A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II”"— Transcrição da apresentação:

1 RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II”
Disciplina preparatória para estágio PAE Coordenadores: Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto

2 Docentes (Equipe) Profa. Dra. Cacilda Souza Dra. Cristine Martins Peres Prof. Dr. Gustavo Salata Prof. Dr. Juan Stuardo Yazlle Rocha Prof. Dr. Luiz Carlos Conti de Freitas Prof. Dr. Luis Ernesto de Almeida Troncon Dra. Maria de Fátima Aveiro Colares Profa. Dra. Maria de Lourdes V. Rodrigues Prof. Dr. Marcos Borges Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela

3 PERÍODO DE OFERECIMENTO
07/08 a 09/10/ 2017, segundas-feiras, 14h LOCAL CAEP – Casa 8, Rua das Paineiras (exceto 14/07 – LMD) RESUMO Seis estratégias de ensinagem Sete tópicos em Educação nas Profissões da Saúde Feedback Avaliação Reflexão do grupo Autoavlaiação Avaliação da disciplina “Suporte” Moodle Fórum

4 07 temas + estratégias de ensinagem
Programa 07 temas + estratégias de ensinagem Emprego de simulações no ensino e avaliação Estratégias de Ensinagem (todos os grupos) Ensino com TICs ou e-Aprendizagem Mérito acadêmico e carreira docente Ensino clínico em cenários tradicionais Desenvolvimento psicossocial do adulto jovem/apoio ao estudante Novos Cenários de aprendizagem- Ensino na comunidade Capacitação e desenvolvimento docente 06 grupos

5 Estratégias Cada estudante fará parte de um grupo para apresentar um tema/tópico com a facilitação de docentes; Aula do dia 21/08 – Estratégias de Ensinagem: cada um dos seis grupos desenvolverá uma estratégia (20 minutos por tema/grupo):  (1) Aula Expositiva Tradicional (preparo de material);  (2) Aula Expositiva Dialogada/Interativa (+ brain storm);   (3) Seminário;  4) Trabalho em pequenos grupos/solução de problemas; (5) Dramatização(role play) e  (6)Team Based Learning.

6 Porque uma sessão com Estratégias de Ensinagem??
Oportunidade de conhecer e experimentar diferentes estratégias de ensino Cada grupo vai apresentar /discutir 1 estratégia de ensinagem em aproximadamente 20 min Bibliografia no moodle: Estratégias de Ensinagem, Lea Anastasiou + texto sobre TBL + busca ativa de cada grupo sobre seu tema

7 Datas da disciplina Apresentação da disciplina + introdução ao moodle Emprego de simulações no ensino e na avaliação Estratégias de ensinagem Educação com Tecnologias da Informação ou eAprendizado/ Aula expositiva (preparo do material) Mérito acadêmico (scholarship) em atividades educacionais, profissionalização e carreira docente/Seminário Ensino Clínico Em Cenários Tradicionais/ Aula Expositiva Dialogada/Interativa (+ brain storm) Desenvolvimento Psicossocial do Adolescente e do Adulto Jovem - Apoio ao estudante/Trabalho em pequenos grupos+solução de problemas Novos cenários de aprendizagem - Ensino na comunidade/dramatização (role play) Capacitação para a Docência e Desenvolvimento Docente/TBL Avaliação do pós-graduando e da disciplina

8 Divisão Temas X Grupos Data Tema Grupos 21/08 Estratégias de ensinagem
todos 28/08 Educação com Tecnologias da Informação ou eAprendizado/Aula expostiva (preparo de material) Jennifer Mariana Oli 04/09 Mérito acadêmico/ Seminário Vanessa Daniela T. 11/09 Ensino clínico em cenários tradicionais/ Aula Expositiva Dialogada/Interativa (+ brain storm) Bruna T. Camila Samuel 18/09 Apoio ao estudante – desenvolvimento psicosocial/ Trabalho em pequenos grupos/solução de problemas Ana Carolina Ana Paula 25/09 Novos cenários – ensino na comunidade/ Dramatização(role play) Belkiss Brunna Marcel 02/10 Capacitação e desenvolvimento docente/ TBL Daniela C Nilton Pedro

9 Orientações para apresentação dos tópicos
O grupo deverá entrar em contato com os professores com antecedência Os estudantes poderão utilizar cada sessão como oportunidade de experimentar diferentes métodos de ensino O grupo deverá elaborar um plano de aula para ser discutido com docentes mediadores/facilitadores IMPORTANTE O grupo deve entrar em contato com facilitadores com antecedência e realizar no mínimo duas reuniões: Apresentação do plano inicial, após leitura da bibliografia Apresentar material final para aula após considerações dos facilitadores (estratégias escolhidas, dinâmica da aula, ppt com parte expositiva, etc.)

10 Plano de Aula – exemplo Objetivos (ao final desta aula espera-se que o estudante seja capaz de...) Estratégias/atividades propostas/recursos 14:00-14:20 - Brainstorm - Conceitos sobre Avaliação 14:20-14:40 - Aula dialogada - Critérios de Avaliação adotados pela CAPES para cursos e programas de Pós-graduação (arquivo em ppt anexo). 14:40-15:10 - Pequenos grupos - Simulação de uma Avaliação de um programa de Pós-graduação – Divisão da sala em 5 Grupos (descrever atividade) 15:10-15:30 - Intervalo 15:30-16:30 - Aula - Apresentação do Conceito dos Quesitos pelos Grupos e Avaliação Global do Programa 16:30-17:00 - Feedback

11 Feedback Reservar os 30 minutos finais de cada aula para que seja dado feedback (colocar no plano de aula) Será realizado de três maneiras diferentes feedback coletivo: todos os alunos e facilitadores (oralmente) feedback por escrito dos estudantes: três questões (o grupo responsável deve trazer arquivo impresso para disponibilizar para a sala registrar o feedback – arquivo disponível no Moodle) feedback com o grupo: imediatamente após o feedback coletivo, somente com o grupo e os facilitadores = debriefing

12 Fórum de discussão no ambiente virtual - Moodle
O grupo deverá auxiliar no fórum (é desejável que todos os estudantes participem após a leitura da biblio básica): Discutir com os docentes responsáveis e apresentar a proposta de 1 questão disparadora para o Fórum, elaborada a partir da biblio básica para o tópico (link entre conceito/ideia central e a experiência, por exemplo) Postar a questão na segunda-feira (semana que antecede a apresentação do tema/tópico) Fórum ficará aberto para a participação de todos, sendo desejável que a mesma ocorra até a sexta-feira antecedente; Um docente irá auxiliar na moderação Utilizar material postado no fórum para a embasar a sessão presencial Estimular a participação e a reflexão de estudantes e não apenas responder as questões

13 Sala de aula do CAEP 13: :00 – reservada para encontro dos grupos, exceção nos dias e 22-05 MOODLE STOA (contato de todos os estudantes e docentes) Cadastro na Plataforma : acesso com número USP e senha dos sistemas Bibliografia disponível Fórum Envio de mensagens/avisos Postagem das avaliações

14 AVALIAÇÃO Avaliação do estudante, 2 estratégias
Avaliação do grupo pelo desenvolvimento do tema sob sua responsabilidade Auto-avaliação Avaliação da disciplina, 1 avaliação Avaliação do conjunto da disciplina Estudantes devem preencher os formulários eletrônicos, diretamente no moodle Haverá uma discussão no fechamento da disciplina

15 AVALIAÇÃO DO GRUPO Formulário de reflexão do grupo : eletrônico, disponível no Moodle após a sessão com o tema desenvolvido pelo grupo (somente o grupo que apresentou o tópico da semana fará o preenchimento do formulário – tarefa grupal); Formulário para a reflexão do grupo fico disponível 7 dias após a data da apresentação do tema/grupo. Formulário com a tarefa de reflexão do grupo Pontos positivos relacionados ao tema Desafios para aplicar os conceitos relacionados ao tema Como este conhecimento poderia ser aplicado em uma disciplina de um curso de graduação das profissões da saúde Papel do(s) professor(es) como facilitador(es) Participação de cada membro do grupo na diversas etapas (preparação, apresentação, avaliação do trabalho) desempenho insatisfatório (abaixo das expectativas) satisfatório (dentro das expectativas) exemplar (acima das expectativas)

16 09.10.2017 - Avaliação do pós-graduando e da disciplina
Auto-avaliação do aproveitamento do pós-graduando (form. eletr.) Aberta somente na última semana Conhecimento pré vs pós de cada tema Avaliação do conjunto da disciplina Aberta somente na última semana Pontos fortes, pontos a serem melhorados, sugestões em relação à disciplina Preencher os formulários diretamente no moodle até o dia às 12h


Carregar ppt "RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google