A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Pesquisa de Mercado?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Pesquisa de Mercado?"— Transcrição da apresentação:

1 Relembrando os conceitos, técnicas e métodos adquiridos em Pesquisa de Mercado I AULA 1

2 O que é Pesquisa de Mercado?
É o estudo realizado para coletar informações que possam identificar oportunidades de melhoria e problemas.

3 Quais são as aplicações?
Entender melhor a concorrência que existe no seu mercado, trabalhar devidamente com o seu negócio e encontrar soluções estratégicas com alto grau de precisão.

4 Tipos de Pesquisa, quanto à abordagem:
Qualitativa: está mais relacionada no levantamento de dados sobre as motivações de um grupo, em compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos indivíduos de uma população. (Entrevistas semi estruturadas em profundidade, observação em campo, entrevistas por telefone, entre outras.)

5 Tipos de Pesquisa, quanto à abordagem:
Quantitativa: é a mais comum no mercado, e prioriza apontar numericamente a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo, ou população. Os meios de coleta de dados são estruturados, e entre eles estão a entrevista individual e os questionários (on-line, de auto preenchimento, por telefone, presencial, etc.), e muitos outros recursos, sempre com perguntas objetivas e muito claras.

6 CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS, COM BASES NOS SEUS OBJETIVOS

7 Tipos de Pesquisa Exploratória Descritiva Causal Métodos de Pesquisa Análise Documental/ Dados Estudo de Caso Questionário Entrevista Observação Pesquisa Grupos de foco Diretivas Não diretivas Análise de conteúdo Participante Direta Simulada Entrevista Observação Análise Doc. Análise dos dados Qualitativo Quantitativo Análise Estatística

8 FONTES DE PESQUISA Os próprios pesquisados são a maior fonte de dados em pesquisas de mercado. O dado pode ser obtido do pesquisado através da sua própria declaração, verbalmente ou por escrito, ou através de sua observação.

9 DADOS DE PESQUISA DADOS PRIMÁRIOS: São aqueles que não foram antes coletados, estando ainda em posse dos pesquisados, e que são coletados com o propósito de atender as necessidades especificas da pesquisa em andamento. DADOS SECUNDÁRIOS: São aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e, muitas vezes, até analisados, com propósitos outros ao de atender as necessidades da pesquisa em andamento, e que estão catalogados a disposição dos interessados

10 POPULAÇÃO E TAMANHO DA AMOSTRA
O tamanho da amostra depende da característica básica da população, do tipo de informação exigido na pesquisa e do custo envolvido. A técnica de amostragem mais utilizada é a ESTRATIFICADA, esta é feita a partir da identificação das características relevantes de uma pesquisa.

11 Coleta de Dados É a terceira etapa do processo de pesquisa, iniciada após a conclusão do planejamento; Ela consiste na execução das técnicas e dos procedimentos definidos na metodologia da pesquisa, visando coletar dados e informações para responder o objetivo da pesquisa;

12 É o levantamento das informações importantes para a realização da pesquisa. Envolve a coleta de dados SECUNDÁRIOS e PRIMÁRIOS. Dados Secundários Dados já disponíveis na empresa ou no mercado. São encontrados na internet, jornais, sindicatos, revistas especializadas, associações, etc. Dados Primários Dados que não estão organizados. Podem ser obtidos com a ajuda de profissionais ou por conta própria, diretamente com concorrentes, fornecedores e clientes.

13 TÉCNICAS DE COLETAS DE DADOS
* INDIRETA Pesquisa documental Obtida de fontes primárias Pesquisa bibliográfica Obtida de fontes secundárias Direta Observação Entrevista Questionário Formulário Medidas de opinião e atitudes Dados obtidos pela própria pesquisa, em geral no momento e/ou local em que ocorre

14 Técnicas indiretas Documental: Bibliográfica:
envolve não só documentos clássicos, mas também filmes, fotos, gravações sonoras, estatuária, padrões arquitetônicos, etc. principais fontes: arquivos públicos – doc. oficiais, parlamentares, jurídicos arquivos particulares – domicílios, instituições estatísticas - IBGE Bibliográfica: envolve toda fonte, já tornada pública, mesmo que não tenha sido utilizada no sentido do estudo em questão. principais fontes: imprensa escrita meios áudio-visuais material cartográfico

15 Técnicas diretas Observação:
assistemática ou não estruturada – para estudos exploratórios; sistemática ou estruturada não participante – presencia, sem participar; estruturada participante – integração com o grupo; estruturada invocada ou “na vida real” provocada ou “de laboratório” Entrevista: principal fonte de coleta de dados em pesquisa social, caracteriza-se por relação individual e face a face, para obtenção das informações. principais tipos: estruturada – tem roteiro prévio, sem liberdade para modificações não-estruturada – com liberdade para modificar na direção quie julgar mais adequada painel – estuda evolução de opiniões, com repetição de tempos em tempos as mesmas pessoas

16 Técnicas diretas Questionário: “série ordenada de perguntas, respondidas sem interferência do pesquisador;“ vantagens – economia, alcance, anonimato, comparabilidade, interpretação desvantagens – incompreensão, não-resposta, distorções do instrumento sequência operacional: elaboração pré-teste escolha do tipo*(abertas, fechadas) e da ordem de perguntas avaliação da distorções * Os tipos de perguntas tem outras classificações, conforme sua intenção com mostruário de avaliação de fato de ação de intenção de opinião pergunta-teste

17 Técnicas diretas Formulário:
forma mista, entre o questionário e a entrevista, geralmente visando maior complexidade nas respostas. vantagens e desvantagens – as mesmas dos modelos anteriores Medidas de opinião e atitudes: caracterizados por tentativa de mensuração das respostas, por meio de escalas. principais escalas de ordenação – pontos, classificação direta, pares de intensidade de Lickert


Carregar ppt "O que é Pesquisa de Mercado?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google