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Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação Curso de Pedagogia Disciplina.

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação Curso de Pedagogia Disciplina."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Estudos Especializados em Educação Curso de Pedagogia Disciplina Organização dos Processos Coletivos do Trabalho Escolar MODALIDADES ORGANIZATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO: UMA POSSIBILIDADE KAMILA SILVA PEREIRA Florianópolis, 2016

2 Objetivo Esse texto tem a intenção de propor atividades que podem ser seguidas pelo professor ou professora e como se organiza esse trabalho pedagógico nos anos iniciais

3 As modalidades da organização do trabalho pedagógico Discute a possibilidade de como o professor pode trabalhar o seu aluno. Ele pode escolher entre vários tipos de planejamento: sequência didática, atividade permanente, projetos e atividades de sistematização

4 Atividade Permanente Trabalho diário, semanal ou quinzenal que tem como objetivo trabalhar gênero textual, tendo assunto ou tema de uma área curricular de diferentes maneiras. Exemplo: pode-se trabalhar a leitura, o brincar, a produção de texto, etc. Esse modelo sugere alguns momentos que são:

5 “Você sabia?” “Noticia da Hora” “Nossa semana foi assim” “Vamos brincar” “Fazendo arte” “Cantando e se encantando” “Comunidade, muito prazer!” “A família também ensina” “Descobri na internet” “Leitura diária” “Roda semanal de leitura”

6 Sequência Didática Sequência didática é um trabalho pedagógico organizado em uma determinada sequência, durante um determinado período estruturado pelo(a) professor(a), criando-se, assim uma modalidade de aprendizagem mais orgânica. Por exemplo, os planos de aulas, em geral seguem essa organização didática. Algumas sugestões desse modelo:

7 “Lendo fábulas” “Brincadeiras de ontem e de hoje”

8 Projeto O projeto é uma modalidade de organização de trabalho que prevê um produto final cujo planejamento tem como objetivos claros, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas e por fim a avaliação final em função do que pretendia. Tudo isso feito de forma compartilhada e com cada estudante tenho autonomia pessoal e responsabilidade coletiva para o bom desenvolvimento do projeto. Falar/Ouvir/Escrever/Ler “Atividade de Sistematização”

9 Sugestões: “Nossa cidade, nossa casa” Objetivos: propiciar o que o estudante conheça o lugar em que vive, percebendo-se como parte dele. Desenvolvimento do trabalho:

10 Discutir Organizar Auxiliar Proporcionar Enfatizar Ajudar Marcar datas para discussão Apresentação do produto final

11 Outra sugestão: Projeto: “Nossa rotina, nossas aprendizagens.” Objetivo: Conhecer mais as rotinas escolares como organizadoras das ações cotidianas e todo seu potencial de aprendizagem, não somente em leitura e escrita e aos conteúdos específicos das áreas curriculares, mas também no que diz respeito às relações interpessoais, aos valores, as normas, as atitudes e aos procedimentos.

12 Mais sugestões: Projeto: “Água – minha vida/nossa vida” Objetivos: refletir sobre relações entre humanidade e a água, no sentido da preservação ambiental e da sobrevivência humana, bem como produzir sínteses a respeito das investigações das crianças.

13 Atividade de sistematização Atividades destinadas a sistematização de conhecimento das crianças ao fixarem conteúdos que estão sendo tralhados. Em relação á alfabetização, são os conteúdos relativos á base alfabética da língua ou ainda as convenções da escrita ou conhecimento textual. Em outras áreas curriculares, podem ser conteúdos que ajudam a compreender ou trabalhar outros assuntos/temas, como as misturas de cores, a diversidade do mundo animal, para entender as relações interdependentes da vida no planeta, o conhecimento de aspectos do corpo humano como forma de cuidar melhor da própria saúde etc. Essas atividades podem ser lúdicas, como jogos.

14 Sugestões: “Oficina de produção de texto”

15 Algumas possibilidades para formação continuada

16 Sugestões de filmes (“Proinfantil”e “Letra Viva”) Sugestões de fimes e vídeos relacionados a “infância e cultura”

17 Resenha crítica: Uma possibilidade Para fazer uma resenha é preciso sintetizar propriedades de um objeto/ acontecimento/ texto / obra cultural levantando seus aspectos relevantes. A finalidade de resenha “ dirige” sua elaboração: para quem é? Onde será publicada? A resenha critica traz apreciações, julgamentos de quem a elaborou sobre ideias do autor, o valor da obra, além do resumo que apresenta os pontos essenciais da obra resenhada

18 REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICA. BRASIL. SECRETARIA da Educação Básica Ensino fundamental de nove anos: orientação para a inclusão da criança de seis anos de idade. Organização de J. Beauchamp, S.D. pagel, A.R. do Nascimento. Brasília: Mistério da Educação, Secretaria da Educação Básica 2007. Disponível em: hhpl//www.mec.gov.br>. Acesso em:jan2011.


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