A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos da Educação Inclusiva Ninguém mais vai ser bonzinho!!!! Profª Carla Machado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos da Educação Inclusiva Ninguém mais vai ser bonzinho!!!! Profª Carla Machado."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Educação Inclusiva Ninguém mais vai ser bonzinho!!!! Profª Carla Machado

2 DINÂMICA: ILHA

3 Oi!!! Como vai você?

4 O que é inclusão? O que é educação especial?

5 NOMENCLATURA Deficiência - toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano; Incapacidade - uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.

6 NOMENCLATURA Doença – qualquer desvio ou interrupção da estrutura ou função normal de qualquer parte, órgão ou sistema do organismo, que se manifesta por um conjunto característico de sintomas e sinais e cuja etiologia, patologia e prognóstico podem ser conhecidos ou desconhecidos (Dorland, 1997) Síndrome – um grupo de sintomas que ocorrem em conjunto; a soma de sinais de qualquer estado mórbido; um complexo de sintomas (Dorland, 1997)

7 Não se promove a igualdade excluindo. Nas diversas diferenças é que temos que nos adaptar, mediar e fazer com que elas se harmonizem.

8 BREVE HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Sassaki (1997) divide a história em quatro fases: exclusão, segregação (ou separação), integração e inclusão. Beyer (2006) explica as quatro fases através de uma figura ilustrativa, facilitando a compreensão.

9 BREVE HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EXCLUSÃO SEGREGAÇÃO As pessoas com necessidades especiais não estão inseridas em nenhum tipo de instituição de ensino. As pessoas com necessidades especiais estão inseridas em escolas especiais e as pessoas “ditas normais”, no ensino regular.

10 INTEGRAÇÃO INCLUSÃO As pessoas com necessidades especiais estão na mesma instituição de ensino que as “ditas normais”, mas em grupos separados. Mesma escola, sala diferente. As pessoas com necessidades especiais estão inseridas na mesma instituição de ensino e no mesmo grupo das pessoas “ditas normais”.

11 REFERÊNCIAS BRASIL. LDB. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1997. BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto alegre: Mediação, 2005. HORT, Ana Paula Fischer. HORT, Ivan Carlos. Educação Especial e Inclusão Escolar. Indaial/SC: Grupo UNIASSELVI, 2009. MANTOAN, Maria Tereza Eglér. A hora da virada. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial, Out/2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/inclusao.pdf

12 Deficiências Autor: Mário Quintana

13 "Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

14 "Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

15 "Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

16 "Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

17 "Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

18 "Paralítico“ é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

19 "Diabético" é quem não consegue ser doce.

20 "Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois: "Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

21 Como você tem tratado as pessoas a sua volta?

22 Devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo! Mahatma Gandhi


Carregar ppt "Fundamentos da Educação Inclusiva Ninguém mais vai ser bonzinho!!!! Profª Carla Machado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google