A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição da Escola Sabatina 14 de Agosto a 20 de Agosto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição da Escola Sabatina 14 de Agosto a 20 de Agosto."— Transcrição da apresentação:

1

2 Lição da Escola Sabatina 14 de Agosto a 20 de Agosto

3 Lição da Escola Sabatina 14 de Agosto a 20 de Agosto Simpatia significa “com pathos”, e “pathos” está relacionado com piedade, amabilidade ou tristeza. Significa estar “com” alguém, mas de uma maneira profunda. Mostrar simpatia face às tristezas dos outros eleva a questão de nos “misturarmos” com os outros a um nível completamente novo. Mostrar simpatia era também uma forma fundamental de Jesus alcançar as pessoas.

4 Verso Áureo | Lucas 15:1-2 “E Jesus, saindo, viu uma grande multidão e, possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.”

5 PASSOS A DAR 1º passo: Reconhecer a importância que tem no método de serviço de Cristo mostrar simpatia aos outros através de palavras e ações. 2º passo: Dar passos práticos para demonstrar a compaixão e o amor de Cristo ao lidar com os outros.

6 1º PASSO Reconhecer a importância que tem no método de serviço de Cristo mostrar simpatia aos outros através de palavras e ações

7 Contrariamente à noção popular do Deus do Velho Testamento como sendo severo, mau, incapaz de perdoar e cruel, especialmente em contraste com Jesus e com a forma como Ele é representado no Novo Testamento, estes textos são apenas alguns entre muitos do Velho Testamento que revelam a compaixão de Deus para com a Humanidade. O que ensinam os textos acerca da compaixão de Deus para com a Sua Criação caída e arruinada aqui na Terra? Isa. 54:7-8, 10; Juí. 2:16-18

8 O que nos ensina Êxodo 2:23-25 acerca do modo como Deus lida com o sofrimento? Deus preocupa-Se profundamente com as pessoas (veja Tiago 5:11). Este tema vê-se em toda a Bíblia. No Salmo 56:8 David diz que: “Regista as minhas aflições; põe as minhas lágrimas no teu odre.” Deus sabe, Deus ouve, e Deus cuida dos Seus filhos.

9 2º PASSO Dar passos práticos para demonstrar a compaixão e o amor de Cristo ao lidar com os outros.

10 O que nos diz Mateus 9:35 e 36 e Lucas 7:11-16 acerca da forma como se revelam as verdadeiras simpatia e compaixão? A palavra simpatia também nos traz à mente outras palavras relacionadas, como empatia e piedade. Segundo diversos dicionários, compaixão é piedade, simpatia, empatia. A piedade é a tristeza que se sente devido ao sofrimento de alguém. A empatia é a capacidade de compreender ou de partilhar os sentimentos de outros. A compaixão e a simpatia mostram que não só entendemos o que os outros estão a passar, mas que queremos ajudar a aliviar e a remediar esse sofrimento. O nosso Jesus tinha grande compaixão.

11 Compaixão vem da palavra latina compati, que significa “sofrer com”. Na medida em que nós próprios sofremos, podemos também entender os sofrimentos dos outros; e, obviamente, tal como nós ansiamos receber compaixão e simpatia no nosso sofrimento, também deveríamos estar dispostos a dar o mesmo aos outros na sua necessidade. O que nos diz Colossenses 3:12, I Pedro 3:8 e I João 3:17 e como podemos revelar essa compaixão na nossa vida?

12 O nosso mundo está cheio de pessoas cansadas, sozinhas e desanimadas. Por vezes, algo tão simples como escutar com simpatia pode fazer toda a diferença na vida dessas pessoas. No Seu ministério, Jesus exemplificou como mostrar simpatia – sendo amável e gentil, ouvindo e curando.

13 Lição da Escola Sabatina 14 de Agosto a 20 de Agosto Simpatia significa “com pathos”, e “pathos” está relacionado com piedade, amabilidade ou tristeza. Significa estar “com” alguém, mas de uma maneira profunda. Mostrar simpatia face às tristezas dos outros eleva a questão de nos “misturarmos” com os outros a um nível completamente novo. Mostrar simpatia era também uma forma fundamental de Jesus alcançar as pessoas.

14 Como é que esta lição sobre mostrar simpatia pode afetar hoje a minha vida? Como podemos mostrar simpatia para com as pessoas sem sermos condescendentes ou sem as tratarmos como “coitadinhas”? O que podemos fazer quando sabemos que alguém está a passar necessidades, mas temos dificuldade em sentir simpatia, por causa do comportamento dessa pessoa?

15 Como é que posso usar esta lição sobre mostrar simpatia durante a próxima semana? Que passos pode dar a vossa igreja para mostrar simpatia para com as pessoas na vossa comunidade? Quão importante é o “toque pessoal” ao mostrarmos simpatia?

16 Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Que princípio bíblico da lição podemos usar hoje?

17 Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Vamos tomar essa decisão! PRINCÍPIOAPLICAÇÃOPROBLEMADECISÃO Comprender a necessidade de ministrar com simpatia Dar passos decisivos para mostrar simpatia e compaixão pelos outros Viver um cristianismo sem amor pelo próximo Decidir viver a simpatia e compaixão vividas por Jesus


Carregar ppt "Lição da Escola Sabatina 14 de Agosto a 20 de Agosto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google