A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Cláudio Custódio www.espacogeografia.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Cláudio Custódio www.espacogeografia.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Professor Cláudio Custódio

2 Kant: descrever todos os fenômenos da superfície da terra (síntese de todas as ciências); Martonne: distribuição dos fenômenos físicos, biológicos e humanos pela superfície, suas causas e relações; Marrero: estuda as diferentes paisagens e as modificações feitas pelo homem.

3 Relações entre o homem e a natureza; O espaço geográfico é o resultado da relação natureza, homem e trabalho;

4 Geografia sistemática ou geral - Física - Humana, cultural, econômica, antropogeografia... Geografia regional OBS. Ramos da geografia: geopolítica, geomorfologia, geoeconomia...

5 Princípio da extensão (Ratzel): localizar e delimitar utilizando os recursos da cartografia; Princípio da analogia (Ritter e La Blache): delimitada e observada a área, deve ser feita uma comparação com outras; Princípio da causalidade (Humboldt): as causas e fatos observados devem ser explicados; Princípio da conexão (Brunhes): os fatores físicos e humanos nunca atuam isoladamente; Princípio da atividade (Brunhes): a paisagem é dinâmica.

6 Determinismo ambiental (final do século XIX) – página 6 – questão 8 - As condições naturais determinam o comportamento do homem. - O espaço vital de Ratzel Possibilismo (final do século XIX) P.9-Q16 - As condições naturais não são determinantes; - Para La Blache a natureza fornece oportunidades.

7 Método regional (final do séc. XIX, retomado nos anos 40) - Busca a integração dos fenômenos heterogêneos e seções do espaço terrestre. Nova Geografia (década 1950 em diante): - Expansão capitalista - Uso de estatísticas

8

9 Para a geografia o espaço são as paisagens, as relações que se estabelecem entre as pessoas (sociais, econômicas, políticas, etc.), a natureza, e as próprias pessoas. Esse espaço é chamado de espaço geográfico.

10 Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc (SANTOS, 1991, p. 61).

11

12 É a parte do espaço que nos identificamos, que faz parte da nossa vida, o conceito esta relacionado a afetividade. Página 5 - questão 2

13 É um espaço definido e delimitado a partir das relações de poder que nela se instalam, sendo limitado por fronteiras que podem ou não serem visíveis.

14 São as relações que existem entre os diversos agentes políticos, sociais e econômicos, referindo-se ao exercício do poder dentro de um território.


Carregar ppt "Professor Cláudio Custódio www.espacogeografia.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google