A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PEDAGOGIA º SEMESTRE PROFESSOR: CARLOS EDUARDO RODRIGUES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PEDAGOGIA º SEMESTRE PROFESSOR: CARLOS EDUARDO RODRIGUES."— Transcrição da apresentação:

1 RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PEDAGOGIA 2014 2º SEMESTRE PROFESSOR: CARLOS EDUARDO RODRIGUES

2 Unidade I – Aspectos da personalidade Comunicação interpessoal “O homem é um animal comunicativo. O que chamamos de ‘civilização’ tem sido realizado pelo homem através da comunicação e depende dela para a sua continuação” (McCroskey, Larson e Knapp, 1971, p. 1, minha tradução).

3 A comunicação é uma característica inerente ao ser humano. Estamos o tempo todo mergulhados em comunicação e dela dependem nossa existência e felicidade. A comunicação interpessoal se refere à troca de mensagens ou informações entre as pessoas. Ou seja, diz respeito à capacidade de dialogar, trocar ideias e conversar, seja através do contato físico direto ou através de dispositivos técnicos criados pelo homem com o fim de transmissão da mensagem ou da informação. São necessárias quatro variáveis para que ocorra a comunicação interpessoal. Estas variáveis são: a fonte ou emissor a mensagem o canal o receptor ou destinatário

4 O processo de comunicação entre as pessoas é muito difícil, por isso, inúmeros problemas de relacionamento surgem a partir de um mal entendido. Ex: “Não foi isso que eu disse”. “Você não entendeu o que eu falei”. “Você não sabe explicar”. A comunicação é a base para todo tipo de relação interpessoal, mas como cada sujeito vem de uma criação, de uma cultura e, tem a sua singularidade, tem-se também, as diversas formas de entender um comunicado. Nesse sentido, muitos problemas de relacionamento interpessoal passam pelo processo de comunicação, ou de má comunicação. Algumas formas de comunicação A Fala Escrita, desenhos O corpo Códigos Moda Outras formas de comunicação

5 Ruídos na comunicação É tudo aquilo que pode atrapalhar uma boa comunicação. E eles são muitos. Para entender melhor o que seja ruído na comunicação, damos alguns exemplos: Falta de atenção * Preconceitos Negativismo *Ataques pessoais Falar em demasia * Palavras difíceis Parcialidade *Paciência Equilíbrio e controle *Senso de humor

6 Os passos para uma boa comunicação Passo 1 Assumir de fato e de direito aquilo que tem de ser comunicado, seja uma simples ordem, uma modificação de rotina de trabalho, a transmissão de alguma norma ou regulamento etc. Passo 2 Prepare-se psicologicamente e didaticamente para ser um comunicador. Se aquilo que vai ser transmitido está lhe incomodando psicologicamente, gerando um estado de emotividade, não o faça naquele momento. Dê um tempo a você mesmo, para que haja a racionalização do conteúdo da mensagem. Somente num estado de equilíbrio emocional é que você terá as necessárias condições para preparar-se didaticamente, planejando os meios que utilizará na comunicação e a forma de abordagem do assunto.

7 Passo 3 Elimine todos os ruídos que atrapalham a comunicação Passo 4 Obtenha o retorno. Certifique-se de que todos entenderam o que você estava querendo transmitir. Faça perguntas para realmente ter certeza de que entenderam.

8


Carregar ppt "RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS PEDAGOGIA º SEMESTRE PROFESSOR: CARLOS EDUARDO RODRIGUES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google