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Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.

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1 Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica

2 Considerações gerais Um projeto é elaborado para transformar uma ideia em realidade. Desenvolver este projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação em relação a algo que desejamos alcançar. O projeto elaborado deve ser um projeto para aplicação da Modelagem Matemática como metodologia de trabalho em alguma série da Educação Básica. (dois projetos) Para isso, ele deve ser pensado, definido e elaborado em consonância com todos os segmentos da escola.

3 Etapa 1 – Definição do ano em que o projeto será aplicado
A primeira providência é definir um tema para o projeto. 1. Na escolha leve em consideração a faixa etária dos alunos e os interesses desse grupo. 2. Lembre-se do conteúdo do ano escolhido. 3. Como o projeto pode ser multidisciplinar, verifique a possibilidade de o tema ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.

4 Etapa 2 – Definição dos objetivos gerais
Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto: 1. O que se pretende alcançar com o projeto? 2. O que o projeto deve mudar nas aulas de matemática em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos? 3. Quais competências específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto? 4. Que impacto o projeto terá sobre ambiente externo à sala de aula?

5 Etapa 3 – Definição dos objetivos específicos
Os objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades específicas. Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considerá-los como soluções a ser buscadas para problemas razoavelmente bem delimitados. Em um projeto cujo tema é Meio Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola.

6 Etapa 4 – O projeto e a proposta pedagógica da escola
Ao elaborar o projeto se deve considerar como ele vai se relacionar com a proposta pedagógica da escola. Tanto na fase de execução como na avaliação, o projeto deve levar o grupo gestor da escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la.

7 Etapa 5 – Justificativa/ referencial teórico
Procure respostas claras para as seguintes questões: 1. Por que é importante fazer o projeto? 2. Quem se beneficiará?

8 Etapa 6 – Metodologia Atenção especial deve ser dedicada à metodologia adotada na execução do projeto. Em especial, é necessário que ela seja: 1. Colaborativa, envolvendo os membros das equipes cujos os esforços levam a um objetivo fim comum. 2. Integrativa, envolvendo o professor e as diferentes equipes. 3. Multidisciplinar, envolvendo pessoas cuja formação, atividade profissional e interesses abranjam as diferentes disciplinas em que hoje se segmenta o trabalho escolar.

9 Etapa 6 – Metodologia Também é importante que o projeto explicite: a. Como ele vai contribuir para modificar os hábitos de trabalho e as formas de aprendizagem da turma (escola), de modo a dar ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades. b. Como será redimensionado o tempo e o espaço das aulas, de modo que atividades envolvendo equipes de alunos possam ser desenvolvidas integralmente no ambiente escolar regular. É importante levar em conta o currículo obrigatório e não contar com aulas desenvolvidas especialmente para facilitar o trabalho colaborativo no projeto que ultrapassem a grade curricular, o horário escolar e os limites da sala de aula tradicional.

10 Etapa 6 – Metodologia Esta etapa inclui/exige a elaboração de um planejamento aula a aula (plano de ensino) do tempo de execução do projeto.

11 Etapa 7 – Atividades Agora é preciso tentar especificar as atividades centrais que levarão à realização dos objetivos específicos do projeto. Faça isso respondendo às seguintes perguntas para cada atividade: O quê? Especifique a atividade a ser realizada. Com que fim? Esclareça quais habilidades e competências serão desenvolvidas com a execução desta atividade. Como? Esclareça os métodos adotados para realizar a atividade. Quando? Esclareça como a atividade vai se situar dentro do ano letivo e da grade curricular.

12 Etapa 7 – Atividades Onde?  Descreva o local onde será realizada: sala de aula, laboratórios, biblioteca, quadra, externamente à escola etc. Quem? Descreva quem são as pessoas envolvidas na atividade. Não esqueça os alunos. Com o quê? Indique os recursos materiais necessários para desenvolver esta atividade.

13 Etapa 8 – Acompanhamento, avaliação e disseminação :
a. Como será feito o acompanhamento do desenvolvimento das equipes na execução do projeto? Se deve definir e relacionar as formas de acompanhamento e registro das etapas do projeto, tais como reuniões de acompanhamento, relatórios ou outros meios. (portfólio) b. Como serão medidos os efeitos do projeto? O professor deve relacionar os indicadores (sinais que mostrem o que está acontecendo) dos efeitos do projeto com nos alunos, à medida que suas atividades forem sendo realizadas. c. Como será transmitido o que se aprendeu? Se deve também descrever os meios que utilizará para comunicar a outras equipes o que foi alcançado (resultado) e como isto ocorreu (processo). O importante é que outros possam um dia aprender com esta experiência.

14 Etapa 9 – Finalização:  O projeto deve ter, no máximo, 15 páginas. Procure utilizar uma única cor e apenas um tipo de letra, sempre do mesmo tamanho, para dar boa leitura.

15 Referência: ALMEIDA, L. M. W. de; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012. elaboracao-de-projetos-2/


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