A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DE PESQUISA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DE PESQUISA
O Problema de Pesquisa Prof. Drª. Bernadete de Lourdes Marinho

2 Etapas da Investigação Científica
Escolha do tema Planejamento da investigação Revisão da bibliográfica Desenvolvimento metodológico Coleta e armazenamento de informações (observação, experimentação) Análise dos resultados, elaboração das conclusões Divulgação dos resultados

3 METODOLOGIA DE PESQUISA
PASSOS PRINCICPAIS DA FASE INICIAL Escolha do Tema Escolha do Assunto/Tema Levantamento ou Revisão de Literatura (1ª) Definição do Problema Definições Operacionais Hipótese (opcional) Justificativa/Relevância Objetivos Delimitações da Pesquisa Metodologia Revisão da literatura (2ª)

4 METODOLOGIA DE PESQUISA
A ESCOLHA DO ASSUNTO/TEMA A escolha de um tópico para a pesquisa implica ter certeza que se tem condições de: 1.1 tempo, 1.2 habilidades pessoais e 1.3 finanças para realizar o estudo. Para que o tópico seja suficientemente específico, leve em consideração: Relevância do assunto Geografia Período de tempo Estatística (população, tamanho) Habilidades pessoais para a pesquisa Pré-conhecimento do assunto Tempo requerido para a pesquisa Acesso as fontes primárias e secundárias (arquivos, pessoas, biblioteca)

5 METODOLOGIA DE PESQUISA
A ESCOLHA DO ASSUNTO/TEMA Fatores internos - Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. - Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa. - O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido. Fatores Externos - A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais. - O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho. - Material de consulta e dados necessários ao pesquisador.

6 Definir o Problema de Pesquisa É de fundamental importância a definição clara do objeto de pesquisa, caracterizando o problema estudado em todas as suas dimensões a serem investigadas. A pesquisa deve ser desenvolvida para responder a uma pergunta-problema!

7 METODOLOGIA DE PESQUISA
PROBLEMA O problema deve definir, clarificar, e colocar os limites da intenção da pesquisa. Ele deve proporcionar a unidade na qual toda a pesquisa será construída. Deve ser simples na redação. Também deve indicar o conhecimento que será proporcionado na área da pesquisa. O problema deve ter adequada significância para justificar seu estudo. O problema deve mostrar quais são as variáveis que serão estudadas. Ele precisa dar direção ao estudo. A grande diferença entre o problema e o propósito é que o problema relaciona-se ao O QUE e o propósito ao POR QUE do estudo.

8 METODOLOGIA DE PESQUISA
PROBLEMA – o quê investigar? problema do estudo é o FOCO CENTRAL de toda a pesquisa. O problema tem duas possibilidades de apresentação: ser em forma de problema ou em forma de uma tese que será testada, mas NUNCA AMBOS ao mesmo tempo. ele pode ser expresso em uma sentença ou uma pergunta.

9 Especificar os objetivos
da pesquisa Após a definição clara do Problema, deve-se especificar os objetivos da pesquisa associados com a itemização de cada informação necessária para a sua resposta. Neste estágio, é importante que os resultados potenciais do estudo e a aplicação das informações possam ser visualizados.

10 METODOLOGIA DE PESQUISA
JUSTIFICATIVA OU “Importância do Assunto” É o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e/ou a hipótese levantada devem ser de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos. Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja: tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica a necessidade imperiosa de se levar a efeito tal empreendimento.

11 METODOLOGIA DE PESQUISA
DELIMITAÇÕES DA PESQUISA As delimitações consistem nos limites estabelecidos na pesquisa. Define o que será incluído e excluído na pesquisa. O pesquisador(a) pode mostrar a relevância do seu estudo em outras áreas, porém para efeito desta pesquisa, ele(a) precisa mostrar a relevância do estudo para o foco em questão. Os limites podem ser expressos em forma de: tempo, lugar, número, etc. Não confunda delimitação com limitação!! Delimitações são divisas estabelecidas pelo pesquisador. Limitações são fraquezas herdadas do projeto que ameaçam a validade ou confiabilidade da pesquisa.


Carregar ppt "METODOLOGIA DE PESQUISA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google