Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS...
2
1 POR QUE CONTAR HISTÓRIAS?
3
1. As crianças gostam de histórias e, por meio delas, percebem o mundo, as tradições e os valores da sociedade em que vivem
4
2. Ouvindo histórias, as crianças têm oportunidade de desenvolver a imaginação, o gosto artístico e a capacidade criadora;
5
3. A criança estará desenvolvendo hábitos de audição e de expressão oral.
6
As histórias ajudam a criança a
organizar seu mundo emocional
7
COMO ESCOLHER HISTÓRIAS
Pelo gosto pessoal do contador Pela adequação à idade da criança Pela mensagem Pela beleza da linguagem Pela aventura
8
O professor precisa "gostar” da história, para contá-la bem a seus alunos. Se nem ele, professor, se empolga com a história, não poderá vivê-la e transmitirá a seu alunos uma versão insípida e apagada dos fatos e situações.
9
ADEQUAÇÃO DAS HISTÓRIAS AOS GOSTOS E INTERESSES DAS CRIANÇAS:
10
5 A 7- ANOS FASE DO PENSAMENTO LÚDICO. MÁGICO 8 – 12 ANOS 12-14 ANOS LÓGICO
11
FASE DO PENSAMENTO LÚDICO. PERÍODO EM QUE AS CRIANÇAS SE ENCANTAM COM O MARAVILHOSO, O MÁGICO, O INSÓLITO. A REALIDADE ASSUME FORMAS DE MISTÉRIO E ASSOMBRO. ASSIM, NESTA FASE, SÃO IDEAIS AS NARRATIVAS CURTAS: CONTOS DE FADAS, FÁBULAS SIMPLES, HISTÓRIAS MITOLÓGICAS, HISTÓRIAS DE ANIMAIS QUE FALAM, ÁRVORES QUE ANDAM, BRUXOS, FEITICEIRAS, VARINHAS DE CONDÃO;
12
FASE DO PENSAMENTO MÁGICO O SENTIDO DE AVENTURA, DO RISCO, DA CORAGEM COMEÇA A IMPOR-SE. ADVÉM A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO NAS AÇÕES, EM QUE A FABULAÇÃO ADQUIRIRÁ CONTORNOS DRAMÁTICOS. A CRIANÇA VAI, POUCO A POUCO, ENTRANDO NO MUNDO REAL
13
FASE DO PENSAMENTO LÓGICO
DOMÍNIO DAS NOÇÕES ABSTRATAS DE TEMPO, DE ESPAÇO, DE NÚMERO, DE SEMELHANÇA E DIFERENÇA E DE CAUSALIDADE. PENETRA-SE NO REAL DE UMA MANEIRA MAIS TOTAL. INTERESSE PELAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DO HERÓI; PELOS FEITOS HUMANOS; PELA SAGACIDADE DOS HERÓIS EM VENCER OS OBSTÁCULOS; PELA DEDICAÇÃO DO HOMEM AO SEU GRUPO SOCIAL. DAÍ, O GOSTO PELOS ROMANCES , PELAS BIOGRAFIAS ROMANCEADAS DE GRANDES VULTOS DA CIÊNCIA E DA CULTURA; PELAS LENDAS DO FOLCLORE; PELAS NARRATIVAS EM QUE SE TEM O AMOR PELAS COISAS INANIMADAS E PELOS DESFAVORECIDOS PELO DESTINO
14
OUTROS ELEMENTOS IMPORTANTES beleza de forma e conteúdo;
simplicidade e beleza da linguagem dramaticidade; mensagem autenticidade dos personagens
15
PARTES DO TEXTO NARRATIVO
Clímax Epílogo Enredo Coda Introd.
16
TIPOS DE RECURSOS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
17
Histórias lidas
18
Histórias com interferência
19
Histórias cumulativas
Ex.: A casa dorminhoca
20
Histórias sem texto
21
Histórias criadas pelas crianças
22
Histórias contadas com desenhos no quadro; com álbum seriado ;
1 Histórias contadas com desenhos no quadro; com álbum seriado ; com televisão de madeira com flanelógrafo ; com fantoches; com slides, filmes , data show; dramatizadas com caixa de madeira etc.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.