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Grupo 3 – Estudos Quantitativos

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Apresentação em tema: "Grupo 3 – Estudos Quantitativos"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo 3 – Estudos Quantitativos

2 Estudos Quantitativos
Apresentação do Trabalho (Pedro) Pesquisa por amostragem e pesquisas longitudinais (Camila) Pesquisa por corte transversal (Esdras) Estudos de tendências e modos de pesquisa (Leila) Pontos fortes e fracos de cada tipo de coleta de dados (Glória)

3 Estudos Quantitativos - Introdução
A importância das pesquisas quantitativas A estatística como instrumento de exercício do poder pelo Estado Afastamento das técnicas quantitativas Atitudes dos pesquisadores Caráter histórico Análises feitas por profissionais de outras áreas

4 Estudos Quantitativos – Ponto de Partida
Os números, frequências, medidas, têm algumas propriedades que delimitam as operações que se podem fazer com eles, e que deixam claro seu alcance As boas análises dependem de boas perguntas que o pesquisador venha a fazer

5 Estudos Quantitativos – Papel da Quantificação na Pesquisa
“A informação que não pode ser diretamente visualizada a partir de uma massa de dados poderá sê-lo se tais dados sofrerem algum tipo de transformação que permita uma observação de um outro ponto de vista” “A quantificação abrange um conjunto de procedimentos, técnicas e algoritmos destinados a auxiliar o pesquisador a extrair de seus dados subsídios para responder à(s) pergunta(s) que o mesmo estabeleceu como objetivo(s) de seu trabalho”.

6 Estudos Quantitativos - Modelização

7 Estudos Quantitativos
Pesquisa por amostragem Amostragem é a definição de uma parcela, um conjunto da população a ser pesquisada, para representar essa população. Baseia-se em probabilidade, causalidade e na lei dos grandes números. Margem de erro é a diferença entre o universo da pesquisa e o resultado demonstrado na amostragem. A chave para se determinar o tamanho da amostragem é o orçamento da pesquisa, que delimita os recursos disponíveis.

8 Estudos Quantitativos
Pesquisas longitudinais São pesquisas conduzidas em um longo período de tempo, com uma amostragem pequena, que gera análises em nível micro, referentes aos elementos amostrais dessa pesquisa. Podem ser retrospectivos ou prospectivos. Exemplo: relacionar trajetória educacional e empregabilidade. Vantagens: relação causal, verifica o desenvolvimento, os participantes são os mesmos. Desvantagens: barreiras do tempo (mortalidade dos indivíduos, por exemplo), custo e operacionalização alta.

9 Estudos Quantitativos – Tipos de pesquisa

10 Estudos Quantitativos – Pesquisas Longitudinais

11 Estudos Quantitativos – Pesquisas Longitudinais

12 Estudos Quantitativos – Pesquisas Longitudinais

13 Estudos Quantitativos - Estudos de tendências
Tipo de pesquisa que examina dados e padrões de mudanças do passado para prever as probabilidades no futuro. Características: • usar uma amostra durante um período estendido. • comparar os mesmos indivíduos ao longo dum certo período. • nível micro.

14 Estudos Quantitativos - Estudos de tendências
Vantagens: • mantém a claridade do foco ao longo do estudo. • permite prever e projetar itens e suposições identificados e monitorados. Pontos fracos: • não leva em conta fatores imprevisíveis. • não são sempre indicadores de tendências futuras. • Direcionado por « formulas » , as suposições inicias podem ser erradas. • o critério para previsão pode ser impreciso.

15 Estudos Quantitativos – Modos de pesquisa
Entrevistas • Estruturada: roteiro previamente estabelecido. • Não Estruturada: liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção. Permite explorar mais amplamente uma questão. • Semi-estruturada. Características: • Maior flexibilidade • Permite obter dados que não se encontram nas fontes documentais •Possibilidade do entrevistado ser influenciado. •Ocupa muito tempo.

16 Estudos Quantitativos – Modos de pesquisa
Questionário Características: •Economiza tempo e grande número de dados. •Atinge maior número de pessoas simultaneamente. •Área geográfica mais ampla. •Economiza pessoal, modo escrito (internet, etc.) •Obtém respostas mais rápidas e exatas. •Liberdade de respostas, mais tempo para responder; horário favorável. •Limitação em auxiliar o informante em questões mal compreendidas •Dificuldade de compreensão gera uniformidade aparente.

17 Estudos Quantitativos
Dados gravados sobre os fatores a, b, c Amostra A Observação 1 Amostra A B C D E Padrões Previstos Observações em a, b, c 2 3 4 5 Estudos de Tendências Processo social Estudos de corte transversal Estudos de coorte Linha do tempo Rretrospectivo Prospectivo Pontos fortes e fracos de cada tipo de coleta de dados.

18 Bibliografia Consultada
Desenhos de Estudo. Disponível em mero=6&titulo=Desenhos%20de%20estudo (Universidade do Porto) acessado em 29/04/2016 Técnicas de coleta de dados e instrumentos de Pesquisa. Disponível em de-coletas-de-dados-e-instrumentos-de-pesquisa. acessado em 29/04/2016 Jobim e Souza, S., Porto e Albuquerque, E. D. A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Ferraro, A. R. Quantidade e qualidade na pesquisa em educação, na perspectiva da dialética marxista. Severino, A. J. Ética e Pesquisa: autonomia e heteronomia na prática científica. Cohen, L., Manion, L. & Morrison, K. Research Methods in Education. London: RoutledgeFalmer, th Edition.

19 Bibliografia Consultada- Continuação
FALCÃO, J. T. da R.; RÉGNIER, J. Sobre os métodos quantitativos na pesquisa em ciências humanas: riscos e benefícios para o pesquisador. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 198, p , maio./ago Gatti, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p , jan./abr. 2004


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