A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
RITOS SIGNIFICADOS PERCEPÇÕES MITOS IMAGENS IDÉIAS CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL RELAÇÕES SÍMBOLOS SENTIMENTOS REPRESENTAÇÕES A. Fischer

2 RAÍZES TEORICAS DO CONCEITO DA CULTURA ORGANIZACIONAL
A Gestão do Clima e da Cultura Organizacional nas Empresas Competitivas RAÍZES TEORICAS DO CONCEITO DA CULTURA ORGANIZACIONAL CULTURA ORGANIZACIONAL Sociologia e Política Antropologia Psicanálise O que o homem é? (teia de significados) - Percepção consciente ou não consciente do mundo? - Consciência Coletiva A. Fischer

3 A GESTÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO
NO TRABALHO x ORGANIZAÇÕES FORMAIS INDIVÍDUOS Objetivo, Estratégia, Tecnologia, Processos, Estrutura Personalidade + Ambiente Social Aprendizagem NEGÓCIO COMPORTAMENTO E q u i l í b r i o

4 O QUE É AMBIENTE ORGANIZACIONAL
SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS PRODUÇÃO PRODUTOS RELAÇÕES IDEOLÓGICA Percepção Opinião Avaliação Conhecimento Crenças Valores REPRESENTAÇÕES SOCIAL Instituições Porque vida social implica significados compartilhados? Qual é o papel dos significados? PESSOAS ESTABELECEM RELAÇÕES E AO PRODUZIR GERAM, NECESSARIAMENTE SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS POR MAIS TAYLORISTA QUE SEJA O PROCESSO PRODUTIVO ELE GERAL PERCEPÇOES COLETIVAS – COMO EU VEJO MEU TRABALHO, MEU GERENTE, MINHA EMPRESA, MEU SALÁRIO. UMA FORMA PREDOMINANTE DE VER AS COISAS DENTRO DE UM GRUPO NÃO HÁ COM O TRABALHAR SEM ESTABELECER RELAÇÕES E UMA VEZ HAVENDO RELAÇÕES HUMANAS SE PRODUZ SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS ELES TEM A FUNÇÃO DE FACILITAR A VIDA EM SOCIEDADE É BEM MELHOR VIVER EM GRUPOS QUE NÓS SABEMOS O QUE PENSAM ECONÔMICA Bens e Serviços SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS PRODUZIDOS PELAS PESSOAS EM GRUPO

5 O QUE É AMBIENTE ORGANIZACIONAL?
SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS PRODUÇÃO NÍVEIS REPRESENTAÇÕES RELAÇÕES CLIMA CULTURA Percepção Opinião Avaliação IDEOLÓGICA Conhecimento Crenças Valores “Core Value” Os gestores sempre estão administrando o ambiente organizacional, conscientes disso ou não! Trata-se de um gerenciamento de significados – do que as pessoas pensam Quanto mais alto o nível de gestão mais profundo o nível de responsabilidade sobre o ambiente (DIFERENTES NEGÓCIOS = DIFERENTES AMBIENTES: CLIMA IDEAL É O CLIMA COERENTE COM O NEGÓCIO)

6 AMBIENTE ORGANIZACIONAL - COMO É FORMADO ?
“REPRESENTAÇÕES DAS PESSOAS, SOBRE AS SUAS EXPERIÊNCIAS (RELAÇÕES) NO ESPAÇO ORGANIZACIONAL LEGITIMADAS PELO GRUPO” SATISFAÇÃO MOTIVAÇÃO CULTURA CLIMA ORGANIZACIONAL COMPREENSÃO CONCORDÂNCIA CRENÇAS E VALORES A. Fischer

7 FUNÇÃO DA CULTURA PARA O INDIVÍDUO
O NÁUFRAGO FUNÇÃO DA CULTURA PARA O INDIVÍDUO IDENTIDADE: (Eu e o outro) RAZÃO DE SER (Por que estamos aqui?) SEGURANÇA (O que é verdade?) WILSON

8 FUNÇÃO DA CULTURA PARA O GRUPO
A Gestão do Clima e da Cultura Organizacional nas Empresas Competitivas FUNÇÃO DA CULTURA PARA O GRUPO (funcionalismo) Coesão Anticorpo Status-quo Limites A. Fischer

9 MANIFESTAÇÕES DA CULTURA BRASILEIRA
Cultura Organizacional MANIFESTAÇÕES DA CULTURA BRASILEIRA A CASA E A RUA VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? JEITINHO CLIENTELISMO JOGO DE CINTURA AOS AMIGOS TUDO AOS INIMIGOS A LEI FURA A FILA A. Fischer

10 ATUALIDADE DO TEMA NA TEORIA ORGANIZACIONAL
A Gestão do Clima e da Cultura Organizacional nas Empresas Competitivas ATUALIDADE DO TEMA NA TEORIA ORGANIZACIONAL 1980 EUA X JAPÃO AUTONOMIA MUDANÇA conflito de culturas? ideal de trabalho ideal de gestão AVANÇO DA ADMINISTRAÇÃO GLOBALIZAÇÃO, FUSÕES, AQUISIÇÕES, MULTINACIONALIZAÇÃO

11 CULTURA ORGANIZACIONAL: definição formal
A Gestão do Clima e da Cultura Organizacional nas Empresas Competitivas CULTURA ORGANIZACIONAL: definição formal É o padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funcionaram bem o suficiente a ponto de serem consideradas válidas e, portanto, de serem ensinadas a novos membros do grupo como a maneira correta de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas. A. Fischer EDGARD SCHEIN

12 CULTURA ORGANIZACIONAL
A Gestão do Clima e da Cultura Organizacional nas Empresas Competitivas 1. 2. 3. 4. 5. CULTURA ORGANIZACIONAL Ciclo de Vida do Grupo e Cultura Incidentes Críticos D E S A F I O 1. Empreendedor 2. Equipe 3. Profissionais 4. Sucessores 5. Novo Empreendedor Incidentes Críticos Incidentes Críticos Incidentes Críticos T E M P O

13 - + COMPONENTES E NÍVEIS DA CULTURA C 1. PRODUTOS VISÍVEIS O N S I Ê
A Gestão do Clima e da Cultura Organizacional nas Empresas Competitivas COMPONENTES E NÍVEIS DA CULTURA + Rotinas Processos (secular) Comportamentos Premissas Ética e Moral (sagrado) C O N S I Ê A 1. PRODUTOS VISÍVEIS O ambiente construído na organização. Comportamentos visíveis das pessoas 2. VALORES Limites do comportamento coletivo e individual 3. PRESSUPOSTOS BÁSICOS Relação da Organização com Ambiente Natureza do Trabalho Natureza do Ser Humano - A. Fischer

14 ELEMENTOS DA GESTÃO DA CULTURA
A Gestão do Clima e da Cultura Organizacional nas Empresas Competitivas ELEMENTOS DA GESTÃO DA CULTURA Rituais Heróis Estórias A. Fischer

15 Rituais e cerimônias Cultura Organizacional
São atividades que tem como função principal reforçar ou manter a cultura ou determinados valores de uma comunidade (empresa). Podem ser de: Integração Reconhecimento ou Reforço Degradação Passagem Iniciação A. Fischer

16 Ritos organizacionais mais comuns
Cultura Organizacional Ritos organizacionais mais comuns INTEGRAÇÃO REDUÇÃO DE CONFLITOS RITOS ORGANIZACIONAIS RENOVAÇÃO PASSAGEM REFORÇO DEGRADAÇÃO A. Fischer

17 Funções dos heróis Cultura Organizacional
Tornam o sucesso atingível e humano Fornecem modelos Simbolizam a organização Preservam a organização Estabelecem padrões de desempenho Motivam os empregados, fornecendo uma influência duradoura A. Fischer

18 CULTURA NUNCA É HOMOGÊNEA
A Gestão do Clima e da Cultura Organizacional nas Empresas Competitivas CULTURA NUNCA É HOMOGÊNEA CULTURA NACIONAL X CULTURA ORGANIZACIONAL CULTURA X CONTRACULTURA CULTURA IDEAL X CULTURA REAL CULTURA ORGANIZACIONAL X CULTURAS REGIONAIS A. Fischer

19 VALORES COMPARTILHADOS
A Gestão do Clima e da Cultura Organizacional nas Empresas Competitivas VALORES COMPARTILHADOS Sentimento de sucesso pessoal Comportamento organizacional VALORES COMPARTILHADOS Autoconfiança no entendimento dos valores Menor pressão do stress pessoal e profissional Relação com objetivos organizacionais Maior importância aos stakeholders A. Fischer

20 FASES DO MODELO DE MUDANÇA
Cultura Organizacional FASES DO MODELO DE MUDANÇA Justificação dos Conceitos Mensagem de transformação Estórias Promoção dos processos Relação com visão do futuro Reforço de atitudes individuais e relacionamentos Estimular experiência dos participantes A. Fischer


Carregar ppt "CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google