A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EPEB Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EPEB Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia"— Transcrição da apresentação:

1 EPEB 2016 0410515 - Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia
Docentes: Maria Elice Brzezinski Prestes e Rosana Louro Ferreira Silva Estagiários PAE: Bruno Rafael Santos de Cerqueira, Gabriel de Moura Silva (noturno) e Naomi Towata (integral) Monitores de Graduação: Gabriela Christine Santos (integral) e Úrsula Simonetti Lovaglio (noturno) Monitores-bolsistas LabLic: Renato Yoshikawa

2 Equipe

3 Futuros professores 1 Na licenciatura, já cursei ...
2 Já fiz estágio em escola nas disciplinas de ... 3 O que espero desta disciplina para a minha formação é ...

4 Como será o nosso trabalho
DATA Aula Temas e estratégias de ensino Atividades 50h escola-campo 02/08 01 Apresentação dos presentes e da disciplina (cronograma do curso) Definição dos grupos de trabalho (2 a 3 alunos) e da escola-campo de estágio Ensino com pesquisa: questões de concepções prévias Estudo dirigido Levantamento de percepções sobre o estágio com pesquisa Atividade Texto 1 –Cap. 10 e 11 de Carvalho, A. M. P. Os Estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012. 09/08 02 RS Aula expositivo-dialogada: Análise de interações discursivas de uma transcrição de aula / Mediação docente e o papel do estágio Ensino com pesquisa: questionário do perfil dos licenciandos Plantão de dúvidas e orientações da prática na escola Leitura prévia Texto 2 –MORTIMER, E. F. e SCOTT, P. Atividade Discursiva nas Salas de Aula de Ciências: Uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações no Ensino de Ciências, 7 (3):  , 2002. 10 h de observação da escola, seu contexto e professores e levantamento e análise de dados de avaliações externas. 20h de observação de aula. 16/08 03 ME Aula expositivo-dialogada: Temas de pesquisa e Métodos de coleta de dados de pesquisa em ensino Seminário EPEB 2015 (Úrsula e Gabriela) 23/08 04 Aula expositivo-dialogada: Análise de dados de pesquisa em ensino Análise de conteúdo em grupos a partir de dados de uma pesquisa em ensino 30/08 05 Aula expositivo-dialogada: Avaliações externas Texto 3: Blasis, E.; Falsarella, E.M.; Alavarse, O.M. Avaliações externas: perspectivas para a ação pedagógica e a gestão do ensino. São Paulo: CENPEC : Fundação Itaú Social, 2013. 06/09 Não haverá aula: Semana da Pátria, 5 a 10 13/09 06 Aula no laboratório de informática, com plantão da equipe (integral) Preparação dos seminários de observação.

5 Como será o nosso curso 20/09 07 ME
Questões atuais de educação – diretrizes curriculares 27/09 08 Seminários de observação 04/10 Não haverá aula: Semana Temática da Biologia, 03 a 07 10h de intervenção e coleta de dados na escola 10 horas de análise de dados da intervenção com pesquisa. 11/10 09 Plantão/Tutoria: projetos de intervenção com pesquisa. (ver tabela postada no Moodle, para saber qual o dia e horário de tutoria do seu grupo) Discussão, com cada grupo separadamente (de acordo com os horários da tabela) das propostas de Plano de Intervenção com pesquisa. Roteiro de plano de intervenção com pesquisa. Postar roteiro preenchido no Moodle até 10/10. 18/10 10 Plantão/Tutoria dos projetos de intervenção com pesquisa. (ver tabela postada no Moodle, para saber qual o dia e horário de tutoria do seu grupo) Roteiro de plano de intervenção com pesquisa. Postar roteiro preenchido no Moodle até 17/10. 25/10 11 Discussão coletiva sobre os planos de intervenção e levantamento de contribuições 01/11 12 Reunião dos grupos: Preparação da apresentação da intervenção de estágio 08/11 13 Seminários de apresentação audiovisual da intervenção de estágio 15/11 Não haverá aula: Proclamação da República, 14 e 15 22/11 14 Entrega do relatório de estágio. 29/11 15 Encerramento e avaliação da disciplina e da proposta de estágio por projeto Avaliação final.

6 Comunicação Moodle Caderno itinerante s (do Jupiter)

7 Acordos sobre os estágios com pesquisa
Grupos de 2 a 3 alunos: não serão aceitos estágios individuais nem grupos maiores, não insista! Escolas-campo distintas para cada grupo: indicar escolhas para os monitores. Tema e estratégia da intervenção devem ser definidos a partir das atividades de observação e do diálogo com professores: não somos os donos do saber docente! Atividade de intervenção deve ter os alunos como protagonistas: não serão aceitas aulas expositivas. As abordagens de pesquisa devem ser escolhidos entre: Educação ambiental Motivação e/ou emoção da aprendizagem Concepções de Natureza da Ciência (NdC) Trabalhos práticos Concepções prévias

8 Iniciar as leituras!

9 Iniciando as atividades
1) Com quem vou trabalhar? Definam os grupos dos estágios com pesquisa e indiquem aos monitores. Podem incluir colegas que não estão presentes hoje, desde que acordado entre vocês. 2) Contribuindo com o ensino com pesquisa, da equipe de EPEB Discutam o que significa ser um professor pesquisador e respondam (no grupo): Que aspectos da ação pedagógica que ocorre nos estágios poderiam ser objeto de pesquisa/investigação? Que benefícios a investigação desses aspectos poderiam trazer para a escola? Que benefícios a investigação desses aspectos poderiam trazer para a sua formação como licenciandos de ciências biológicas? Preencham individualmente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) Terminadas as tarefas, podem ir para o intervalo – retorno 16h / 21h

10 Estimulando a reflexão
Estudo dirigido: texto e questões distribuídas pelos monitores Discussão coletiva Tempo de execução: 1h30

11 Orientações para próxima aula

12 Escolhendo a escola-campo
Análise da compilação dos monitores-educadores do LabLic das escolas-campo de estágio. Indicação das escolhas para os monitores. Terminada a tarefa, fim de aula!


Carregar ppt "EPEB Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google