A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regina Auxiliadora Atulim & Paulo Gomes Varella observatório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regina Auxiliadora Atulim & Paulo Gomes Varella observatório."— Transcrição da apresentação:

1 Regina Auxiliadora Atulim & Paulo Gomes Varella observatório

2 O céu é uma imensa obra de arte, uma gigantesca tela onde os povos antigos registraram seus mitos e suas crenças para transmiti-las às gerações futuras

3 observatório Durante milênios, a mais democrática obra de arte da natureza permaneceu intacta: de morada dos deuses passou a panorama de sonhos e aventuras, sempre disponível a todos que quisessem estudá-la ou simplesmente contemplá-la.

4 observatório Durante milênios, o Homem aprendeu nesse grande livro os mistérios do Universo. Num grande salto da evolução, construímos máquinas que nos aproximaram do céu: telescópios, espectroscópios, naves espaciais.

5 observatório De espectadora dos anseios humanos, a grande tela passou a ser um caminho para outros mundos. Insaciáveis, empenhamo-nos em conquistar o espaço e descuidamos de nosso maior patrimônio.

6 observatório prejudica a observação do céu causa danos ambientais e econômicos interfere na saúde das pessoas A POLUIÇÃO LUMINOSA efeitos prejudiciais causados ao meio ambiente pelo excesso ou má utilização de luz artificial

7 observatório alteração do período de fotossíntese/respiração das plantas; alteração da polinização de plantas devido à diminuição dos insetos; desorientação das aves migratórias; restrição de movimento de animais de hábitos noturnos; morte de animais que se chocam com obstáculos devido ao excesso de luz; aumento da fadiga, insônia e estresse (inclusive das pessoas); proliferação de cupins, moscas e pombos; desperdício de energia elétrica; falsa sensação de segurança; Alguns dos efeitos indesejados da poluição luminosa:

8 observatório não deixar luzes acesas sem necessidade; utilizar luminárias que direcionem a luz somente para baixo; evitar o uso de iluminação no interior de jardins, de moitas e das copas das árvores; evitar o uso de placas luminosas e outdoors que difundam luz para cima ou emitam luz diretamente sobre as pessoas; utilizar sensores de presença em garagens e varandas; utilizar dimmers em ambientes que não necessitam de forte iluminação constante; sensibilizar outras pessoas para o problema; difundir essas condutas em condomínios, clubes, escolas, igrejas... solicitar, sempre que possível, a substituição ou adequação das luminárias das ruas junto ao poder público; engajar-se em movimentos de combate à poluição luminosa; Atitudes para minimizar a Poluição Luminosa:

9 "céu austral com mais estrelas" Campanha para minimizar os efeitos da poluição luminosa no céu do Brasil. Há quem diga que o céu austral é mais estrelado que o céu boreal. Para tirar a dúvida, precisamos combater a PL na América do Sul, unindo nossos esforços a outras instituições irmãs nesta luta. Acesse o link para participar em um dos sites! observatório


Carregar ppt "Regina Auxiliadora Atulim & Paulo Gomes Varella observatório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google