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DIFERENÇAS ENTRE PESQUISAS POR AMOSTRAGEM E POPULAÇÃO AULA 2

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Apresentação em tema: "DIFERENÇAS ENTRE PESQUISAS POR AMOSTRAGEM E POPULAÇÃO AULA 2"— Transcrição da apresentação:

1 DIFERENÇAS ENTRE PESQUISAS POR AMOSTRAGEM E POPULAÇÃO AULA 2

2 AMOSTRAGEM X POPULAÇÃO
Para ajudá-lo a compreender um pouco mais como funciona o universo das pesquisas, nós vamos explicar quais são as diferenças entre pesquisas de amostragem e pesquisas por população. No geral, o que diferencia as duas metodologias é o número de membros dentro de um grupo que são entrevistados.

3 O QUE É PESQUISA POR POPULAÇÃO?
É o tipo de levantamento que obtém informações de todas as pessoas de um grupo. Ou seja, a pesquisa por população é aquela que levanta dados de 100% dos participantes. Este tipo de abordagem tem como grande vantagem a exatidão das respostas.

4 Isto acontece porque a margem de erro é teoricamente zero, visto que todas as pessoas são entrevistadas. A pesquisa por população é indicada para as pesquisas em que é possível conversar com todos os entrevistados.

5 Pesquisas com grupos pequenos, como por exemplo, alunos em uma sala de aula ou grupo de funcionários de uma empresa devem ser feitas utilizando-se deste tipo de abordagem. Quanto maior o grupo de entrevistados, maiores são as dificuldades para fazer uma pesquisa por população.

6 O que é pesquisa por amostragem?
A grande maioria das enquetes, levantamentos e pesquisas de opinião são feitas por amostragem. Como foi falado no tópico anterior, isto acontece por causa da impossibilidade de se falar com todas as pessoas de grupos muito grandes.

7 O funcionamento deste tipo de pesquisa é escolher aleatoriamente algumas pessoas e com elas representar as respostas de um todo da população através de inferências estatísticas.

8 E QUAL A DIFERENÇA ENTRE AMOSTRAGEM E POPULAÇÃO?
A pesquisa por população é obviamente mais precisa do que a por amostragem. Se você entrevistar todas as pessoas de um grupo, vai ter uma resposta definitiva. Por isso, sempre que puder (e for viável) opte por pesquisas por população.

9 Toda pesquisa estatística precisa atender a um público alvo, pois é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa. Esse público alvo recebe o nome de população e constitui um conjunto de pessoas que apresentam características próprias.

10 A população também pode ser relacionada a um conjunto de objetos ou informações. Na estatística, a população é classificada como finita e infinita.

11 População finita: nesses casos o número de elementos de um grupo não é muito grande, a entrevista e a análise das informações devem abordar a todos do grupo. População infinita: o número de elementos nesse caso é muito elevado, sendo considerado infinito.

12 Amostra diz respeito a um subconjunto da população, fração ou uma parte do grupo. Em alguns casos seria impossível entrevistar todos os elementos de uma população, pois levaria muito tempo para concluir o trabalho ou até mesmo seria financeiramente inviável, dessa forma, o número de entrevistados corresponde a uma quantidade determinada de elementos do conjunto, uma amostra.

13 Pesquisas qualitativa e quantitativa
São dois tipos distintos de pesquisas, que podem muitas vezes se complementarem. A diferença está na abordagem de cada um dos métodos, no objetivo, na amostra e em alguns outros aspectos.

14 Pesquisa Qualitativa Está mais relacionada no levantamento de dados sobre as motivações de um grupo, em compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos indivíduos de uma população. É exploratória, portanto não tem o intuito de obter números como resultados, que possam nos indicar o caminho para tomada de decisão correta sobre uma questão-problema.

15 Recursos mais usados na pesquisa qualitativa
Entrevistas semi estruturadas em profundidade, observação em campo (observar o comportamento do consumidor, por exemplo), entrevistas por telefone, entre outras. A pesquisa qualitativa é ótima para aprofundar conhecimentos já quantificados ou quando deseja- se criar uma base de conhecimentos para só depois quantificá-los.

16 Neste tipo de pesquisa, a atuação de um especialista é outra característica fundamental para lapidar o grande volume de informação bruta recebida e interpretar da melhor maneira possível. O tamanho da amostra pode não seguir o rigor estatístico mas devemos ter na amostra um retrato da população estudada, refletindo suas características

17 A pesquisa qualitativa é indicada quando há a necessidade, por exemplo, de entender a percepção do cliente quanto a um novo produto, compreender a escolha de voto dos eleitores, analisar o modo de trabalho da concorrência, indicar as melhores ações para uma campanha de marketing, etc.

18 Exemplo Uma empresa que trabalha com produtos de limpeza precisa saber como está sua imagem no mercado perante a concorrência. Como não há nenhuma premissa sobre a imagem da empresa na opinião dos usuários, escolhe-se um público alvo e faz-se uma série de questões abertas. Neste exemplo, a empresa escolheria diversas pessoas para saber quais são as impressões delas em relação ao produto.

19 Pesquisa quantitativa
É a mais comum no mercado, e prioriza apontar numericamente a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo, ou população. Estas medidas são precisas e podem ser úteis para decisões mais acertadas. Os meios de coleta de dados são estruturados, e entre eles estão a entrevista individual e os questionários (on-line, de autopreenchimento, por telefone, presencial, etc.), e muitos outros recursos, sempre com perguntas objetivas e muito claras.

20 As ferramentas estatísticas devem ser aplicadas com rigor para que haja a confiabilidade necessária para, através da amostra, inferirmos resultados sobre a população de interesse. Como exemplo de Pesquisa Quantitativa, podemos citar a prática constante em anos eleitorais: a pesquisa de intenção de votos, que busca estimar através da amostra o número total de eleitores que votariam em cada candidato.

21 Com a crescente concorrência do mercado nacional, qualquer tipo de investimento precisa ter embasamento sólido, caso contrário, uma empresa que pretende tomar novas decisões ou simplesmente nascer pode encarar sérios prejuízos sem retorno.

22 As pesquisas de mercado são a ferramenta certa para entender melhor a concorrência que existe no seu mercado, trabalhar devidamente com o seu negócio e encontrar soluções estratégicas com alto grau de precisão. A contratação de uma empresa de pesquisa de mercado pode ser fator determinante para entender concorrência, demanda e trabalhar campanhas de marketing e lançamento de produtos de forma otimizada.


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