Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMauro Ventura Guimarães Alterado mais de 7 anos atrás
2
- é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade procurando sempre uma aliança entre objetividade e subjetividade. E devem ser trazidos a tona sensações – emoções – sentimentos. Buscando a sensibilização e a expressividade. O QUE É COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA?
3
- chamamos de CORÊUTICA e EUKINÉTICA é a denominação dada por Rudolf Laban ao estudo do movimento no espaço tanto do corpo humano em ação – quanto do corpo aparentemente imóvel. Auxilia na compreensão do corpo em relação a si mesmo e em relação ao espaço circundante. E também das dinâmicas e das qualidades dos movimentos. O TRABALHO COM O CORPO!
4
- O espaço é visto como matéria prima na qual o artista esculpe seu corpo em movimento – com frases de movimento e sua gestualidade. O QUE É ESPAÇO?
5
- CORÊUTICA: relação espaço e corpo. - EUKINÉTICA: relação entre o corpo e sua expressão RESUMO
6
- Para um entendimento do processo de criação da composição coreográfica é preciso compreender os conceitos de corpo. - Para que este processo de composição possa ter sucesso qualitativo é necessário um corpo disponível – aberto a reflexões e a experimentações – que seja entendido como um corpo pensante – ativo – crítico – sensível – carregado de memórias coletivas e individuais – subjetividade e de imaginação. Um corpo que se entenda além de um mero instrumento técnico. - O corpo que dança não é um simples reprodutor de movimento – mais um corpo que pode se tornar expressivo de acordo com o treino proporcionado. O CORPO UM EMARANHADO DE SIGNIFICAÇÕES
7
É a mais antiga forma de expressão do ser humano pois mesmo antes da utilização da fala – o homem já se expressava por meio de movimentos e da dança – desde que fosse para exaltar o nascimento de um filho ou para estabelecer uma conexão com aqueles fenômenos que não compreendia. - As frases de um movimento serão compostas por movimentos – gestos organizados espacialmente e com ritmo que dará a entonação do discurso - o que a letra da musica nos diz. O QUE É MOVIMENTO?
8
- O corpo que dança pode ser comparado a um poema a um romance ou a um simples texto – no qual se nota que a fala significa não só pelas próprias palavras – mas também pelos gestos – pelo tom e fisionomia – podendo revelar o que há para além dos pensamentos da pessoa que fala. O corpo do artista se empresta ao mundo para transformá-lo em arte. O CORPO ARTE!
9
- Respeitar cada categoria – a composição coreográfica deve ser realizada conforme a categoria apresentada como: mirim – juvenil – adulta – veterana e xirú. - Observar os quesitos da planilha. OBS.:Revisar as planilhas de entrada e saída se necessário. -Cuidar com dramatização – mais que composição coreográfica. - Trabalhar habilidades psicomotoras em cada categoria para que a composição coreográfica sempre enriqueça mais. COMO CONSISTE A AVALIAÇÃO
10
- Cuidar com acessórios e cenários para que não tenham quedas durante a apresentação. - O grupo de dança pode ter a livre escolha de realizar sua coreografia de frente para o público ou de frente para a avaliação. Mais lembrar que se escolher realizar de frente para o público alguns quesitos não poderão ser avaliados com qualidade - podendo o grupo de dança ser prejudicado em sua composição coreográfica. - Aspectos que fazem a diferença na composição coreográfica: harmonia – expressão corporal – expressão facial – ritmo – gestos e movimentos com qualidade.
11
- Cuidar erros individuais. - Quando trabalhar com dramatização e coreografia – sempre observar a relação do corpo de dançarinos com os dramatizadores – para que a composição coreográfica tenha sentido. - Cuidar com gestos e movimentos que tenham sentido na letra musical. - A pesquisa de entrada e saída é uma fonte importante para a qualidade da avaliação. Ela não é obrigatória – mas é eficaz.
12
SEMPRE LEMBRAR QUE O CORPO DEVE IMPRIMIR DIVERSAS SENSAÇÕES ATRAVÉS DOS MOVIMENTOS E GESTOS. PORTANTO O CORPO FALA – REALIZANDO ASSIM UMA TRANSFIGURAÇÃO POÉTICA DO TEMA TRABALHADO. DICA
13
OBRIGADA À TODOS E SE TIVEREM DÚVIDAS PODEM ENTRAR EM CONTATO PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS. IVANA CARLA CORDEIRO DA SILVA FRANCOS CONTATO: icarlacordeirodasilvafrancos@yahoo.com.br icarlacordeirodasilvafrancos@yahoo.com.br Fone: (42) 99004997
14
BOA SORTE! ! ! PAINEL 2016
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.