A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
LINGUAGEM C – CONTROLE DE FLUXO

2 Estruturas de Controle de Fluxo Estrutura Condicional If
SUMÁRIO Estruturas de Controle de Fluxo Estrutura Condicional If Estrutura Condicional Switch Estrutura de Repetição While Estrutura de Repetição Do While Estrutura de Repetição For Exercícios

3 Estruturas de Controle de Fluxo
A linguagem C provê as construções fundamentais para controlar o fluxo de execução de programas estruturados. Em C, as principais Estruturas Condicionais são: If; Switch. E as principais Estruturas de Repetição são: While; Do While; For.

4 Estrutura Condicional If
If é o comando de decisão básico em C. Sua forma pode ser:

5 Estrutura Condicional If
Em algoritmos vimos, operações lógicas e relacionais. Por exemplo: (2>5) e (10 = 10) Em C, essa expressão seria representada por: (2 > 5) && (10 == 10) Em C, uma expressão lógica ou relacional irá resultar no valor 0 caso seja falsa ou no valor 1 caso seja verdadeira.

6 Estrutura Condicional If
Se expr produzir um valor diferente de 0, o bloco de comandos 1 será executado. A inclusão do else requisita a execução do bloco de comandos 2 se a expressão produzir o valor 0 (falso).

7 Estrutura Condicional If
Cada bloco de comandos deve ser delimitado por uma chave aberta e uma chave fechada. Se dentro de um bloco tivermos apenas um comando a ser executado, as chaves podem ser omitidas (na verdade, deixamos de ter um bloco):

8 Estrutura Condicional If
A indentação (recuo de linha) dos comandos é fundamental para uma maior clareza do código. O estilo de indentação varia a gosto do programador. O estilo bastante utilizado por programadores C é:

9 Estrutura Condicional If
Em C, construímos estruturas else-if com if’s aninhados. O exemplo abaixo é válido e funciona como esperado.

10 Estrutura Condicional If
É valido ressaltar que uma variável declarada dentro de um bloco é válida apenas dentro do bloco. Após o término do bloco, a variável deixa de existir. Por exemplo:

11 Estrutura Condicional If
C possui também um chamado operador condicional. Sua sintaxe é: Trata-se de um operador que substitui construções do tipo: Por:

12 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO
A linguagem C oferece diversas comandos possíveis para a realização de estruturas de repetição; Estruturas de Repetição podem ser nomeadas com Laço Iterativo; E cada repetição é dita iteração; Como já mencionado, em C as estruturas de repetição são: While(Enquanto); Do While(Repita); For(Para);

13 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO
Em C todas estruturas de repetição cessam sua execução quando o valor de sua respectiva expressão lógica ou relacional for igual a 0(falso).

14 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
A forma geral do comando While é: while (expr) { bloco de comandos ... }

15 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
while (expr) { bloco de comandos ... } Enquanto expr for avaliada em verdadeiro, o bloco de comandos é executado repetidamente. Se expr for avaliada em falso, o bloco de comando não é executado e a execução do programa prossegue.

16 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
Exemplo: void main(){ int x=5; while (x > 0) { x = x - 1; } printf("valor de x = %d\n",x);

17 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
A forma geral do comando Do While é: do { bloco de comandos } while (expr_booleana);

18 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
do { bloco de comandos } while (expr_booleana); Essa estrutura significa: “faça" - > código -> "enquanto essa condição for verdadeira" ;

19 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
void main (){ int n; /* requisita valor do usuário */ do { printf("Digite um valor inteiro nao negativo:"); scanf ("%d", &n); } while (n<0); printf(" O valor digitado foi %i", n); }

20 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
A forma geral do comando For é: For (valor_inicial; condição_final; valor_incremento) { bloco de comandos ... }

21 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
For (valor_inicial; condição_final; valor_incremento) { bloco de comandos ... } valor_inicial normalmente corresponde ao valor inicial de uma variável de controle; condição_final é a condição de avaliação para cessar a repetição; valor_incremento normalmente é o valor de incremento da variável de controle.

22 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
void main() { int count; for(count=1 ; count <= 10 ; count++) printf(" %i\n", count); }

23 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
A linguagem C oferece ainda duas formas para a interrupção antecipada de um determinado laço. São os Comandos break e continue

24 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
O comando break, quando utilizado dentro de uma estrutura de repetição, interrompe e termina a execução do mesmo. O comando continue interrompe a execução de uma iteração passando para a próxima iteração. A diferença básica em relação ao comando break é que estrutura de repetição não é automaticamente finalizado.

25 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
int main (void){ int i; for (i = 0; i < 10; i++ ) { if (i == 5) break; printf("%d ", i); } printf("fim\n"); return 0; //gera a saída: // fim

26 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO WHILE
int main (void){ int i; for (i = 0; i < 10; i++ ) { if (i == 5) continue; printf("%d ", i); } printf("fim\n"); return 0; //gera a saída: // fim

27 Estrutura Condicional Switch
C provê um comando (switch) para selecionar um dentre um conjunto de possíveis casos. Sua forma geral é: switch ( expr ) { case op1: ... /* comandos executados se expr == op1 */ break; case op2: ... /* comandos executados se expr == op2 */ default: ... /* executados se expr for diferente de todos */ }

28 Estrutura Condicional Switch
float num1, num2; char op; printf("Digite uma expresão: numero operador numero\n"); scanf ("%f %c %f", &num1, &op, &num2); switch (op) { case '+': printf(" = %f\n", num1+num2); break; case '-': printf(" = %f\n", num1-num2); default: printf("Operador invalido!\n"); }

29 Exercícios if(var) é equivalente a if(var!=0). Por que? ( ) Certo ( ) Errado Na Linguagem C, os códigos de formação de tipo de dados NÃO estão corretamente associados na alternativa: (a) int - %i; (b) double - %d; (c) float - %f; (d) char - %c; (e) Nenhuma das respostas anteriores.

30 Exercícios Qual o resultado das variáveis j, k e l depois da seguinte sequência de operações? int j,k,l; j=k=10; l=++j; j=-j; k++; j=j+k-l--; (a) j = -10, k = 10, l = 10; (b) j = -11, k = 11, l = 10; (c) j = -10, k = 11, l = 10; (d) j = 11, k= 11, l = 11; (e) Nenhuma das alternativas anteriores.

31 Exercício Considerando o cardápio de uma lanchonete, apresentado a seguir, construa um programa que receba como valor o código do produto e imprima o nome e o preço do produto.

32 Exercício Tendo como dados de entrada a altura e o gênero de uma pessoa, escreva um programa em C para calcular seu peso ideal, utilizando as seguintes fórmulas: Para homens (72,7 x altura)-58; Para mulheres (62,1 x altura)-44.7.

33 Exercício Escreva um programa em C que para validar uma senha digitada pelo usuário. Considere a senha correta o caractere ‘s’.


Carregar ppt "FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google