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Oficina de Apropriação de Resultados

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados

2 Gestores e Coordenadores
EXPOSIÇÃO MANHA DIA 1

3 Objetivos Promover a compreensão e a interpretação dos resultados da avaliação, com foco na escola. Preparar o participante ao uso dos resultados da avaliação educacional em larga escala, identificando as possibilidades e os limites no contexto de trabalho.

4 Primeiras ideias Apropriar-se dos Resultados, objetivo desta formação, diz respeito a apoderar-se de algo que ainda não lhe pertence. Apropriar-se não se confunde com o conhecimento dos resultados. Para compreender o SAETHE, seus limites e possibilidades, e utilizar, de maneira eficaz, os resultados produzidos pela avaliação, é importante conhecer e entender as etapas que constituem todo o processo de avaliação educacional em larga escala. Esclarecer, aos participantes, que ninguém vai sair dali com o resultado debaixo do braço. E que ao longo da formação, eles podem avaliar se as expectativas em relação a ela vão ou não se cumprir.

5 Etapas da avaliação 4 5 2 3 1 Elaboração da Matriz de Referência
Determinação da população a ser avaliada 1 Elaboração da Matriz de Referência Construção de itens Pré-testagem dos itens Análise estatística e pedagógica dos itens 2 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos testes Elaboração dos questionários contextuais 3 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação 4 Análise dos resultados: TRI e TCT Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados 5

6 Instrumentos da avaliação
MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO Alguns instrumentos estão mais próximos do contexto da escola: quais seriam?

7 Matriz de Referência É formada por um conjunto de habilidades que tem como fonte as Orientações Curriculares da rede e dá origem aos itens que compõem os testes das avaliações em larga escala. Pode ser compreendida como um recorte do currículo e, por isso, não deve ser confundida com o mesmo.

8 Matriz de Referência

9 Matriz de Referência TÓPICO: agrupamento de um conjunto de habilidades indicadas pelos descritores, que possuem afinidade entre si. COMPETÊNCIA: subdivisão do tópico. DESCRITORES: detalhamento das habilidades

10 Instrumentos da avaliação
MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO Alguns instrumentos estão mais próximos do contexto da escola: quais seriam?

11 Item É uma “questão” do teste de proficiência. É unidimensional.
Pode ser dicotômico ou politômico. Obtém um resultado por estudante, que permite avaliar as hipóteses levantadas por ele.

12 Item Língua Portuguesa – Leitura
Enunciado: estímulo para que o aluno mobilize recursos cognitivos, visando solucionar o problema apresentado Comando: texto relacionado à habilidade que se deseja avaliar, delimitando com clareza a tarefa a ser realizada Suporte: texto, imagem e/ou outros recursos que servem de base para a resolução do item Distratores: alternativas incorretas, mas plausíveis, porque devem referir-se a raciocínios possíveis Gabarito: alternativa correta.

13 Instrumentos da avaliação
MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO Alguns instrumentos estão mais próximos do contexto da escola: quais seriam?

14 Padrões de Desempenho Constituem uma caracterização de competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes de determinada etapa de escolaridade, em uma disciplina/área do conhecimento específica. São agrupamentos a partir da proficiência obtida nas avaliações em larga escala por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

15 Padrões de Desempenho ABAIXO DO BÁSICO
Os alunos demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à etapa de escolaridade, de acordo com a Matriz de Referência. Nos testes, tendem a acertar apenas aqueles itens que avaliam as habilidades consideradas basilares, respondidos corretamente pela maior parte dos alunos e, portanto, com maior percentual de acertos. ABAIXO DO BÁSICO RECUPERAÇÃO CORRIGIR NOME

16 Padrões de Desempenho CORRIGIR NOME

17 Padrões de Desempenho BÁSICO
Os alunos ainda não demonstram o desenvolvimento considerado apropriado das habilidades básicas avaliadas pela Matriz de Referência, para a etapa de escolaridade em que se encontram. Contudo, respondem itens com menor percentual de acerto e que avaliam habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. BÁSICO REFORÇO CORRIGIR NOME

18 Padrões de Desempenho CORRIGIR NOME

19 Padrões de Desempenho ADEQUADO
Os alunos demonstram o desenvolvimento das habilidades básicas e essenciais para a etapa de escolaridade avaliada, baseadas na Matriz de Referência. Demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização, ao responder aos itens que exigem maior domínio quantitativo e qualitativo de competências, em consonância com o seu período escolar. ADEQUADO APROFUNDAMENTO CORRIGIR NOME

20 Padrões de Desempenho CORRIGIR NOME

21 Padrões de Desempenho AVANÇADO
Os alunos demonstram ir além do que é considerado básico para a sua etapa escolar. Costumam responder corretamente, com base na Matriz de Referência, a um maior quantitativo de itens, englobando aqueles que avaliam as habilidades consideradas mais complexas e, portanto, com menor percentual de acertos, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. AVANÇADO DESAFIOS CORRIGIR NOME

22 Padrões de Desempenho CORRIGIR NOME

23 Instrumentos da avaliação
MATRIZ DE REFERÊNCIA ITEM PADRÕES DE DESEMPENHO NÍVEIS DE DESEMPENHO Alguns instrumentos estão mais próximos do contexto da escola: quais seriam?

24 NÍVEIS DE DESEMPENHO Como vimos, os Padrões de Desempenho são intervalos maiores de Níveis de Desempenho. A descrição das habilidades, por Níveis de Desempenho, provê mais detalhamento para a interpretação pedagógica dos resultados.

25 NÍVEIS DE DESEMPENHO

26 NÍVEIS DE DESEMPENHO

27 Metodologia da avaliação
A compreensão e a interpretação dos resultados da avaliação educacional externa em larga escala requerem o entendimento das informações coletas pelo instrumento. Atualmente, há duas formas de produzir a medida de desempenho de alunos submetidos aos testes. Você sabe quais são elas? TRI Teoria da Resposta ao Item TCT Teoria Clássica dos Testes

28 Metodologia da avaliação
Os resultados analisados a partir da TCT são calculados de uma forma muito próxima às avaliações realizadas pelo professor em sala de aula. Consistem, basicamente, no percentual de acertos em relação ao total de itens do teste, apresentando, também, o percentual de acerto para cada descritor avaliado. A TRI, por sua vez, permite produção de uma medida mais robusta do desempenho dos alunos, porque leva em consideração um conjunto de modelos estatísticos capazes de determinar um valor/peso diferenciado para cada item que o aluno respondeu no teste de proficiência e, com isso, estimar o que o aluno é capaz de fazer, tendo em vista os itens respondidos corretamente.

29 Metodologia da avaliação
A TRI nos permite: Comparar os resultados, com outras avaliações, inclusive. Avaliar com alto grau de precisão a proficiência de alunos em diversas áreas do conhecimento sem submetê-los a longos testes. Comparar os resultados entre diferentes etapas de escolaridade.

30 Metodologia da avaliação
A proficiência é estimada considerando o padrão de respostas dos alunos, de acordo com o grau de dificuldade e com os demais parâmetros dos itens: DISCRIMINAÇÃO: capacidade de um item de discriminar os alunos que desenvolveram as habilidades avaliadas daqueles que não as desenvolveram. DIFICULDADE: mensura o grau de dificuldade dos itens. ACERTO AO ACASO: análise das respostas dos alunos para verificação do acerto ao acaso.

31 Resultados Além dos Resultados de Desempenho, produzimos informações relativas aos Fatores Associados. Os denominados Fatores Contextuais são investigados a partir do instrumento questionário.

32 RESULTADOS Medidas de Proficiência
Fatores contextuais Desempenho DIMENSÃO INSTRUMENTO Testes RESULTADOS Medidas de Proficiência RESULTADOS ASSOCIADOS AO DESEMPENHO Fatores Associados ao Desempenho DIMENSÃO Questionários Contextuais INSTRUMENTO RESULTADOS Fatores Contextuais RESULTADOS DE DESEMPENHO

33 Fatores contextuais Quais fatores são considerados nos questionários contextuais? EXTRAESCOLARES Fatores socioeconômicos Fatores familiares Fatores individuais INTRAESCOLARES Gestão e administração Práticas pedagógicas Condições de infraestrutura Qualificação dos profissionais

34 SAETHE 2015 Resultados SAETHE 2015

35 SAETHE 2015 PARTICIPAÇÃO

36 REDE MUNICIPAL DE TERESINA
Etapa Localização Edição Alunos Previstos Alunos Efetivos Percentual de Participação 2º PERÍODO ED. INFANTIL URBANA SAÍDA 6.751 6.340 93,9 SAÍDA 6.433 6.205 96,5 RURAL 746 693 92,9 689 652 GERAL 7.497 7.033 93,8 7.122 6.857 96,3

37 REDE MUNICIPAL DE TERESINA
Etapa Localização Edição Alunos Previstos Alunos Efetivos Percentual de Participação 2º ANO EF URBANA SAÍDA 5.338 4.931 92,4 SAÍDA 6.123 5.700 93,1 RURAL 729 671 92,0 555 518 93,3 GERAL 6.067 5.602 92,3 6.678 6.218 3º ANO EF 7.296 6.778 92,9 6.234 5.823 1.047 965 92,2 737 679 92,1 8.343 7.743 92,8 6.671 6.502 7º ANO EF 4.519 4.250 94,0 840 806 94,7 5.359 5.056 94,3

38 RESULTADOS ALCANÇADOS Língua Portuguesa
SAETHE 2015 RESULTADOS ALCANÇADOS Língua Portuguesa

39 PROFICIÊNCIAS MÉDIAS Geral
Língua Portuguesa – Leitura 2º Período da Educação Infantil

40 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral
Língua Portuguesa – Leitura 2º Período da Educação Infantil

41 PROFICIÊNCIAS MÉDIAS Geral
Língua Portuguesa – Escrita 2º Período da Educação Infantil

42 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral
Língua Portuguesa – Escrita 2º Período da Educação Infantil

43 PROFICIÊNCIAS MÉDIAS Geral
Língua Portuguesa – Leitura 2º Ano do Ensino Fundamental

44 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral
Língua Portuguesa – Leitura 2º Ano do Ensino Fundamental

45 PROFICIÊNCIAS MÉDIAS Geral
Língua Portuguesa – Escrita 2º Ano do Ensino Fundamental

46 Língua Portuguesa – Escrita 2º Ano do Ensino Fundamental
PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral Língua Portuguesa – Escrita 2º Ano do Ensino Fundamental

47 PROFICIÊNCIAS MÉDIAS Geral
Língua Portuguesa – Leitura 3º Ano do Ensino Fundamental

48 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral
Língua Portuguesa – Leitura 3º Ano do Ensino Fundamental

49 PROFICIÊNCIAS MÉDIAS Geral
Língua Portuguesa – Escrita 3º Ano do Ensino Fundamental

50 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral
Língua Portuguesa – Escrita 3º Ano do Ensino Fundamental

51 PROFICIÊNCIAS MÉDIAS Geral
Língua Portuguesa – Leitura 7º Ano do Ensino Fundamental

52 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral
Língua Portuguesa – Leitura 7º Ano do Ensino Fundamental

53 Língua Portuguesa – Produção de Texto 7º Ano do Ensino Fundamental
NOTAS MÉDIAS – Geral Língua Portuguesa – Produção de Texto 7º Ano do Ensino Fundamental

54 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PERFIL DE ESCRITOR – Geral
Língua Portuguesa – Produção de Texto 7º Ano do Ensino Fundamental

55 RESULTADOS ALCANÇADOS Matemática
SAETHE 2015 RESULTADOS ALCANÇADOS Matemática

56 PROFICIÊNCIAS MÉDIAS Geral
Matemática 2º Ano do Ensino Fundamental

57 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral
Matemática 2º Ano do Ensino Fundamental

58 PROFICIÊNCIAS MÉDIAS Geral
Matemática 3º Ano do Ensino Fundamental

59 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral
Matemática 3º Ano do Ensino Fundamental

60 PROFICIÊNCIAS MÉDIAS Geral
Matemática 7º Ano do Ensino Fundamental

61 PERCENTUAL DE ALUNOS POR PADRÃO DE DESEMPENHO – Geral
Matemática 7º Ano do Ensino Fundamental

62 Divulgação dos resultados
A apropriação dos resultados requer conhecimento sobre os canais de divulgação. VOCÊ SABE ONDE ESTÃO/SÃO DIVULGADOS OS RESULTADOS DO SAETHE?

63 Divulgação dos resultados
Atualmente, a Secretaria, em parceria com o CAEd, divulga informações para a interpretação dos resultados na Revista da Gestão e na Revista Pedagógica, da Coleção SAETHE, presente no site. Mencionar a Revista do Sistema. Apresentar toda a Coleção.

64 Divulgação dos resultados
Mencionar a Revista do Sistema. Apresentar toda a Coleção.

65 Divulgação dos resultados
REVISTA PEDAGÓGICA Direcionadas aos professores da disciplina/etapa de escolaridade e à equipe pedagógica da escola. Apresentam informações pedagógicas, estudos de caso relacionados à prática pedagógica dos educadores e textos que tratam de temas da área avaliada. Veiculam o resultado da escola: os volumes são divididos por disciplina/etapa de escolaridade avaliada.

66 Divulgação dos resultados
REVISTA DA GESTÃO Direcionada à equipe gestora da escola. Apresenta artigos e estudo de caso relacionados à gestão escolar. Informa o resultado da escola em todas as disciplinas e etapas de escolaridade avaliadas.

67 Divulgação dos resultados
Os Resultados por Escola (TRI) e os Resultados por Aluno (TCT) estão disponíveis no site. Mencionar a Revista do Sistema. Apresentar toda a Coleção.

68 Divulgação dos resultados
Resultados por Escola (TRI) Mencionar a Revista do Sistema. Apresentar toda a Coleção.

69 Divulgação dos resultados
Componentes do Resultado por Escola (TRI) Identificação da Escola e do Resultado Escola. Município Zona. Etapa. Disciplina. Níveis de Resultado – Proficiência média, participação, evolução do percentual de alunos por Padrão de Desempenho Resultado da Rede. Resultado da Zona. Resultado da Escola.

70 Divulgação dos resultados
Componentes do Resultado por Escola (TRI) Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho Em cada agrupamento: Rede, Zona e Escola. Distribuição por Padrões de Desempenho.

71 Divulgação dos resultados

72 Divulgação dos resultados

73 Divulgação dos resultados
Resultados por Aluno (TCT)

74 Divulgação dos resultados
Componentes do Resultado por Aluno (TCT) Percentual Médio de Acertos, Categoria de Desempenho, Proficiência e Padrão de Desempenho Descritores avaliados, número de acertos e número de itens apresentados no teste de cada estudante

75 Divulgação dos resultados
ATENÇÃO, no painel de Resultados por Aluno (TCT), entenda: Categoria de Desempenho Identifica, por meio de cores diferentes, o quartil de categoria de desempenho em que o estudante está alocado – até 25% de acerto, de 25% até 50% de acerto, de 50% até 75% de acerto e acima de 75% de acerto. Padrão de Desempenho Identifica o Padrão de Desempenho em que o estudante está alocado, de acordo com Proficiência Média alcançada por ele. Os Padrões possuem nomenclaturas próprias, conforme os cortes na Escala de Proficiência.

76 Reflexão Como é possível apropriar-se dos resultados produzidos e divulgados pela avaliação educacional externa em larga escala do município?

77 Apropriação dos resultados
Análise de Resultados por Escola (TRI) Encarte

78 Apropriação dos resultados
O objetivo desse primeiro passo é contribuir com um levantamento das informações produzidas sobre a sua escola, bem como de toda a rede. Trata-se de uma caracterização da escola com base nos resultados da avaliação nas ultimas edições do SAETHE. Encarte

79 Apropriação dos resultados
Encarte

80 Apropriação dos resultados
Após caracterizar a escola, tendo em vista os resultados alcançados na avaliação, é hora de compreender as possíveis razões que a levaram a escola a alcançar tais resultados. É preciso fazer algumas reflexões sobre o desempenho da escola. Para tanto, a equipe pedagógica deve reunir-se e discutir, coletivamente, sobre os resultados da escola em cada etapa e disciplinas avaliadas no SAETHE. Encarte

81 Apropriação dos resultados
A Proficiência Média da escola está crescendo, diminuindo ou se manteve estável ao longo das edições do SAETHE? Essa análise se refere à qualidade da educação. Essa média é condizente com os resultados internos da escola (fluxo e desempenho nas avaliações internas)? Como são as taxas de aprovação nessa etapa de escolaridade? Há muitos alunos nos Padrões mais baixos? Quantos? Essa tarefa refere-se à análise da equidade na educação. Todos os alunos participaram da avaliação externa? Quais foram os que não fizeram? Os que apresentam maiores ou menores dificuldades em sala de aula? A escola consegue identificar quem são os alunos que estão nesses Padrões mais baixos? São os mesmos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem na escola? Cada professor consegue identificar quem são esses alunos, nas suas turmas? Eles apresentam dificuldades de aprendizagem em sala de aula? Esses alunos foram aprovados para a etapa de escolaridade seguinte àquela em que ele foi avaliado pela avaliação externa? Considerando o número de alunos que se encontram nos Padrões mais baixos, procure identificar, de acordo com cada padrão, quais habilidades esses alunos desenvolveram e aquelas ainda não consolidadas. De acordo com a etapa de escolaridade em que eles se encontram, quais habilidades eles já deveriam ter desenvolvido? Para isso, considere os Padrões mais avançados para identificar quais habilidades já deveriam ter sido desenvolvidas por esses alunos. Encarte

82 Apropriação dos resultados
Análise dos Resultados por Aluno (TCT) Encarte

83 Apropriação dos resultados
Após caracterizarmos a escola e compreendermos quais são as possíveis causas do desempenho da escola, devemos analisar os Resultados por Escola (TRI), associado às informações dos Resultados por Aluno (TCT). São informações sobre o percentual de acerto para cada descritor apresentado no teste. Essas informações são divulgadas por aluno, turma, escola e para a rede em geral. O foco de análise devem ser, sobretudo, os resultados de cada aluno, cada turma e de sua escola, em particular. Encarte

84 Apropriação dos resultados
Sobre o desempenho de cada aluno: Observe os descritores que cada aluno errou. Os alunos que erraram mais itens em relação aos descritores apresentados são os mesmos que apresentam dificuldades de aprendizagem em sala de aula? Nas avaliações internas, esses alunos demonstram dificuldades nos conteúdos relacionados a esses descritores? Faça a mesma reflexão levando em consideração os descritores que foram mais acertados.

85 Apropriação dos resultados
Sobre o desempenho de cada turma: Qual foi o percentual de acerto, de cada turma, em cada descritor avaliado? Como está o desempenho de cada turma em relação às demais turmas da escola? Olhe para cada turma, individualmente, e depois compare o seu desempenho com o das demais. Quais foram os descritores que apresentaram menor percentual de acerto, em cada turma? Procure relacionar as habilidades avaliadas por esses descritores aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Trata-se de habilidades que já deveriam ter sido desenvolvidas em etapas anteriores àquela avaliada? Esses descritores, com menor percentual de acerto, estão relacionados a uma mesma competência? Na avaliação interna, os alunos apresentam dificuldades nos conteúdos relacionados a esses descritores?

86 Apropriação dos resultados
Sobre o desempenho da rede: Quais foram os descritores com menores percentuais de acerto? Quais as habilidades a eles relacionadas? Essas habilidades se referem a qual conteúdo da disciplina avaliada? Em qual etapa de escolaridade esse conteúdo é ministrado? Quando essas habilidades devem ser consolidadas? A partir dessa análise, é preciso pensar em estratégias diferenciadas, conforme as características dos alunos e das turmas. Para essa atividade, vamos usar os resultados da rede, mas o professor deve fazer isso com os dados da escola/turma.

87 Apropriação dos resultados
Encarte

88 Apropriação dos resultados
Por fim, é hora de planejar o futuro. De posse de todas as informações sobre a escola na avaliação do SAETHE, nas últimas edições, sugerimos um roteiro de planejamento que poderá ajudá-lo na elaboração e organização de estratégias para que a, escola como um todo, e cada aluno, em particular, possam apresentar melhor desempenho nas próximas edições do SAETHE. Encarte

89 Apropriação dos resultados
Encarte

90 Reflexões Encarte

91


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