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SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

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Apresentação em tema: "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Prof. Ronaldo - Geografia/2º Bimestre

2 Por que estudar Direitos Humanos?
Em virtude das violações cometidas contra a dignidade humana em todo o mundo, torna-se indispensável o conhecimento, a defesa e o exercício dos direitos da pessoa. Os direitos humanos estão em tudo que a sociedade faz, mas foram compreendidos aos poucos, ao longo da História, por gerações e gerações de pessoas que lutaram por seus direitos. Na Revolução Francesa, de 1789, surgiu a o lema: “liberdade, igualdade e fraternidade”.

3 Depois da Segunda Guerra e da criação da Organização das Nações Unidas (também em 1945), líderes mundiais decidiram complementar a promessa da comunidade internacional de nunca mais permitir atrocidades como as que haviam sido vistas na guerra. Assim, elaboraram um guia para garantir os direitos de todas as pessoas e em todos os lugares do globo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de Dezembro de 1948. O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta.

4 O que são Direitos Humanos?
São direitos fundamentais de todo ser humano, sem nenhuma discriminação, seja étnica, social, econômica, jurídica, política ou ideológica. Eles constituem condição indispensável para se alcançar uma convivência em que todos sejam respeitados indistintamente. Algumas características dos Direitos Humanos Os direitos humanos são: Universais: aplicam-se a todos os indivíduos, independentemente de sua nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção político filosófica; Naturais: sua origem não é o Estado ou as leis, mas a própria natureza humana. Inalienáveis: nenhuma pessoa pode renunciar a eles ou negociá-los, e o Estado não pode dispor dos direitos dos cidadãos. Invioláveis: não podem ser destruídos, o que constituiria um atentado contra a pessoa.

5 O que é preciso para garantir que os direitos humanos sejam respeitados?
É necessário disposição das sociedades em observá-los e punição para os que violam aos princípios de igualdade dos seres humanos. Classificação dos direitos humanos Direitos civis e políticos: direito à vida, direito à igualdade perante a lei; direito à integridade física e moral; direito a praticar a própria religião ou a não ter nenhuma; direito à liberdade de expressão; direito à liberdade de informação; direito à liberdade de circulação; direito do cidadão de participar da vida política, dentre outros. Direitos econômicos e sociais: situam os indivíduos em um conjunto social, seja pela atividade que desempenha – empregado, empregador etc. - , seja porque requer proteção especial – menores, idosos, desempregados, enfermos etc.

6 Alguns exemplos de violação dos direitos humanos
Direitos de solidariedade: só podem ser garantidos mediante a participação solidária de todos os membros da sociedade – direito a paz, ao progresso integral como pessoa e como coletivo, ao meio ambiente saudável e equilibrado e ao patrimônio comum da humanidade Alguns exemplos de violação dos direitos humanos Observe as imagens a seguir e responda: Quais direitos estão sendo violados? Porque as imagens representam a violação de um ou vários direitos humanos básicos? O que pode ser feito para que esses direitos sejam assegurados?

7 Muro entre Israel e Palestina (Faixa de Gaza)
Artigo 13 1. Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.  2. Todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar.

8 Em Bruxelas uma simulação de apedrejamento em protesto contra a condenação da iraniana Sakineh condenada a morte por apedrejamento. Artigo 3 Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

9 INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Artigo 18 Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular.

10 Artigo Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família saúde, bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis e direito à segurança em caso de desemprego, doença invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle. 

11 Artigo 23.º 1. Todos devem ter direito ao trabalho de maneira igualitária e com remuneração satisfatória e que permita a existência de sua família de maneira digna. Artigo 25.º Todos devem receber uma remuneração que possibilite o acesso a quesitos como saúde, bem-estar, vestuário, entre outros. Também devem ser segurados os direitos de todos durante o desemprego ou invalidez, assim como a maternidade e infância merecem assistências sociais especiais pautadas na proteção social.

12 Artigo 1 - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. Artigo 7 Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

13 PARA REFLETIR

14 PARA REFLETIR

15 PARA REFLETIR


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