constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo, servia para representar números no sistema decimal e trabalhar operações com eles.

4 1622 – Régua de Cálculo William Oughtred inventou, em 1622, a régua de cálculo - que era originalmente circular - criando escalas em que a posição dos números era proporcional ao seu logaritmo.

5 1622 – Régua de Cálculo Oughtred desenhou uma régua de cálculo com forma retangular com uma régua mais estreita que desliza entre duas outras.

6 A máquina de Pascal O próximo passo na evolução dos computadores foi em 1642 quando um jovem chamado Blaise Pascal desenvolveu um máquina de somar, chamada de Pascalina, com esta máquina era possível somar e diminuir.

7 1672 - Calculadora de Leibniz
Mais tarde, por volta de 1671, Gottfried Leibnitz, aperfeiçoou a máquina de Pascal, agora ela multiplicava e também dividia.

8 1802 - Joseph Marie Jacquard
Utilizava Cartões Perfurados ( cartões). Primeira máquina programada. Jacquard ficou tão satisfeito com os resultados obtidos que se viu tentado a despedir vários funcionários logo depois da implementação do sistema - coisa que fez tempos depois.

9 Tear de Jacquard

10 1818 – Calculadora de Charles Xavier
Em 1818 o francês Charles Xavier Thomas de Colmar inventou um calculador que permitia efectuar cálculos complexos, por pessoas pouco experientes, num intervalo de tempo reduzido.

11 De 1820 a 1898

12 Máquina Diferencial Permitia cálculos como funções trigonométricas e logaritmas. Utilizando os cartões de Jacquard.

13 1834 – Máquina analítica Executava as quatro operações (somar, dividir, subtrair, multiplicar) Armazenava dados em uma memória (de até números de 50 dígitos). Imprimia resultados. Sua máquina só pode ser concluída anos após a sua morte Charles Babbage foi considerado como o "Pai do Computador".

14 1834 – Máquina analítica

15 1890 - Hollerith Criou uma máquina para acelerar o censo dos EUA.
Utilizava cartões perfurados que guardavam dados, máquina tabuladora mecânica. O censo diminuiu de 10 para 2 anos. Em função dos resultados obtidos, Hollerith, em 1896, fundou uma companhia chamada TMC, vindo esta a se associar, em 1914 com duas outras pequenas empresas, fundando então a famosa IBM.

16 Hollerith Perfurador manual Hollerith Tabuladora Hollerith

17 1ª Geração: Tecnologia de válvulas
Com a chegada da Segunda Guerra Mundial houve a necessidade de se projetar máquinas capazes de executar cálculos balísticos com rapidez e precisão para serem utilizadas na indústria bélica. Com isso surgiu, em 1944, o primeiro computador eletromecânico Numa parceria da IBM com a marinha Norte-Americana.

18 Mark I Ele tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2 metros e meio de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas. peças. 800 km de fios. 420 interruptores para controle. realizava uma soma em 0,3 s. realizava uma multiplicação em 0,4 s. e uma divisão em cerca de 10 s.

19 Mark I Harvard MARK I

20 ENIAC Projetado para fins militares, pelo Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA. Era o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. O ENIAC tinhas as seguintes características: totalmente eletrônico válvulas conexões de solda 30 toneladas de peso 180 m² de área construída 5,5 m de altura 25 m de comprimento 2 vezes maior que MARK I realizava uma soma em 0,0002 s Vista do lado esquerdo do ENIAC

21 ENIAC Vista do lado direito do ENIAC Duas senhoras reprogramando a cablagem do ENIAC

22 Outras maquinas depois de ENIAC

23 EDVAC EDVAC

24 UNIVAC I

25 IBM 650 A unidade no lado direito da fotografia é um leitor/perfurador de cartões acoplado ao computador Paínel do IBM 650

26 1955/64 - Utilização do transistor
Marca o inicio da segunda geração. Diminuiu o tamanho dos computadores. Não aquecia tão rápido e nem tanto.

27 1965/80 - Os Circuitos Integrados
Marca o inicio da terceira geração. Transistores, resistores, diodos e outras variações de componentes eletrônicos miniaturizados e montados sobre um único chip.

28 1980/90 - Circuitos de larga escala
Quarta geração. Ainda mais avançados que os circuitos integrados, eram os circuitos de larga escala. O uso desses circuitos na construção de processadores representou outro salto na história dos computadores

29 Família PC Criado na 3º geração (1981). Nome IBM PC.
Microprocessador Intel 8088 de 4,77 MHz. 64 Kbyte de memória. Mais tarde a IBM realizou algumas melhorias. Acoplou um disco rígido de 10 MB, mas manteve o mesmo processador. Passou a ser chamado de IBM PC XT

30 Evolução dos Microcomputadores
O microprocessador (CPU) tornou-se a maior preocupação do mercado pois este quem determina a velocidade da máquina.

31 Ultra Large Scale Integration
Basicamente São os computadores modernos. Ampliou-se drasticamente a capacidade de processamento de dados, armazenamento e taxas de transferência.


Carregar ppt "Arquitetura de Computadores Hardware"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google