A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estação de Tratamento de água Prof. Arilson Prata.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estação de Tratamento de água Prof. Arilson Prata."— Transcrição da apresentação:

1 Estação de Tratamento de água Prof. Arilson Prata

2 Estação de Tratamento de Água - ETA Conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Camila C. Silvestre

3 Captação e Bombeamento Após a captação, a água é bombeada para as Estações de Tratamento de Água. Depois de bombeada, a água passará por um processo de tratamento, passando por diversas etapas explicadas a seguir. A captação de água bruta é realizada no Rio Negro através de tomada d’água constituída por tubulões de concreto, no interior dos quais estão instaladas bombas de eixo vertical a uma profundidade de aproximadamente 30 metros das que elevam o líquido até a câmara de carga da estação.

4 Ponta do Ismael, situada na Compensa

5 Pré-alcalinização É a adição de cal para ajustar o ph aos valores exigidos para as fases seguintes do tratamento. No caso da ETA, em Manaus, entre as características da água bruta, além da sua cor escura causada por colóides orgânicos resultantes da decomposição de matérias vegetais, destaca-se um teor muito baixo de sais e alta acidez. Esta condição obriga a realizar uma correção com cal para aumentar a alcalinidade e corrigir a acidez. Isto é necessário para ter as condições químicas ideais para as etapas seguintes do tratamento. Esta correção é feita na adutora de água bruta, antes da chegada à estação.

6 Coagulação e Floculação Estas etapas ocorrem quando se adiciona sulfato de alumínio, seguido de uma agitação violenta da água para provocar a desestabilização elétrica das partículas de sujeira, facilitando sua agregação,formando flocos para serem facilmente removidos.

7 Decantação A água que sai do floculador entra nos decantadores, que são tanques que procuram evitar ao máximo a turbulência, onde as partículas agregadas sedimentam até o fundo do tanque enquanto a água clarificada é coletada em calhas e encaminhada a etapa seguinte de filtração. A decantação é um processo dinâmico de separação de partículas sólidas suspensas na água, os flocos formados na etapa anterior tenderão a ir para o fundo do decantador.

8

9 Filtração Nesta fase, o objetivo da filtração é separar as partículas e os microorganismos que não foram retidos nos processos de coagulação e decantação. A remoção das partículas em suspensão na água ocorre devido à aderência dessas aos grãos de areia, sob influência de forças moleculares de adesão. Os filtros são constituídos de pedra, areia e carvão e a cada 40 horas são lavados para evitar o acúmulo de partículas, que dificultam o processo de filtragem. Estas três etapas: floculação, decantação e filtração, recebem o nome de clarificação. Mas ainda não está pronta para ser usada. Para garantir a qualidade da água, após a clarificação é feita a desinfecção.

10

11 Desinfecção A desinfecção consiste na adição de cloro. Este produto é usado para dar segurança ao produto para remoção completa de bactérias que ainda possam existir.

12 Fluoretação A fluoretação é uma etapa adicional. O produto aplicado tem a função de colaborar para redução da incidência da cárie dentária. Ajusta o pH para diminuir o ataque da acidez da água nas tubulações dos Sistemas. Correção do pH

13 Reservatório Após o tratamento, a água tratada é armazenada inicialmente em reservatórios de distribuição e depois em reservatórios de bairros, espalhados em regiões estratégicas das cidades.

14 Distribuição Desses reservatórios, a água vai para as tubulações maiores (denominadas adutoras) e depois para as redes de distribuição até chegar aos domicílios.

15


Carregar ppt "Estação de Tratamento de água Prof. Arilson Prata."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google