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PublicouNeusa Anjos Rocha Alterado mais de 6 anos atrás
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR e PESQUISA DE MARKETING Aula 9
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O estudo do comportamento do consumidor envolve o conhecimento de economia, psicologia, antropologia, sociologia e comunicação.
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
“O comportamento do consumidor é uma atividade mental e física exercida pelos consumidores ou por empresas que resulta em decisão e ação para o pagamento, compra e uso de produtos e serviços.” (SHETH/MITTAL, 1999)
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Iniciador Influenciador Decisor Comprador Usuário Iniciador – Inicia a compra. Numa propaganda pode ser a TV
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Iniciador Influenciador Decisor Comprador Usuário Influenciador – Influencia a compra. Amigos, outros usuários, web, etc. – que tem CREDIBILIDADE
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Iniciador Influenciador Decisor Comprador Usuário Decisor – quem realmente decide pela compra
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Iniciador Influenciador Decisor Comprador Usuário Comprador – Faz a compra. Na Pessoa Jurídica o Decisor/Usuário opta pelo produto – o comprador da empresa efetiva a transação
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Iniciador Influenciador Decisor Comprador Usuário Usuário – Consome o produto. É dele que busca-se o FEEDBACK.
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Passos para decisão de compra
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES
Variáveis Internas Variáveis Externas
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES
Variáveis Internas Experiências passadas Produto não atende às expectativas gerando nova compra, que valoriza: Status Estilo de vida Mudança no perfil
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES
Variáveis Externas Sociais Culturais Econômicas Status
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES
Fatores que despertam as necessidades Tempo Consumo de produto Mudanças de circunstâncias Influências do marketing Compra de produto Influências individuais
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES
Estágio desejado TENSÃO Necessidade MOTIVAÇÃO Estágio atual
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Passos para decisão de compra
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Busca de Informações Internas Memórias Experiências passadas
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Busca de Informações Externas Propaganda Vendedores Amigos/Conhecidos Outras fontes
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Propaganda nos EUA – á partir dos anos 2000 US$ 150 bilhões 300 mensagens/dia/adulto
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Propaganda no Brasil – à partir dos anos 2000 US$ 6 bilhões 58% TV 21,5% jornais 10,6% revistas 5,2% outras mídias
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Pesquisa X Processo de Decisão de Compras
Compras complexas – bens duráveis Limitadas – alimentos Rotineiras – feira / mercearia
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Passos para decisão de compra
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Avaliação das alternativas
Identificação do melhor negócio: limitado pelo $$$ disponível ou condição de pagamento Características Atributos Preço Marca Experimentação Origem
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Avaliação das alternativas
Marca: CREDIBILIDADE para o consumidor decidir
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Avaliação das alternativas
Marca: CREDIBILIDADE para o consumidor decidir
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Avaliação das alternativas
Marketing Experimental / Sensorial
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Avaliação das alternativas Marketing Experimental / Sensorial Casa dos Sonhos da Estrela
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Avaliação das alternativas
Origem
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Avaliação das alternativas Fatores determinantes para avaliação Influência da situação: para si mesmo x para os outros Envolvimento: maior envolvimento, mais critérios para avaliar Semelhança das ofertas: escolha pela marca ou preço Conhecimento: Pouco conhecimento = maior influencia externa Motivação: Necessidade X atributos desejados
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Passos para decisão de compra
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Adiamento ou demora no fechamento
DECISÃO DE COMPRA Adiamento ou demora no fechamento Desvio das escolhas Impedimento da compra
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
DECISÃO DE COMPRA Adiamento ou demora no fechamento Perda de emprego; comprar de outro fornecedor (PF) Mudança organizacional; resultados insuficientes (PJ)
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Adiamento ou demora no fechamento
DECISÃO DE COMPRA Adiamento ou demora no fechamento “Sabendo-se as causas podem ser identificadas falhas nos vendedores(PROCESSO DE VENDAS), ou formação de imagem da empresa no mercado.”(LAS CASAS, 2011)
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
DECISÃO DE COMPRA Adiamento ou demora no fechamento - Desistências Decisão por outra proposta Oferta com preço menor encontrada Disponibilidade de tempo para procurar mais Processo esgotou-se Tornou-se desnecessário
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
DECISÃO DE COMPRA Desvio das escolhas Falta do produto Marca não disponível Lançamentos podem ser mais atraentes Situação financeira do comprador em queda
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Passos para decisão de compra
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR AVALIAÇÃO DE COMPRA (PÓS-COMPRA)
Dissonância cognitiva é um termo da psicologia social, que se refere ao conflito entre duas ideias, crenças ou opiniões incompatíveis. Como esse conflito geralmente é desconfortável os indivíduos procuram acrescentar "elementos de consonância", mudar uma das crenças, ou as duas, para torna-las mais compatíveis. Este efeito foi descrito pela primeira vez numa experiência realizada nos Estados Unidos por Leon Festinger e Carlsmith em 1959.
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
AVALIAÇÃO DE COMPRA (PÓS-COMPRA) Dissonância Cognitiva Desconforto sobre a decisão Ansiedade por incerteza sobre a opção escolhida Suspensão da compra/devolução dos produtos
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
AVALIAÇÃO DE COMPRA (PÓS-COMPRA) Dissonância Cognitiva
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
AVALIAÇÃO DE COMPRA (PÓS-COMPRA) Dissonância Cognitiva R$ $2,350.00
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
AVALIAÇÃO DE COMPRA (PÓS-COMPRA) Comportamento do Consumidor Dissonante Procura informações que reforçam a decisão Percebe mais as informações que reforçam a decisão Evita os aspectos negativos, reforçando os positivos
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