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Custos e Formação de Preços

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Apresentação em tema: "Custos e Formação de Preços"— Transcrição da apresentação:

1 Custos e Formação de Preços
Prof.ª Rachel

2 Formação de preços

3 Preço de venda Fator : Que influencia o cliente em suas decisões de compra. Empresas : Precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade.

4 Preço de venda Dificuldade na definição:
Falta de informações dos empresários das micro e pequenas empresas.

5 Preço de venda Situação de forte concorrência:
Comum encontrar empresas que baixam seus preços de maneira errada. Resultado : Prejuízo

6 Estrutura da formação de preços

7 1ª etapa - Importância da formação de preços para empresas comerciais
Contabilize : Custos e despesas envolvidos no processo.

8 1ª etapa - Importância da formação de preços para empresas comerciais
Devem proporcionar crescimento e perenidade ao negócio.

9 1ª etapa - Importância da formação de preços para empresas comerciais
Importante na decisão de compra, pois em mercados competitivos, o cliente considera o seu desembolso financeiro.

10 1ª etapa - Importância da formação de preços para empresas comerciais
Devem ser compatíveis com a exigência do mercado, bem como o lucro que a empresa deseja obter.

11 1ª etapa - Importância da formação de preços para empresas comerciais
Vão além do valor cobrado por um produto. Considera-se também, os descontos e prazos concedidos. Observação: Alguns clientes pagam mais caro, dependendo das condições facilitadas.

12 1ª etapa - Importância da formação de preços para empresas comerciais
Precisa buscar o equilíbrio entre fatores internos e externos.

13 1ª etapa - Importância da formação de preços para empresas comerciais
Fatores externos Fatores internos Concorrência Custos Preços $$$ Lucro $$

14 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
São formados por custos e despesas.

15 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Lembre-se Custos: Representam os gastos relativos ao consumo na operação.

16 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Lembre-se Despesas: Representam os gastos que se destinam às fases de administração, esforço e financiamento.

17 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Lembre-se Custos e despesas variáveis: Variam conforme a venda efetuada pela empresa. Exemplos : Custo de mercadoria vendida, embalagens , etiquetas, impostos incidentes sobre vendas, e comissões de vendedores.

18 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Lembre-se Custos e despesas variáveis: Valores em R$ Custos variáveis Volume de venda física (Quantidade)

19 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Lembre-se Custos e despesas fixas: Não sofrem interferência da quantidade vendida.

20 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Lembre-se Custos e despesas fixas: Exemplos : Aluguéis, energia elétrica, água, telefone, salários fixos, e encargos sociais.

21 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Lembre-se Custos e despesas variáveis: Valores em R$ Custos fixos Volume de venda física (Quantidade)

22 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Custos diretos: Podem ser atribuídos diretamente a uma mercadoria. Exemplo ( Frete, impostos, seguros)

23 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Custos indiretos: Não se referem diretamente a uma mercadoria, pois são comuns a todas as mercadorias.

24 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Atenção !!!!!! Ao conhecer os custos e despesas, devo responder: Estou tendo lucro ou prejuízo? Posso reduzir meu preço? Em quanto?

25 2ª etapa – Levantamento dos elementos que compõem os preços.
Atenção !!!!!! Ao conhecer os custos e despesas, devo responder: 3) Quais das minhas mercadorias deve ter suas vendas incentivada ( Margem de contribuição) 4) Qual a quantidade mínima de vendas para cobrir meus custos.

26 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
Qual o impacto do custo fixo na formação do preço e quais os diversos componentes do preço.

27 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
% CF = custos fixos (média mensal) x 100 vendas médias mensais.

28 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
Exemplo :

29 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
Exemplo : Custos fixos = 15937,50 Vendas = 63312,50 % CF = 15937,50 x 100 = 25,7% 63312,50

30 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
Etapa II Fórmulas para calcular o preço de venda. PVV = Custo da mercadoria vendida 1 - % impostos + % comissões +%CF +% Lucro 100

31 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
Etapa II Fórmulas para calcular o preço de venda. PVV = Custo da mercadoria vendida Taxa de marcação

32 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
Etapa II Fórmulas para calcular o preço de venda. Taxa de marcação = 1 - % impostos + % comissões +%CF +% Lucro 100

33 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
Etapa II Fórmulas para calcular o preço de venda. Taxa de marcação = 1 - % custos de comercialização+%CF +% Lucro 100

34 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
Taxa de marcação: Coeficiente divisor, que dividido do Custo da Mercadoria, nos fornece o preço de venda à vista.

35 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
Custos de comercialização: Corresponde aos custos necessários para vender os produtos, podemos destacar os impostos e as comissões.

36 3ª etapa – Identificando o preço de venda.
Mark up: Coeficiente de marcação, que aplicado ao custo da mercadoria vendida, nos fornece o preço à vista. PVV= CMV x Mark up* Mark up = Taxa de marcação

37 4ª etapa – Análise do ponto de equilíbrio.
Essencial: Para a tomada de decisão. Define: A quantidade mínima que uma empresa precisa vender para não ter prejuízos.

38 4ª etapa – Análise do ponto de equilíbrio.
Ocorrência: Quando o faturamento se iguala ao valor dos custos. Ou seja, o lucro é igual à zero.

39 4ª etapa – Análise do ponto de equilíbrio.
Empresa eficiente: Precisa operar acima do seu ponto de equilíbrio.

40 4ª etapa – Análise do ponto de equilíbrio.

41 4ª etapa – Análise do ponto de equilíbrio.
Fórmulas Ponto de equilíbrio em unidades vendidas: PE = Custos fixos totais PVU –CUV * * PVU = Preço de venda unitário CUV = Custo unitário variável

42 4ª etapa – Análise do ponto de equilíbrio.
Fórmulas Ponto de equilíbrio em valores monetários : PE = Custos fixos totais 1 – ( Custos variáveis/ Preço de venda)

43 4ª etapa – Análise do ponto de equilíbrio.
Margem de contribuição Quanto cada unidade da produção .....? Contribui para pagar os custos fixos e formar lucro.

44 4ª etapa – Análise do ponto de equilíbrio.
Margem de contribuição PE = Custo fixo mensal

45 4ª etapa – Análise do ponto de equilíbrio.
Margem de contribuição

46 5ª etapa – Fatores analisados na formação do preço
Custos e despesas Impactos sobre a demanda. Concorrentes

47 5ª etapa – Fatores analisados na formação do preço
DEMANDA PRODUTO CUSTO CONCORRÊNCIA

48 5ª etapa – Fatores analisados na formação do preço
1º fator – Custos Todo empresário: Deve saber quanto custa vender uma mercadoria.

49 5ª etapa – Fatores analisados na formação do preço
2º fator – Demanda Demanda alta: Há baixa oferta. Tendência de aumento de preços.

50 5ª etapa – Fatores analisados na formação do preço
2º fator – Demanda Demanda baixa: Há muita oferta. Tendência de redução de preços.

51 5ª etapa – Fatores analisados na formação do preço
3º fator – Concorrência Empresário: Só pode fechar o preço depois de verificar as práticas dos concorrentes.

52 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Maioria das vezes: Retorno sobre os investimentos. Outros: Preço de venda à vista, precificação à prazo, mark-up.

53 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Métodos de determinação Mark-up : Indica o quanto o preço de um produto, está acima do seu custo de produção.

54 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Métodos de determinação Cálculo do mark-up : Aplica-se um índice multiplicando ou dividindo.

55 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Métodos de determinação Cálculo do mark-up : Mark up (sem fator) = 100% - 34,34%= 65,66%

56 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Métodos de determinação Cálculo do mark-up : Mark up (sem fator) = 100% - 34,34%= 65,66% Mark up multiplicador = 100% /65,66% = 1, 523 Mark up divisor = 65,66% / 100% = 0,6566

57 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Métodos de determinação Cálculo do mark-up (exemplo) : Mark up multiplicador = 100% /65,66% = 1, 523 Custo da mercadoria = R$ 1, 38 Mark up = 1,523 Preço de venda = R$ 1, 38 x 1, 523 = 2,10

58 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Métodos de determinação Cálculo do mark-up (exemplo) : Mark up divisor = 65,66% / 100% = 0,6566 Custo da mercadoria = R$ 1, 38 Mark up = 0,6566 Preço de venda = R$ 1, 38 /0, 6566 = 2,10

59 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Considerações sobre o mark-up Utilização: Somente para determinação de preços à vista.

60 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Considerações sobre o mark-up Possíveis erros na prática: Não ter conhecimento dos custos, e incorrer em prejuízo.

61 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Considerações sobre o mark-up Possíveis erros na prática: 2) Não ter conhecimento dos custos, e praticar preços mais altos.

62 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Considerações sobre o mark-up Possíveis erros na prática: 3) Não ter conhecimento da lucratividade real.

63 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Considerações sobre o mark-up Possíveis erros na prática: 4) Aplicar o mesmo mark-up para todos os produtos.

64 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Vendas a prazo Devemos aplicar os juros VF= VP (1+r)n

65 6ª etapa – Formas de precificação mais usuais
Vendas a prazo ( Exemplo ) Se um produto de R$ 2,10, for vendido para pagamento em 30 dias com taxa de 5% a.m . Qual deve ser o seu valor ? R$ 2,10 x 1,05 =2,205

66 7ª etapa – Análise de apuração de resultados.
Precisamos: Encontrar a participação dos custos, identificar os níveis de lucratividade e rentabilidade sobre as vendas.

67 7ª etapa – Análise de apuração de resultados.
Empresa: Deve verificar periodicamente se está conseguindo obter a lucratividade desejada com sua operação.

68 7ª etapa – Análise de apuração de resultados.
Atenção !!! Preço de venda e lucros unitários: Não garantem a resultados positivos no final do mês. A lucratividade é a relação entre o lucro e o volume de vendas.

69 7ª etapa – Análise de apuração de resultados.
Vendas Influenciam positivamente os aumentos do Patrimônio Líquido (PL)

70 7ª etapa – Análise de apuração de resultados.
Custos Influenciam negativamente os aumentos do Patrimônio Líquido (PL)

71 8ª etapa – Políticas e objetivos da administração do preço de venda.
Determinação do preço: Peça fundamental do planejamento empresarial

72 8ª etapa – Políticas e objetivos da administração do preço de venda.
Critérios para posicionamento no mercado Posicionamento pela liderança em preços. Posicionamento pela diferenciação. Posicionamento pela especialização.

73 8ª etapa – Políticas e objetivos da administração do preço de venda.
Políticas de preço Empresa: Escolhe o posicionamento que deseja no mercado e define a melhor política de preços.

74 8ª etapa – Políticas e objetivos da administração do preço de venda.
Políticas de preço Política orientada pela demanda. Política orientada pela concorrência. 73

75 9ª etapa – Análise dos indicadores
Rentabilidade Esses índices medem quanto está rendendo os capitais investidos. São indicadores muito importantes, pois evidenciam o sucesso ( ou insucesso) empresarial.

76 9ª etapa – Análise dos indicadores
Rentabilidade Margem bruta Margem de contribuição Margem líquida. Retorno sobre o investimento (ROI) Retorno sobre o patrimônio líquido ( RPL)

77 9ª etapa – Análise dos indicadores
Rentabilidade Margem bruta: MB= Vendas brutas – CMV Vendas brutas Quanto maior a margem bruta melhor, isso significa que o CMV é menor.

78 9ª etapa – Análise dos indicadores
Rentabilidade Margem de contribuição: MC= (Vendas brutas – Custos Variáveis) x 100 Vendas brutas Quanto maior a MC melhor, pois sobrarão mais recursos para pagar os custos fixos e gerar lucro.

79 9ª etapa – Análise dos indicadores
Rentabilidade Margem líquida: ML= Lucro líquido x 100 Vendas brutas Quanto maior a margem líquida melhor, trata-se de um indicador de sucesso que apresenta a lucratividade da empresa no período analisado.

80 9ª etapa – Análise dos indicadores
Rentabilidade Retorno sobre investimentos (ROI): ROI= Lucro líquido x 100 Ativo total Quanto maior o ROI melhor, isso mede a eficiência da empresa quanto à obtenção de lucros com seus ativos disponíveis.

81 9ª etapa – Análise dos indicadores
Rentabilidade Retorno sobre o patrimônio líquido (RPL): RPL= Lucro líquido x 100 Patrimônio Líquido Quanto maior o RPL melhor, mostra o retorno dos investimentos dos proprietários.

82 Referências MARTINS, ELISEU. Contabilidade de Custos. São Paulo; Atlas, 2009. MORANTE, Antônio Salvador. Formação de Preços de Venda. São Paulo; Atlas, 2009. NAGLE, Thomas. Estratégias e táticas de preços. São Paulo; Pearson, 2007.

83 Obrigado !!!


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