A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Professor: Ermerson de Oliveira Moraes Graduado em Administração – Comércio Exterior Especialista em Logística e Gestão de Pessoas Graduado em Sistema de Informações ermersom.blogspot.com.br

2 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Conteúdos Evolução da Tecnologia da Informação: Evolução das “máquinas” de processar informações O desenvolvimento da tecnologia de suporte de sistemas O papel e o valor da informação As formas dos computadores no nosso dia a dia Componentes básicos do computador: Processador Memória Dispositivos de entrada e saída Armazenamento em disco

3 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Software: Sistemas Operacionais Softwares Aplicativos Softwares Utilitários Funcionamento dos Computadores: Transformando dados em informações Sistemas Numéricos Processamento de Dados e Unidade Central de Processamento Processamento de Dados e Memória Fatores que afetam a velocidade de processamento CPUs usadas em microcomputadores

4 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Referências MANZANO, André Luiz N. G. Estudo dirigido de informática básica. 7ª Edição, São Paulo:, Editora Érica, 2007. NORTON, Peter. Introdução a Informática. São Paulo, 1ª Edição, Editora Pearson Makron Books, 2005 VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: Conceitos Básicos. 7ª Edição, Editora Campus, 2004.

5 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS AVALIAÇÕES: 02 PROVAS 01 SEMINÁRIO DATAS A SEREM DEFINIDAS

6 Evolução da Tecnologia da Informação
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Os feiticeiros têm suas varinhas mágicas poderosas, instrumentos potencialmente perigosos, com vida própria. As bruxas têm seus ajudantes, criaturas dispostas a atender a todos os seus desejos. Os magos têm seus amuletos. Nós temos os computadores, criações poderosas que, por vezes, parecem ter vida própria, e que geralmente respondem a um comando mágico, desempenhando tarefas que acreditávamos ser incapazes de realizar sem algum tipo de ajuda sobrenatural.

7 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: Nesta mesma linha, também podemos dizer que: “Computador é um equipamento capaz de aceitar elementos relativos a um problema, submetê-los a operações predeterminadas e chegar a um resultado”.

8 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: As primeiras máquinas de computar apareceram no ano de A.C. no antigo Egito. De lá até o surgimento dos primeiros computadores digitais, no século passado, muitas engenhocas foram apresentadas. E a busca era tão somente conseguir melhorar o tempo usado para realizar operações matemáticas.

9 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: Os egípcios iniciaram o processo de efetuar medidas e análises para melhor controlar suas colheitas, construções e obras. Na Mesopotâmia, os pastores precisavam contar as ovelhas e criaram o sistema decimal baseado nos dedos das mãos.

10 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: Em A.C. surgiu a primeira ferramenta para auxiliar nos cálculos: um aparelho muito simples, formado por uma placa de argila onde se escreviam algarismos que auxiliavam nos cálculos, o ÁBACO.

11 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: Os bastões de Napier foram criados ( ) como auxílio à multiplicação e divisão, pelo nobre escocês matemático John Napier

12 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: Napier descobriu os logaritmos e desenvolveu as tabelas de logaritmos e trigonométricas, simplificando os cálculos de multiplicação, divisão, raízes quadradas e ângulos. Os logaritmos foram combinados com um dispositivo manual para acelerar os cálculos: as réguas de cálculo (1621), consideradas nossas atuais calculadora e primeiros dispositivos analógicos da computação

13 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: Blaise Pascal, matemático francês, inventou a primeira máquina de somar (máquina Pascalina) em 1642; construída com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofício do pai, que era contador. Mais tarde ela foi aperfeiçoada permitindo a multiplicação e divisão.

14 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: Charles P. Babbage, matemático inglês, projetou a Máquina das Diferenças em 1822, e a Máquina Analítica, em É considerado o precursor do computador eletrônico digital, pois sua máquina analítica possuía três estágios fundamentais (como os computadores atuais): (a) entrada (com cartões perfurados), (b) processamento utilizando memória (de engrenagens), abrigando o programa em execução e (c) saída.

15 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de máquinas de processamento de dados que operava com cartões perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890. Aumentou a velocidade de processamento dos dados do censo (tempo: 10 anos -> 3 anos), baixou custos, aumentou qualidade e quantidade da informação.

16 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 1ª Geração
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 1ª Geração MARK I: Criado durante a II Guerra Mundial, era considerado uma calculadora eletromecânica muito grande e o primeiro projeto de computador.

17 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador eletrônico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em Tinha cerca de válvulas, ocupava três andares e queimava uma válvula a cada dois minutos.

18 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: John Von Neuman Introduziu o conceito programa armazenado e uma arquitetura que influencia os computadores até hoje fez com que programas fossem introduzidos através de cartões perfurados como se fazia com os dados, desenvolveu a lógica dos circuitos, os conceitos de programa e operações com números binários deu origem a outros projetos, como EDVAC, IBM 650,UNIVAC

19 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 2ª Geração
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 2ª Geração Projetos foram implementados, baseados na utilização de Transistores. Computadores menores, mais baratos, consumiam menos energia, possuíam maior confiabilidade, eram mais rápidos (a velocidade passou para milionésimos de segundos) e eliminavam quase que por completo o problema do desprendimento de calor.

20 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 3ª Geração
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 3ª Geração Uso de nova tecnologia: os circuitos integrados (CIs), sendo a miniaturização de válvulas e transistores em um única pastilha de silício: o chip. A tecnologia de pequena escala de integração (SSI -Small Scale of Integration). O uso de CIs permitiu o surgimento de computadores de menores dimensões, mais rápidos e menos caros, com baixíssimo consumo de energia e mais confiáveis.

21 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 4ª Geração
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 4ª Geração O número de transistores podendo ser integrados numa pastilha de silício atingiu a faixa dos milhares e, logo em seguida, dos milhões Microprocessadores CI- VLSI (Very Large Scale of Integration) surgiram os novos computadores, ainda menores, mais velozes (passando a atingir trilionésimos de segundos) e mais poderosos. A memória alcançou, inicialmente 1M e não parou de Aumentar. Surgiu o microcomputador e a era da informática pessoal.

22 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 4ª Geração
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 4ª Geração Nasceu a empresa INTEL que começou a desenvolver o primeiro microprocessador, o Intel 4004 (equivalente ao ENIAC). Nasceu também a Apple, com a criação do Apple I.

23 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 4ª Geração
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 4ª Geração A IBM introduziu no mercado o PC, microcomputadores que se tornaram padrão: PC, PC-XT, PC-AT, PX-XT, PC 386, PC 486, etc. Surgem os supercomputadores: Usados em laboratórios e centros de pesquisa aeroespaciais, empresas de altíssima tecnologia, previsão do tempo e a produção de efeitos e imagens computadorizadas de alta qualidade.

24 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 5ª Geração
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 5ª Geração Agora, cientistas do MIT fizeram alterações e melhoraram a tecnologia de fotolitografia para criar linhas com 25 nm de largura, espaçadas entre si por 25 nm. E segundo eles, ainda dá para apertar mais.

25 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: Como pôde ser observado, o hardware foi o que sofreu as maiores transformações. Mas também vemos muitas evoluções no software: 1957 : Primeiro compilador Fortran 1959 : Comitê Codasyl é formado para criar o Cobol (Common Business Oriented Language). 1959 : A linguagem Lisp é criada para aplicações de inteligência artificial 1960 : Desenvolvido o padrão Algol 60.

26 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 1964 : Linguagem Basic (Begginer’s All-purpose Symbolic Instruction Codes) é criada. 1957 : Primeiro compilador Fortran 1959 : Comitê Codasyl é formado para criar o Cobol (Common Business Oriented Language). 1959 : A linguagem Lisp é criada para aplicações de inteligência artificial 1960 : Desenvolvido o padrão Algol 60.

27 Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história:
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Um pouco de história: 1967 : Criação da linguagem Simula, a primeira linguagem orientada a objetos. 1971 : Linguagem Pascal é criada. 1972 : Linguagem C é criada no Bell Labs. 1972 : Linguagem Prolog é criada na Universidade de Marseille. 1980 : Linguagem Ada é criada. 1983 : Linguagem C++ é desenvolvida. 1995 : Linguagem Java é lançada pela Sun.

28 Evolução da Tecnologia da Informação
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Classificação geral dos computadores Computadores analógicos: Manipulam sinais elétricos do tipo contínuo. A programação geralmente acha-se implementada na fiação de seus circuitos. São utilizados principalmente para controle de processo e instrumentação. Possuem característica apropriada para medição por tratar informações analógicas (contínuas).

29 Evolução da Tecnologia da Informação
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Classificação geral dos computadores Computadores digitais: Manipulam sinais elétricos do tipo discreto. A programação é elaborada através do uso de uma linguagem de programação. São usados em aplicações científicas e comerciais. Possuem a característica de “contar” (por serem discretos - 0 ou 1). Computadores híbridos. Reúnem as características dos dois anteriores.

30 Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados Entender como funciona o processamento das informações no computador é fator determinante para conhecer as múltiplas possibilidades de tarefas exercidas pelo computador. O sistema de processamento de dados é composto pelo: · Hardware (componentes físicos); · Softwares (componentes lógicos); · Dados (alimento deste conjunto); · Pessoas (operadores deste conjunto).

31 Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados O computador não é uma máquina com inteligência. Na verdade, é uma máquina com uma grande capacidade para processamento de informações, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operações que realiza sobre esses dados. Basicamente, o computador é organizado em três grandes funções ou áreas, as quais são: entrada de dados, processamento de dados e saída de dados.

32 Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados Para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornecê-los a ele. Para isso, o computador dispõe de recursos como o teclado (para digitação, por exemplo, do texto que define um programa de computador), o mouse (para selecionar opções e executar algumas operações em um software qualquer), disquetes e CDs para entrada de dados.

33 Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados O processamento dos dados é feito na CPU - Central Process Unit - unidade de processamento central (ou simplesmente processador, como o Pentium), onde a informação é tratada, sendo lida, gravada ou apagada da memória, sofrendo transformações de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas.

34 Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados Os dados resultantes do processamento das informações pelo computador podem ser apresentadas de inúmeras formas, e por meio de diversos dispositivos. O monitor de vídeo é um dos principais meios para se obter dados de saída do computador: tanto texto normal ou formatado (como em tabelas ou formulários) e gráficos podem ser apresentados ao usuário através desse dispositivo. Se quisermos que os resultados sejam apresentados em papel, podemos fazer uso de impressoras e/ou plotters (para “plotagem” de desenhos).

35 Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS Evolução da Tecnologia da Informação Sistema de Processamento de Dados Podemos representar o sistema de processamento de dados como na figura a seguir:


Carregar ppt "SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google