A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História e Cronologia O que é História? Passado e presente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História e Cronologia O que é História? Passado e presente"— Transcrição da apresentação:

1 História e Cronologia O que é História? Passado e presente
“Espiral em movimento”: Como o homem evoluiu? Quais os seus pensamentos? Como esses pensamentos nos influenciaram?

2 O que é História? A História não é estática, ela tende ao movimento e à transformação. Pertence ao conjunto das Ciências Sociais. Por meio da investigação de documentos, procura compreender o passado e entender o presente, por meio da análise das grandes transformações econômicas, da evolução cultural e de seus desdobramentos no cotidiano dos vários grupos sociais.

3 O Homem como objeto da História
Não o homem isolado. O homem que vive em grupo, que participa da construção e da transformação de sua sociedade. A História ocupa-se do homem em movimento, do homem em transformação, de todos os homens. Não é só dos “grandes homens”. Todos nós fazemos História.

4 Os documentos da História
Utilização para conhecer o passado. Cada historiador escolhe um determinado período histórico. Documentos históricos: meios para se chegar aos fatos ocorridos. Tipo de documentos: Arqueológicos (objetos deixados por outras civilizações) Desenhos (em pergaminhos, papéis ou mesmo nas paredes ou rochas) Arquitetura (edifícios, fortalezas, monumentos, casas)

5 Os documentos da História
Os documentos históricos podem ser classificados em: Documentos arqueológicos – restos de utensílios feitos em pedras, ossos, bem como restos de animais e fosseis que comprovam a passagem do homem; Documentos escritos – desenhos feitos em suportes diversos (paredes de cavernas, pedras, papéis, papiros, placas de argila); Documentos orais – relatos que representam fonte para o resgate de ocorrências recentes; Documentos diversos – filmes, mapas, selos, moedas, pinturas, letras de música, poemas, lendas, provérbios, contos, etc.

6 O Tempo A História ocupa-se do Homem, de sua evolução através do tempo. Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo, à caminhada da humanidade sobre a Terra. É no tempo que todos nós estamos construindo a nossa própria História.

7 A linha do tempo Preocupação, fundamentalmente, com as transformações da humanidade. Utilização de Calendários e da Cronologia, uma ciência que estuda s técnicas de medição do tempo. Os acontecimentos podem ser representados em uma “linha do tempo”. Qual os problemas de uma linha do tempo? Divisão da História em dois períodos: Pré-História; História.

8 A linha do tempo Pré-História: assim chamada porque ocorreu num período que ainda não existia a escrita História: depois do aparecimentos da escrita foi dividida em 4 períodos ou Idades: Antiga; Média; Moderna; Contemporânea

9 A linha do tempo Cada historiador determina os fatos que acha mais pertinentes para cada período histórico. Não há, portanto, uma única possibilidade de se estabelecer a linha do tempo de uma sociedade, ou do mundo. Cada historiador julgará aquilo que acha mais importante fazer parte da linha do tempo

10 A linha do tempo Existem na História alguns momentos usados como referência, chamados MARCOS, como por exemplo o aparecimento da escrita. Para os povos cristão, o nascimento de Jesus Cristo é um importante marco. Para os povos judeus, o marco se dá quando Abrãao e sua tribo saem de Ur e vão até Canaã (Judéia), no ano 3761 a.C. Para os mulçumanos, o marco é a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina, no ano 622 d.C.

11 A linha do tempo


Carregar ppt "História e Cronologia O que é História? Passado e presente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google