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Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional

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Apresentação em tema: "Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional

2 Objetivo Geral Desenvolver competências de relacionamento interpessoal consideradas fundamentais em contexto social e profissional

3 EU OUTROS NÓS Normalização e conflitos Autoconceito Perceção do “EU”
Autoestima EU OUTROS Perceção do “OUTROS” Atitudes Impressões Estereótipos Preconceitos NÓS Perceção do “NÓS” Grupos e seus funcionamento Normalização e conflitos

4 Processo de socialização
Desenvolve-se no interior de uma dada cultura e consiste na aprendizagem dos valores, normas, padrões de comportamento característicos de uma determinada sociedade ou de um grupo social, com o objetivo de facilitar a integração social do indivíduo na comunidade a que pertence e, ao mesmo tempo, assegurar a continuidade desta.

5 Processo de socialização
Processo mediante o qual o indivíduo interioriza, sob a influência de agentes socializadores significativos (família, escola, grupos de pares, meios de comunicação social), os padrões culturais do meio a que pertence adaptando-se a ele nos planos biológico, psicomotor, afetivo, ideológico de modo a poder desenvolver e constituir a sua personalidade própria.

6 Relatividade cultural
+ Cada ser humano é uma realidade culturalmente condicionada por gestos, atitudes, comportamentos, pensamentos e sentimentos. Logo, o comportamento humano não pode ser compreendido e avaliado fora do seu contexto cultural, isto é, deve ser julgado consoante o meio cultural que o condiciona e que o formou.

7 Conceito de atitude As atitudes são avaliações (juízos de valor) aprendidas e relativamente estáveis, de sinal positivo ou negativo, a respeito de algo ou de alguém. Temos atitudes e efetuamos avaliações de pessoas (amigos, familiares, vizinhos), de grupos profissionais (jornalistas, polícias, taxistas, médicos), de instituições (família, escola, estado), de objetos materiais (computadores, carros, televisões)

8 Exprimem atitudes porque avaliam determinados objetos
Conceito de atitude Exemplos de juízos: “A pena de morte é uma barbaridade” “O futebol é um jogo aborrecido” “Os judeus são inteligentes e dotados para o negócio” “A Sida vai exterminar-nos” “Gosto pouco de livros” Exprimem atitudes porque avaliam determinados objetos

9 Componentes de uma atitude:
Consideremos a seguinte atitude: “Adoro esquiar, nada para mim é mais divertido, além de que é um excelente exercício para estar em forma. Estou sempre à espera que chegue o Inverno ou então procuro sítios onde se pode esquiar” Podemos destacar 3 componentes nesta atitude: Componente cognitiva Componente afetiva Componente comportamental

10 Componente cognitiva – refere-se às crenças e ideias do indivíduo, neste caso, sobre “esquiar” (o objeto avaliado). Existe a convicção de que esquiar é um exercício que faz bem à saúde e melhora a aparência Componente afetiva – refere-se aos sentimentos ou reações emocionais suscitados por determinado estímulo, neste caso, a reação afetiva é muito positiva, pois esquiar é considerada uma atividade extremamente agradável. Componente comportamental – refere-se à predisposição para agir de forma favorável ou desfavorável ao estímulo ou objeto de atitude, neste caso, o indivíduo que adora esquiar tenta, sempre que possível, praticar essa atividade

11 Formação das atitudes As atitudes são aprendias no processo de socialização, no meio social onde a pessoa está inserida. Fontes de influência: Pais Grupo de pares Escola e a educação Os meios de comunicação de massa

12 Relações interpessoais e interação grupal
As primeiras impressões A partir do 1º contacto que temos com alguém que não conhecemos, construímos uma imagem, uma ideia sobre essa pessoa, a partir de algumas características, de alguns indícios que apreendemos no primeiro encontro. Selecionamos apenas alguns aspetos que consideramos mais significativos, naquele momento e naquela situação e que nos levam a avaliar a pessoa

13 Relações interpessoais e interação grupal
Impressões – processo pelo qual organizamos a informação acerca de outra pessoa de modo a integrá-la numa categoria Formação das Impressões – na base da formação de impressões está a interpretação, isto é, nós percecionamos o outro, a partir de uma grelha de avaliação que remete para os nossos conhecimentos, valores e experiências pessoais.


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