A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade e indivíduo como relação recíproca

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade e indivíduo como relação recíproca"— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade e indivíduo como relação recíproca

2 Karl Marx ( ) Karl Marx ( ) foi um filósofo e ativista político alemão que trouxe grandes contribuições nas áreas da economia e sociologia. No século XIX apresentou uma vasta análise sobre o capitalismo em expansão. Na sua perspectiva o conhecimento é capaz de transformar a sociedade, mas para a construção de uma sociedade justa seria preciso romper com a organização hierárquica dos grupos sociais e com a ideia de propriedade privada.

3 Influências filosóficas
Marx desenvolveu sua teoria com base no materialismo histórico: que diz respeito a toda realidade que se funda na matéria; a ação humana transformadora da natureza; é a produção material que gera a história dos homens

4 O que isso quer dizer??? “A sociedade e os indivíduos determinam-se reciprocamente de acordo com os limites estabelecidos pelas condições materiais de existência em um dado momento histórico” (AFRÂNIO et al, 2013)

5 *Que a sociedade é definida pelo modo como é organizada a produção das condições materiais de sobrevivência (ex. a agricultura); *os homens que fazem sua própria história, mas não a fazem como querem e sim limitados pelas condições materiais e históricas de seu tempo; Por isso existe uma relação recíproca. O homem molda e é moldado pela sociedade.

6 E como essas relações se transformam e/ou se reafirmam?
A história de toda sociedade é a história da luta de classes; A sociedade se transforma a partir do conflito entre classes sociais de interesses antagônicos. (ex: homem livre VS escravo; barão VS servo; burgueses VS nobreza) A sociedade se reafirma quando a classe dominante  passa a constituir as regras, as leis e interferir diretamente na condição de vida da classe dominada.

7 O que é classe social? lugar que o indivíduo ocupa no processo de produção; o pertencimento de classe é aquilo que nos define. É o que estabelece nossos valores e os princípios de nossos comportamentos; Essa divisão gera interesses antagônicos, de diferentes percepções políticas, éticas e filosóficas, tornando o ambiente sensível a conflitos.

8 A propriedade privada reforça essa posição social dos indivíduos:
No processo de transformação criativa que os indivíduos fizeram da natureza, foram desenvolvidas técnicas e ferramentas que propiciaram maior produção de bens e alimentos. Em determinado momento da história esse acumulo começou a gerar excedentes que passou a ser apropriado e comercializado. Portanto, ela assegura ao titular diversos direitos, dependendo do item ou espaço e no capitalismo isso desempenha um papel importante nas relações econômicas

9 O que são os meios de produção?
é o conjunto formado por meios de trabalho, objetos de trabalho e/ou tudo aquilo que medeia a relação entre trabalho humano e a natureza; É o modo de produção que vai determinar a vida social, política e espiritual dos indivíduos

10 Marx tem como objetivo principal explicar a sociedade capitalista.
O capitalismo é um sistema econômico baseado na legitimidade dos bens privados e na irrestrita liberdade do comércio e indústria, com o principal objetivo de gerar lucro.

11 Na sociedade capitalista o modo de produção vai definir a posição social dos indivíduos:
Entre burgueses/capitalistas (donos de fábricas e de capital econômico); e o proletariado (trabalhadores livres que vendem sua força de trabalho

12 Ela vai ser observada a partir da:
superestrutura: onde prevalecem as ideologias, o direito, a religião. e a Infraestrutura: que é toda produção material, as industrias, o mercado.

13 Portanto... Para Marx, as relações sociais são relações de produção de vida material

14 REFERÊNCIAS: AMORIM, Henrique; BARROS, Celso Rocha; MACHADO, Igor José de Renó. Pensando a sociedade. In: Sociologia Hoje. São Paulo: Ática, (p. 127) BOMENY, Helena; FREIRE_MEDEIROS, Bianca. Trabalhadores, uni-vos!. In: Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010. MARX, Karl; ENGELS FRIEDRICH. Manifesto do partido comunista. Petrópolis: Vozes, SILVA, Afrânio et al. A sociologia e a relação entre o individuo e a sociedade. In: Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2013.


Carregar ppt "Sociedade e indivíduo como relação recíproca"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google