Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
2
CARACTERÍSTICAS DOS EMPREENDEDORES VENCEDORES
VISIONÁRIOS SABEM TOMAR DECISÕES E ASSUMEM RISCOS INDIVÍDUOS QUE FAZEM A DIFERENÇA SABEM EXPLORAR AS OPORTUNIDADES DETERMINADOS E DINÂMICOS OTIMISTAS E APAIXONADOS PELO QUE FAZEM CONSTRÓEM SEU PRÓPRIO CAMINHO SÃO BEM RELACIONADOS CRIAM VALOR PARA A SOCIEDADE
3
FATORES DE SUCESSO OU FRACASSO
EXTERNOS: DEMANDA OFERTA FATORES DE PRODUÇÃO recursos naturais mercado de mão-de-obra recursos científicos e técnicos infra-estrutura variáveis culturais, políticas, econômicas e sociais INTERNOS: DIREÇÃO E GESTÃO PRODUÇÃO RECURSOS HUMANOS MARKETING FINANÇAS ESTRATÉGIAS PROFISSIONALISMO
4
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
TÉCNICA CONCEITUAL INTERPESSOAL COMUNICAÇÃO DECISÃO COMPETÊNCIAS IDENTIFICAR OPORTUNIDADES PENSAMENTO CRIATIVO COMUNICAÇÃO TRANSPARENTE NEGOCIAÇÃO AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÕES RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
5
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
DESCOBRE INFORMAÇÕES TRADUZ INFORMAÇÕES EM DECISÕES PERCEBE OPORTUNIDADES DE MELHORIA ESTABELECE METAS E OBJETIVOS MOTIVA A EMPRESA OTIMIZA RECURSOS PERSEGUE RESULTADOS
6
CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA EMPREENDER
ASPECTOS TÉCNICOS DO NEGÓCIO DISCIPLINA NA PROFISSÃO ESCOLARIDADE EXPERIÊNCIA ANTERIORES FORMAÇÃO COMPLEMENTAR VIVÊNCIA EM NOVAS SITUAÇÕES
7
O PANORAMA DA TOMADA DE DECISÕES DOS EMPREENDEDORES
RISCO INCERTEZA TEMPO REDUZIDO CONFLITOS INTERNOS POUCAS INFORMAÇÕES FALTA DE ESTRUTURA INTERNA RACIONAL OU INTUITIVA ?
8
ARMADILHAS PARA O EMPREENDEDOR
(BANGS, 1998) POUCO MARKET SHARE DIFÍCIL OBTENÇÃO DE CRÉDITO / CAPITAL EXCESSO DE CAPITAL INVESTIDO EM ATIVOS FIXOS EXPANSÃO INEXPLICADA / NÃO PLANEJADA FALTA DE DINHEIRO E CAPITAL DE GIRO FALTA DE EXPERIÊNCIA LOCALIZAÇÃO ERRADA DO NEGÓCIO NEGOCIAÇÕES MAL FEITAS
9
FONTES DE FRACASSOS DAS NOVAS EMPRESAS
(FONTE: SEBRAE, 2002) INCOMPETÊNCIA GERENCIAL - 45%; EXPERTISE DESBALANCEADA – 20% INEXPERIÊNCIA DE GERENCIAMENTO – 18% INEXPERIÊNCIA NO RAMO – 9%; NEGLIGÊNCIA NOS NEGÓCIOS – 3% FRAUDES – 2% DESASTRES – 1% OUTROS – 2%.
11
NOVAS CAPACIDADES DOS CONSUMIDORES... NOVAS CAPACIDADES
AUMENTO DO PODER DE COMPRA NOVAS CAPACIDADES DAS EMPRESAS... MAIOR VARIEDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS DISPONÍVEIS ACESSO ÀS FONTES DE INFORMAÇÕES INFORMAÇÃO ABUNDANTE SOBRE TUDO COMUNICAÇÃO COM O CLIENTES MAIOR FACILIDADE PARA O B2C E C2C CUSTOMIZAÇÃO NOVOS MEIOS PARA COMPRAR MELHORIAS NAS COMPRAS E SUPRIMENTO DE PESSOAL FACILIDADE DE CRÉDITO CAPACIDADE DE MUDANÇA PERMANENTE
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.