A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O conceito de modernidade e pós-modernidade e a relação ciência,tecnologia e sociedade. Acadêmicos: Allan Ramos Cristina da Silva Eduardo Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O conceito de modernidade e pós-modernidade e a relação ciência,tecnologia e sociedade. Acadêmicos: Allan Ramos Cristina da Silva Eduardo Marques."— Transcrição da apresentação:

1 O conceito de modernidade e pós-modernidade e a relação ciência,tecnologia e sociedade. Acadêmicos: Allan Ramos Cristina da Silva Eduardo Marques

2 Sobre a obra de Harvey, David: A obra é organizada em quatro capítulos. Neles, o autor leva o leitor a um caminho reflexivo sobre o conjunto de situações construídas no espaço e tempo do homem contemporâneo, com resultados efetivos em suas ações cotidianas, movimentadas por uma nova dinâmica da ordem financeira.

3 Sobre a obra de Bauman, Zigmunt: O texto de Zygmunt Bauman é uma crítica inteligente à pós-modernidade, convidando, pela sua contundência, à reflexão. Que significam, na prática, os diversos conceitos de modernidade e pós-modernidade? Será que esses novos tempos trouxeram apenas malefícios? É preciso efetivamente romper com as tradições ligadas ao “mundo antigo”? As pessoas que se encontram em meio ao atual turbilhão relatado por Bauman são as primeiras a passar por isso? O consumismo é exclusivamente um mal?

4 A condição pós-moderna gerou, segundo Harvey, “Espaços e tempos individuais na vida social [...]” (p. 196), nos quais contemplam as sutilezas e as complexidades que implicam em processos de reprodução e de transformação das relações sociais.

5 O ter faz o ser, razão pela qual somos solicitados a ter a posse de coisas e de pessoas, classificando-se o indivíduo pela marca de sua roupa, pelo cargo que ocupa, pelo carro que tem ou pela quantidade de pessoas que dirige. O lema é ser feliz, embora o princípio dessa felicidade seja estabelecido externamente, por coisas que estão além do indivíduo.

6 A sociedade da modernidade líquida, diferentemente da que a precedeu,não se comporta como produtora, em que os indivíduos tendem a consumir apenas o imprescindível para atender às suas necessidades básicas. Não, na vida organizada em torno do consumo a pessoa orienta-se por desejos e quereres ilimitados. Se na sociedade produtora a sensação de desejar o luxo constituía um pecado, na sociedade consumidora o luxo não faz sentido, pois a idéia é tornar os luxos de hoje nas necessidades de amanhã.

7 O que aconteceu ao modernismo entre os séculos XX e XXI? De vários modos, prosperou e cresceu para além de suas próprias esperanças selvagens. Na pintura e na escultura, na poesia e no romance, no teatro e na dança, na arquitetura e no design, em todo um setor de mídia eletrônica e em um vasto conjunto de disciplinas científicas que nem sequer existiam um século atrás. (...) O pensamento moderno, desde Marx e Nietzsche, cresceu e se desenvolveu, de vários modos; não obstante, nosso pensamento acerca da modernidade parece ter estagnado e regredido.

8 O individualismo (satisfação dos desejos pessoais) tem uma posição peculiar dentro do sistema em que se encontra inserido, qual seja, o do consumo desenfreado, não apenas como satisfação de seu querer, mas, também, para a construção de uma imagem social.

9 Referencias Bibliográficas Modernidade Líquida: análise sobre o consumismo e seus impactos na Sociedade da Informação. HARVEY, David Condição pós-moderna São Paulo: Edições Loyola, 1992. 349 p.


Carregar ppt "O conceito de modernidade e pós-modernidade e a relação ciência,tecnologia e sociedade. Acadêmicos: Allan Ramos Cristina da Silva Eduardo Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google