A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I”"— Transcrição da apresentação:

1 “Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I”
RCM5869 “Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I”

2 PERÍODO DE OFERECIMENTO
03/04/2017 a 12/06/2017, segundas-feiras, 14h LOCAL CAEP – Casa 8, Rua das Paineiras RESUMO Sete estratégias de ensinagem Sete tópicos em Educação nas Profissões da Saúde Feedback Avaliação Reflexão do grupo Autoavlaiação Avaliação da disciplina “Suporte” Moodle Fórum

3 DINÂMICA Cada grupo será responsável por 1 técnica de ensinagem e 1 tópico (7 grupos de 4 alunos) O grupo deverá entrar em contato com os professores com antecedência Os estudantes poderão utilizar cada sessão como oportunidade de experimentar diferentes métodos de ensino Bibliografia disponível no moodle Todo o material produzido pelo grupo (PPT, word, filmes, etc..) deverá ser postado no moodle Lanche no intervalo

4 Datas da disciplina Apresentação da disciplina + introdução ao moodle Estratégias de ensinagem Teorias de aprendizagem, aprendizado de adultos e ambiente educacional Planejamento educacional Feriado Estratégias de ensino inovadoras e tradicionais Aprendizado baseado em problemas e problematização Diferentes concepções e formatos de currículos Avaliação somativa e formativa do estudante Avaliação de cursos e programas Avaliação do pós-graduando e da disciplina

5 10.04.2017 – Estratégias de ensinagem
Oportunidade de conhecer e experimentar diferentes métodos de ensino Cada grupo vai apresentar /discutir 1 estratégia de ensinagem em aproximadamente 15 min Bibliografia no moodle: Estratégias de Ensinagem, Lea Anastasiou + texto sobre TBL Aula expositiva dialogada Seminário Tempestade cerebral e solução de problemas Dramatização Júri simulado Simpósio, painel, fórum e oficina Team-based learning

6 Divisão dos grupos (cada grupo vai apresentar 1 tópico)
Teorias de aprendizagem, aprendizado de adultos e ambiente educacional. Docentes responsáveis: Pazin e Troncon – Juan, Simeão Planejamento educacional. Docentes responsáveis: Maria Paula, Marta e Francisco – Patricia, Bruna, Flavia Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais. Docentes responsáveis: Pazin, Cacilda e Valdes – Mariana, Jenifer, Alexandre Aprendizado baseado em problemas e problematização. Docentes responsáveis: Lourdes, Marcos Borges, Maria Paula e Luiz Carlos – Débora, Rinaldo, Cristina Diferentes concepções e formatos de currículos. Docentes responsáveis: Valdes, Cacilda e Francisco – Olga, Rivia Avaliação somativa e formativa do estudante. Docentes responsáveis: Marcos Borges, Maria Paula, Valdes e Troncon – Mateus, Karolina, Ana Carolina Avaliação de cursos e programas. Docentes responsáveis: Margaret, Valdes e Troncon – Andreza, Alice Hugo

7 Orientações para apresentação dos tópicos
O grupo deverá entrar em contato com os professores com antecedência Os estudantes poderão utilizar cada sessão como oportunidade de experimentar diferentes métodos de ensino O grupo deverá elaborar um plano de aula

8 Plano de Aula - exemplo 14:00-14:20 - Brainstorm - Conceitos sobre Avaliação 14:20-14:40 - Aula dialogada - Critérios de Avaliação adotados pela CAPES para cursos e programas de Pós-graduação. 14:40-15:10 - Pequenos grupos - Simulação de uma Avaliação de um programa de Pós-graduação – Divisão da sala em 5 Grupos 15:10-15:30 - Intervalo 15:30-16:30 - Aula - Apresentação do Conceito dos Quesitos pelos Grupos e Avaliação Global do Programa 16:30-17:00 - Feedback

9 Feedback Reservar os 30 minutos finais de cada aula para que seja dado feedback (colocar no plano de aula) Será realizado de três maneiras diferentes feedback coletivo: todos os alunos e facilitadores feedback com o grupo: imediatamente após o feedback coletivo, somente com o grupo e os facilitadores = debriefing feedback por escrito dos participantes: três questões

10 Orientações para apresentação dos tópicos
O grupo deverá auxiliar no fórum Discutir com os docentes responsáveis Elaborar 1 questão ou, no máximo, 2 questões reflexivas/provocativas Postar a questão na segunda-feira ou antes Fórum ficará aberto da segunda até a sexta-feira antecedente Um docente irá auxiliar na moderação Utilizar material postado no fórum para a embasar a sessão presencial Estimular a participação e a reflexão de estudantes e não apenas responder as questões

11 Sala de aula do CAEP 13: :00 – reservada para encontro dos grupos, exceção nos dias e 22-05

12 MOODLE STOA Inscrição Bibliografia disponível Fórum Envio de mensagens Postagem das avaliações

13 AVALIAÇÃO Avaliação do estudante, 2 avaliações Avaliação do grupo
Auto-avaliação Avaliação da disciplina, 1 avaliação Avaliação do conjunto da disciplina Os alunos devem preencher os formulários diretamente no moodle Haverá uma discussão no fechamento da disciplina

14 AVALIAÇÃO DO GRUPO 1 avaliação por cada grupo/tópico (somente para o grupo que apresentou) Está juntamente com o material do tópico, no moodle Fica aberta somente 1 semana 5 pontos para reflexão: Pontos positivos relacionados ao tema Desafios para aplicar os conceitos relacionados ao tema Como este conhecimento poderia ser aplicado em uma disciplina de um curso de graduação das profissões da saúde Papel do(s) professor(es) como facilitador(es) Participação de cada membro do grupo na diversas etapas (preparação, apresentação, avaliação do trabalho) Os professores responsáveis pelo tema irão avaliar a qualidade dessas reflexões em: desempenho insatisfatório (abaixo das expectativas), satisfatório (dentro das expectativas) ou exemplar (acima das expectativas)

15 12.06.2017 - Avaliação do pós-graduando e da disciplina
Auto-avaliação do aproveitamento do pós-graduando Aberta somente na última semana Conhecimento pré vs pós de cada tema Avaliação do conjunto da disciplina Pontos fortes, pontos a serem melhorados, sugestões em relação à disciplina Preencher os formulários diretamente no moodle até o dia às 12h

16 RCM5869 - Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I
Disciplina PAE válida

17 RCM5869 - Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I
Resumo das atividades Apresentação de 1 técnica de ensinagem Responsável por 1 tópico Grupo deve mediar o fórum e apresentar o tópico Todos alunos devem participar semanalmente no fórum Feedback após todos os tópicos Feedback coletivo Feedback com o grupo Feedback por escrito dos participantes Avaliação na última semana da disciplina Auto-avaliação Avaliação da disciplina Avaliação do grupo

18 “Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I”
RCM5869 “Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I” Boa disciplina!!! ?


Carregar ppt "“Tópicos em Educação nas Profissões da Saúde I”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google