A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos"— Transcrição da apresentação:

1 A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
Sobre a geografia: A discussão deve ser sobre espaço e não sobre geografia Cada pais tem sua própria forma de pensar a geografia Distinção entre conceitos e vocabulário – Combate a empiria: o real não é auto explicável “Um sistema de idéias que seja ao mesmo tempo um ponto de partida para a apresentação de um sistema descritivo e de um sistema interpretativo da geografia” Definições anteriores: O conjunto de fixos e fluxos expressaria a realidade geográfica; Configuração territorial: sistemas naturais mais os acréscimos humanos. Proposta atual: O espaço como conjunto indissociado de sistemas de objetos e sistemas de ações.

2 Mobilidade x imobilidade;
O ESPAÇO: SISTEMAS DE OBJETOS, SISTEMAS DE AÇÕES. 1 – Sistema de objetos Distinção de objetos (artificiais?) e de coisas (naturais?). Evolução histórica; Mobilidade x imobilidade; Essência (possui uma natureza que o distingue dos demais) existência (pode ser constatado pela consciência); Tem objetividade (conceito histórico que o reconhece) - independência do sujeito – exterioridade em relação ao sujeito; Objeto e tempo histórico – condições sociais e técnicas; Complexidade 02 níveis: funcional (qual/quantos usos?) e estrutural (informação/técnica contida); Classificação segundo determinações funcionais: objetos naturais, objetos técnicos, objetos de design (função não depende da forma - estimulo) e objetos de arte (apreciação em função do sujeito). Funcionamento sistêmico/validade do conjunto/existência em correlação/paisagem Relações entre lugares – redefinição dos meios.

3 O que são objetos para os geógrafos?
2 – O objeto geográfico O que são objetos para os geógrafos? Quais objetos interessam a geografia? Toda herança da historia natural e todo resultado da ação humana que se objetivou/objetos como sistemas; Conjunto de condições características de uma época, mas a partir do tempo presente; É possível existir formas não geográficas? Leis, costumes, família conduzem a formas geográficas? E necessário procurar objetos exclusivamente geográficos? O processo social é um todo indivisível: é aprendido a partir de estatutos epistemológicos A abordagem se faz a partir de um ponto de vista, é construção intelectual; Formular um sistema de conceitos que explique o todo e as partes e sua interação – como constroem o processo social. .

4 3 – Sistemas de ações Ação: processo dotado de propósito/modifica o meio e o sujeito da ação; Subordinação a normas, formais ou não; Períodos: inicial (condição da ação), intermediário, culminante do processo; Diferenciação entre a pratica diária e propósito (longo prazo – O que? Como fazer); Escalas de realização e de comando - decididores x executores) Alienação: limitado pela consciência (ausência de conhecimento de como são as coisas) e corpórea (instrumentos para ação) Atualidade: racionalidade local e alheia Três ordens de ação: técnica (interações requeridas pela técnica) -formal (obediência a formalismos) - simbólica (formas afetivas, rituais, representação). Cotidiano: predominância da interação. Ação é própria do homem e resulta de necessidades naturais ou criadas - a natureza é o governo do acaso; Fora do espaço não há realização, nada se consuma; Por si só os objetos não tem sentido...e as ações não ocorrem sem os objetos. As ações resultam na criação e uso de objetos/formas geográficas.

5 A interação entre os elementos como resultado e como processo.
4. O conceito “O espaço e formado por um conjunto indissociável, solidário, e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a historia se dá” A interação entre os elementos como resultado e como processo.


Carregar ppt "A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google