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2 Olhar a situação das famílias e dos jovens 3 4 Relações Superficiais Imaturidade Não sabem o que é amor Gostar é + importante Sexo é considerado Real.

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3 Olhar a situação das famílias e dos jovens 3

4 4 Relações Superficiais Imaturidade Não sabem o que é amor Gostar é + importante Sexo é considerado Real Vs. Virtual Carências + TER - SER + Exterior - Interior Permissi- vidade Velocidade Vítimas da Mídia Inversão e novos papéis Necessidade de sentir Espera da hora certa Dentro e fora da família Corpo supervaloriz. Liberdade? Tempo Atividades Adultos imaturos

5 FIM DO ROMANTISMO OU UMA ÉPOCA DO SENTIMENTO + RACIONAL? 5

6 FIM DOS MODELOS OU ADVENTO DA ÉPOCA DAS REALIDADES RELATIVAS E SEGMENTADAS? 6

7 A RELAÇÃO COM O OUTRO É UMA REALIDADE EM CONFORMIDADE COM AS CONVENIÊNCIAS DA PESSOA. 7

8 OS RELACIONAMENTOS TENDEM À TENSÃO PORQUE AMBOS PUXAM A CORDA PARA O SEU LADO. 8

9 FALTA: EQUILÍBRIO EMOCIONAL-AFETIVO E PSICO-COMPORTAMENTAL 9

10 FALTA: SABER NEGOCIAR AVANÇAR E RETROCEDER; PRESSIONAR E SOLTAR; CEDER E ENDURECER. 10

11 PRECISAMOS REVERTER ESSA SITUAÇÃO E VALORIZAR O RELACIONAMENTO DO NAMORO, AJUDANDO A REFLETIR EM FAMÍLIA, NA ESCOLA, NA SOCIEDADE E ENTRE OS PRÓPRIOS NAMORADOS. 11

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13 Mostrar que embora vivamos em uma época descolada em que todos aparentam saber tudo, falar sobre o namoro é tocar em um campo da vida que ainda é pouco explorado em profundidade, dada a velocidade com que as coisas acontecem na vida das pessoas. Assim, pretende-se:

14 1.Contrapor os verdadeiros valores humanos e cristãos ao que a sociedade oferece e que tem provocado grandes problemas às pessoas, principalmente quando se trata de relacionamentos.

15 Do namoro ao casamento encontramos problemas que se originam de uma vivência egoísta, egocêntrica e individualista, que estimula na pessoa um desejo hedonista e compulsivo ao consumismo (materialismo) e, consequentemente, à competição. 15

16 2.Ajudar os pais e também os educadores e toda a sociedade, através de uma reflexão sobre valores e sobre a vantagem de um comportamento consciente e responsável. 16

17 3.Ajudar na formação das equipes do Setor Pré-matrimonial da Pastoral Familiar, notadamente com as que trabalham com a Preparação Remota, para que possam criar oportunidades de contato com os jovens e com os namorados com a finalidade de orientá-los para viverem bem esse período da vida.

18 4.Oferecer aos namorados textos e atividades que os estimule: À prática do diálogo; A uma reflexão sobre suas atitudes no relacionamento;

19 A descobrirem os caminhos possíveis para seu namoro diante desta sociedade que os estimula... A verem o outro apenas como uma oportunidade de ter prazer e de ser feliz egoisticamente. A uma vivência prematura do relacionamento íntimo (sexual); A experimentarem relacionamentos passageiros; A não terem a fidelidade como uma prática; A agirem de maneira individualista; A privilegiarem o TER em detrimento do SER – devido a cultura consumista hoje em vigor.

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23 01. O que é namorar? 02. Por quê namorar? 03. Já sei namorar! Será? 04. Sexo pra quê? 05. Amar é... ??? 06. O vermelho da paixão 07. Quando é que o amor acontece? 08. O alimento do namoro 09. Comunique- se! 10. O namoro e os outros 11. Namoro, aprendizado do repartir 12. Namoro na TV (e nas outras mídias também) 13. Namorar é sonhar junto 14. Ciúme, possessividade, alteridade Namorar nas tempestades 16. Família... Família... Cachorro, gato, galinha 17. Por que e para que noivar? 18. Casar é um eterno namorar

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26 A família precisa educar: –Para a afetividade; –Para a oração; –Para o relacionamento; –Para uma sexualidade sadia. Para ajudar os namorados precisamos abrir o debate sobre o tema dentro dos lares, nas comunidades e paróquias, e também nas escolas, associações etc. 26

27 Educar para o amor: 27

28 E fazermos com que os namorados possam ter condições de ter acesso ao material, de refletir e poder fazer sua opção consciente para um relacionamento que pode, verdadeiramente, conduzi-los a um futuro a dois. 28

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