A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRANSACT Julia Corrêa Côrtes Dezembro, 2007. CONTEXTO Projeto transact –PSA X marketumbrella.org –Objetivo –Conceito das áreas de estudo Santarém, Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRANSACT Julia Corrêa Côrtes Dezembro, 2007. CONTEXTO Projeto transact –PSA X marketumbrella.org –Objetivo –Conceito das áreas de estudo Santarém, Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 TRANSACT Julia Corrêa Côrtes Dezembro, 2007

2 CONTEXTO Projeto transact –PSA X marketumbrella.org –Objetivo –Conceito das áreas de estudo Santarém, Brasil New Orleans, EUA

3

4

5

6

7 METODOLOGIA Período: 1 mês 3 mercados públicos Uma vez por semana Período de 4hs Formulários: –entrevistas (consumidor, vendedor e moradores) –observações (consumidor e barraca de vendedor) Equipe: 4 pessoas Mercadão Tablado Cohab

8 RESULTADOS Entrevista com vendedores Entrevista com consumidores Entrevista com moradores dos bairros

9 SexoIdade FM Mercadão Tablado Cohab Distancia (média) KmTempo (min) Mercadao32,3593 Tablado12,3434,53 Cohab20,3965,54 Produtor/ pescador Intermediário Mercadao7624 Tablado3268 Cohab973 Distância Máxima Perfil do vendedor Outra atividade como fonte de rende SimNão Mercadao1358 Tablado1448 Cohab731 4,8Vietnamese Km 48Biloxi 28,9Upper 9th Ward 91CCFM BR : 21,6 KmEUA : 43,7 Km X ENTREVISTA COM VENDEDOR

10 Entrevista com vendedores APRUSANAss. BairrosZ-20STTRFAMCOSNenhuma Mercadão Tablado Cohab Sim 31Cohab 44Tablado 54Mercadão Não Você participa em outras feiras? Qual prefere? Mercadão 2000 (60%) Cohab (63%) Tablado (100%) 70% dos vendedores participam de outros mercados (Br = 36,7%) Características Aeroporto Velho (3) Aeroporto Velho (25) Cohab (9) Mercado 2000 (2) Mercadão 2000 (18) Aeroporto Velho (35)

11 dinheirofiado Troca de produto 100% 16% C>M>T 33% T>M>C Sempre foi a resposta com mais de 50% T>C>M SIM (70%) Comunidade Festas Igreja Futebol Quais são formas que você permite que o consumidor pague? Relação vendedor x consumidor Relação vendedor x vendedor Você costuma ter conversar com outros vendedores no mercado? Você costuma ver os vendedores fora do ambiente do mercado? ENTREVISTA COM VENDEDOR

12 Entrevista com consumidores SexoIdade FemMasc Mercadão Tablado Cohab Perfil do consumidor Distancia (média) KmTempo (min) Mercadao7,0736 Tablado13,934 Cohab1,665 Todo dia 1x por semana 1 x por mês 2x semana 3x semana 3 x por mês Mercadão Tablado Cohab Tempo de permanência (min) Mercadao ,29 Tablado32,3 Cohab25,4

13 Entrevista com consumidores Consumidor x mercado Além de comprar, qual outro motivo que vem à feira? ver os outrosambienteprodução localpassearnada Mercadão – 36%; seguido por passear (20%) e nada (15%) Tablado – 26%; seguido por nada (20%) e ver os outros (20%) Cohab - 41%; seguido por passear (17%) e nada (16%) Mercadão – 46%; seguido por APRUSAN (23%) e administrador (15%) Tablado – 41%; seguido por administrador (33%) e Z-20 (9%) Cohab - 32%; seguido por APRUSAN (24%) e administrador (23%) VENDEDOR Se tivesse alguma dúvida sobre o mercado à quem procuraria? APRUSANPREFEITURA NÃO SABE Z-20 ADMINIST.

14 Consumidor x mercado Se o mercado pudesse oferecer outro serviço, qual seria sua sugestão? MercadãoTabladoCohab Nada Serviço de saúde Serviço de limpeza/ higiene Caixa eletrônico Mais opção de produtos Melhor estrutura Nada Serviço de saúde Serviço de limpeza/ higiene Mais opção de produtos Banco Banheiro Caixa de informação Nada Serviço de saúde Melhor estrutura Serviço de limpeza/ higiene Banheiro Policia/segurança Como os consumidores enxergam o mercado: Mercadão Tablado Cohab Não limpo (75%); som inadequado (70%); não organizada (57%) Não limpo (68%); som adequado (59%); não organizada (59%) Não limpo (67%); som adequado (55%); organizada (50,7%) ENTREVISTA COM CONSUMIDOR

15 Consumidor x vendedor ENTREVISTA COM CONSUMIDOR Quantas conversas teve com vendedores além da conversação de compra? Mercadão Tablado Cohab Média: 2,3 Média: 1,9 Média: 3,1 Você tem tendência em comprar de vendedores que conhece mais? SIMNÃO Mercadão (66%) Cohab (58%) Tablado (49%) 40% sim 11% as vezes 2,8 1,7 2,4 Consumidor com consumidor

16 Você costuma freqüentar o mercado? SIM Bairro Cohab : 90 % Bairro Aldeia: 93% 31% só no Mercadão 62% em ambos os mercados Por que não? COHAB 38% prefere ir ao supermercado 19% mora longe 9% não gosta de ir à feira 9% não tem tempo ALDEIA Quem não vai em ambos os mercados 35% devido ao preço 21% mora longe 21% não gosta de ir a feira Quem vai somente no Mercadão 33% diz encontrar tudo no Mercadão 19% espaço e/ou atmosfera do Tablado 6% não gosta de ir a feira 6% diversidade e qualidade dos produtos 6% não tem tempo 70% frequentaria se tal aspecto mudasse ENTREVISTA COM MORADORES

17 Com qual freqüência? COHAB 73% todo sábado 18% duas vezes ao mês 6% uma vez ao mês ALDEIA Quem vai só no Mercadão 38% todo dia 37% uma vez por semana 9% duas vezes por semana 8% três vezes por semana Quem vai em ambos 21% todo dia 40% uma vez por semana 20% duas vezes por semana 30% todo dia 36% uma vez por semana 20% duas vezes por semana MercadãoTablado 43% vai ao Mercadão para comprar frutas e vegetais e ao Tablado para comprar peixes ENTREVISTA COM MORADORES

18 100% acredita que as feiras são importantes para a comunidade COHAB ALDEIA 46% devido a localização e acessibilidade 22% não soube responder 19% devido ao preço 15% devido à qualidade dos produtos 10% devido diversidade de produtos 26% não soube responder 25% devido a localização e acessibilidade 24% devido diversidade de produtos 17% devido ao preço 12% devido à qualidade dos produtos 12% devido a importância como fonte de alimentos

19 PERSPECTIVAS transact STTR Belterra PSA STTR Santarém Z-20 Marketumbrella.org ? ? ? ? ? ?

20


Carregar ppt "TRANSACT Julia Corrêa Côrtes Dezembro, 2007. CONTEXTO Projeto transact –PSA X marketumbrella.org –Objetivo –Conceito das áreas de estudo Santarém, Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google