A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAS DE GRAFIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAS DE GRAFIA."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAS DE GRAFIA

2 Ortografia A Ortografia é o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa para a grafia correta das palavras e o uso de acentos, da crase e dos sinais de pontuação. A origem da palavra é grega e significa -orthós = certo, correto, direito, exato; e -grafia = escrita, estabelecendo, portanto, padrões para a forma escrita correta das palavras de uma língua.

3 Há palavras e expressões que podem causar dúvida quanto ao emprego:
POR QUE / POR QUÊ / PORQUE OU PORQUÊ? O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitasdúvidas. Com a análise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.

4 POR QUE: Por que razão você não fez a tarefa?. Não sei por que ele ainda não chegou. POR QUÊ: Vocês não comeram tudo? Por quê? Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro. PORQUE: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. PORQUÊ: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. Diga-me um porquê para não fazer o que devo.

5 MAS/MAIS ONDE/AONDE MAS: Tento não sofrer, mas a dor é muito forte.
É um dos garotos mais bonitos da escola. ONDE: Onde você foi hoje? AONDE: Aonde você vai? ONDE/AONDE

6 QUE/QUÊ Mal/Mau QUE: Convém que o assunto seja esquecido rapidamente.
Você precisa de quê? Mal/Mau MAL: Ele se comportou muito mal. A prostituição infantil é um mal presente em todas as partes do Brasil. MAU: Ele não é um mau sujeito.

7 AO ENCONTRO DE / DE ENCONTRO A
Quando avistei minha mãe fui correndo ao encontro dela. DE ENCONTRO A: Suas idéias sempre vieram de encontro às minhas. Somos mesmo diferentes. AFIM/A FIM AFIM:  Temos objetivos afins. A FIM:  Trabalho hoje a fim de folgar amanhã.

8 DEMAIS/ DE MAIS SENÃO/SE NÃO DEMAIS: Você é chato demais.
Alguns professores saíram da sala enquanto os demais permaneceram atentos às orientações. DE MAIS:  Não vejo nada de mais em seu comportamento. SENÃO/SE NÃO SENÃO:  Não fazia coisa alguma senão conversar. SE NÃO:  Se não houver conscientização, haverá escassez de água.

9 NA MEDIDA EM QUE/ À MEDIDA QUE
Na medida em que os projetos foram abandonados, os estagiários ficaram desmotivados. À MEDIDA QUE:  A emoção aumentava à medida que o momento da apresentação se aproximava.

10 A CERCA DE/ACERCA DE/HÁ CERCA DE
Os estudantes conversavam a cerca de dez metros da porta da escola. ACERCA DE: Discutimos acerca da melhor saida para o caso. HÁ CERCA DE: Há cerca de uma semana, discutimos a melhor decisão a tomar.

11 EM VEZ DE/ AO INVÉS DE TRÁS/ TRAZ
Em vez de jogar futebol, preferimos ir ao cinema. AO INVÉS DE: Ao invés do que previu a meteorologia, choveu muito ontem. TRÁS/ TRAZ TRÁS: As crianças surgiram por trás do muro. TRAZ: Quem traz João para a escola?

12 TAMPOUCO / TÃO POUCO TAMPOUCO:
Não realizou sua tarefa, tampouco apresentou qualquer justificativa. TÃO POUCO: Estudamos tão pouco esta semana! Você tem tão pouco entusiasmo pelo trabalho!


Carregar ppt "FORMAS DE GRAFIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google