A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução da Computação Prof. Rodrigo Siega Prof. Rodrigo Siega.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução da Computação Prof. Rodrigo Siega Prof. Rodrigo Siega."— Transcrição da apresentação:

1

2 Evolução da Computação Prof. Rodrigo Siega Prof. Rodrigo Siega

3 POR QUE EXISTEM SISTEMAS AUTOMÁTICOS? X X

4 2000 a.C. - ÁBACO (ABACUS = Tabuleiro de jogo, em latim). Marco inicial dos dispositivos de cálculo. Utilizada pelos fenícios. Pré-História PEDRINHAS (CALCULUS, em latim).

5 Ossos de Napier ( ) como auxílio à multiplicação e divisão, pelo nobre escocês matemático John Napier. PASCALINE ( )foi a primeira máquina de calcular mecânica, com base em rodas e engrenagens para realizar somas e subtrações. Calculadora de Leibnitz (1673) introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas.

6 Máquina de tear (1801) Joseph Marie Jacquard introduziu o conceito de armazenamento de informações em placas perfuradas, para controlar uma máquina de tecelagem. Arithometer (1818) a primeira calculadora realmente comercializada com sucesso(até 1920). Ela fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e com a assistência do usuário efetuava as divisões.

7 Máquina Diferencial de Babbage (1820) modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano. Máquina Analítica (1833) com o auxílio de Ada Lovelace, Babbage também criou a chamada Máquina Analítica, constituída de unidade de controle de memória, aritmética, de entrada e de saída. Sua operação era comandada por um conjunto de cartões perfurados. Máquina de Hollerith (1889) Herman Hollerith cria sua máquina de perfurar cartões e máquina de tabular e ordenar, que revoluciona o processamento de dados.

8 Analógico x Digital Refere-se ao sistema de representação que pode ser por analogias ou semelhanças (analógico) ou por dígitos numéricos (digital). Exemplo: Relógio Analógico : Ponteiros fazem analogia à posição do sol. Digital : Mecanismo de quartzo, através de um cristal. Este cristal gera pulsos elétricos, que são convertidos em unidades de tempo e adaptável não apenas a horas, minutos e segundos, mas também a dias, meses e anos.

9 Então: Por que os computadores foram criados?

10 -Utilização de Relés e Válvulas eletrônicas; -ENIAC (Computador integrador numérico eletrônico) Primeiro computador digital; somas ou 357 multiplicações por segundo; Peso 30 toneladas e 93m 2. Programação por cabos(única);Programação por cabos Entrada de dados por cartões perfurados;cartões perfurados Alto consumo de energia e muitos problemas; BUG; Fotos do Eniac: Eniac1Eniac1; Eniac2; Eniac3; Eniac4; Eniac5;Eniac2Eniac3Eniac4Eniac5 1ª Geração de Computadores ( )

11 -John Von Neuman introduziu o conceito programa armazenado e uma arquitetura que influencia os computadores até hoje; -EDSAC: Computador com programação armazenada;EDSAC -UNIVAC-1: Primeiro computador comercial (48 unidades vendidas);UNIVAC-1 -FORTRAN: Primeira linguagem de alto nível; 1ª Geração de Computadores ( )

12 2ª Geração de Computadores ( ) -Utilização de transistores; -Burroughs B-205 (PUC-RJ);Burroughs B-205 -COBOL; -Estudos para a construção dos CI(Circuitos Integrados); -Programa Monitor para Sistema Operacional;

13 3ª Geração de Computadores ( ) -Utilização de Circuitos Integrados; -A tecnologia de pequena escala de integração (SSI -Small Scale of Integration); -Criação da Intel; -ARPANET – Departamento de Defesa Americano; -INTERNET – UCLA, UC Santa Barbara, Stanford e Utah; -UNIX;

14 4ª Geração de Computadores ( ) -Utilização de Microchips; -Surgimento de grandes potências da informática (Microsoft, Apple, AMD, etc); -Tecnologia Acessível; -Total Integração; -Grande capacidade de armazenamento e processamento;

15

16 MEIRELLES, F. Informática: Novas Aplicações com Microcomputadores. Makron Books MARÇULA, M. Informática: Conceitos e Aplicações. 1ª Ed. São Paulo: Ed. Érica, Referências Bibliográficas


Carregar ppt "Evolução da Computação Prof. Rodrigo Siega Prof. Rodrigo Siega."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google