A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEUTERONÔMIO. ANÁLISE LITERÁRIA I – DEUTERONÔMIO COMO DISCURSO 1)Deuteronômio foi por muito tempo compreendido como uma série de três discursos de Moisés.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEUTERONÔMIO. ANÁLISE LITERÁRIA I – DEUTERONÔMIO COMO DISCURSO 1)Deuteronômio foi por muito tempo compreendido como uma série de três discursos de Moisés."— Transcrição da apresentação:

1 DEUTERONÔMIO

2 ANÁLISE LITERÁRIA I – DEUTERONÔMIO COMO DISCURSO 1)Deuteronômio foi por muito tempo compreendido como uma série de três discursos de Moisés ao povo de Israel nas planícies de Moabe. 2)Cada declaração começa especificando o local exato no qual foi proferida:

3 ANÁLISE LITERÁRIA a)Além do Jordão na terra de Moabe – (Dt 1.5) b)Além do Jordão, no vale defronte de Bete- Peor, na terra de Seom – ( Dt ) c)Em Moabe – (Dt 29.1)

4 ANÁLISE LITERÁRIA 3) Primeiro sermão de Moisés (1:1–4:43) a) Moisés retorna ao passado para lembrar ao povo dois fatos inegáveis de sua história: b) o julgamento moral de Deus sobre a descrença de Israel c) E a libertação e provisão dadas por Deus durante os tempos de obediência. A lição é simples: obediência traz bênçãos e desobediência traz punição.

5 ANÁLISE LITERÁRIA 4) Segundo sermão de Moisés (4:44–28.68) a) Uma seção moral e legal para instruir que o futuro de Israel como nação em Canaã dependerá da correta relação com Deus. Esses capítulos reveem três aspectos da Lei: Os testemunhos (5–11), em que são abordadas as responsabilidades morais – reafirmação e expansão dos Dez Mandamentos, com exortação à lembrança da graciosa libertação promovida por Deus.

6 ANÁLISE LITERÁRIA Os estatutos (12:1–16:17), ou seja, os deveres cerimoniais: sacrifícios, dízimos e festas sagradas. As ordenanças (16:18–20:20), que são responsabilidades de caráter cívico e social: o sistema de justiça, leis criminais, leis de guerra, normas de propriedade, moralidade pessoal e familiar e justiça social.

7 ANÁLISE LITERÁRIA 5) Terceiro sermão de Moisés (29–34) a) Moisés prediz o que sobreviria a Israel num futuro próximo (bênçãos e maldições) e num futuro distante (dispersão entre as nações e retorno final). b) Moisés especifica os termos do pacto prestes a ser ratificado pelo povo. Visto que Moisés não entraria em Canaã, ele indica Josué como seu sucessor e se despede do povo.

8 ANÁLISE LITERÁRIA c) O próprio Deus sepulta Moisés num lugar desconhecido, talvez para evitar idolatria. d) Os últimos três versículos do Pentateuco (34:10-12) são um epitáfio (inscrição tumular ou elogio fúnebre) apropriado ao grande homem que foi Moisés.

9 ANÁLISE LITERÁRIA II – DEUTERONÔMIO COMO TRATADO

10 ORDEM DAS SEÇÕES DOS TRATADOS HITITAS – 2º MILENIO DESCRIÇÃOÊX - LVDTJS 24 APRESENTAÇÃ DO ORADOR IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR E DO DIREITO DE PUBLICAR O TRATADO ÊX V.1,2 PRÓLOGO HISTÓRICO RESUMO DO RELACIONAME NTO ANTERIOR ENTRE AS PARTES V.2-13 ESTIPULAÇÃO LISTA DE OBRIGAÇÕES ÊX CAP 4 -26V.14-25

11 AFIRMAÇÃO RELATIVA AO DOCUMENTO INSTRUÇÃO DE ARMAZENAMENTO E LEITURA PÚBLICA ÊX V.26 TESTEMUNHASDEUSES CONVOCADOS COMO DESTEMUNHAS NENHUMACAP 31-32V.22,27 MALDIÇÕES E BENÇÃOS COMO A DIVINDADE REAGIRÁ AO CUMPRIMENTO OU VIOLAÇÃO DO TRATADO Lv cap28v.20

12 III – DEUTERONÔMIO COMO EXPOSIÇÃO DO DECÁLOGO


Carregar ppt "DEUTERONÔMIO. ANÁLISE LITERÁRIA I – DEUTERONÔMIO COMO DISCURSO 1)Deuteronômio foi por muito tempo compreendido como uma série de três discursos de Moisés."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google